Ar-condicionado de carro: dicas de como usar corretamente

O Brasil é um país de altas temperaturas na maior parte do ano, logo, um item que merece atenção especial dos motoristas é o ar-condicionado do carro. Afinal, ninguém merece passar horas no trânsito preso dentro de um veículo quente, concorda? 

Por isso, é importante que você tenha cuidado quanto ao uso e manutenção do sistema do ar para poder usufruí-lo com a melhor eficiência. Preparamos algumas dicas de como usá-lo corretamente. Confira! 

Dicas para um melhor funcionamento do ar-condicionado do carro 

Em períodos em que as temperaturas estão muito elevadas, como é o caso do verão,  é comum exigirmos mais do ar-condicionado do carro. É nesse momento que precisamos que ele esteja no auge da sua eficiência. 

Para que isso aconteça, o motorista deve tomar alguns cuidados em relação ao uso e manutenção do sistema. Então olha só as dicas que preparamos. 

Uso do ar-condicionado do carro em dias quentes

Uma das piores sensações é entrar dentro do carro em dias quentes e se deparar com aquele “bafo” de calor. Nesse caso nem ligar o ar-condicionado imediatamente ajuda a aliviar a sensação. 

Temos uma dica: quando isso acontecer, experimente abrir todas as janelas e conduzir o veículo dessa forma até que o calor amenize um pouco. Ligue o ar-condicionado somente quando a temperatura já estiver estabilizada, com as janelas ainda abertas, e então quando o calor se dissipar, feche os vidros. 

Quando utilizar a recirculação do ar? 

Uma dúvida muito comum quando ao uso do ar-condicionado do carro é em relação ao botão de recirculação. Afinal, quando utilizá-lo? 

Esse recurso vai impedir que o ar do lado de fora entre para o interior do carro, fazendo com que a circulação aconteça apenas com o ar interno. Indica-se o acionamento do botão em ocasiões especiais, como por exemplo: 

  • Quando o veículo estiver próximo à fumaça, seja ele de outros veículos ou de fogo. 
  • Durante o trajeto por estradas de chão. 
  • Em regiões com mau-cheiro. 
  • Durante uma neblina.

Não é indicado o uso contínuo desse recurso, pois o mesmo pode causar o ressecamento do ar, o que pode ser prejudicial para a saúde dos passageiros. 

O uso do ar-condicionado do carro aumenta o consumo de combustível?

No geral sim, com o ar ligado o consumo de combustível tende a elevar em cerca de 20%. Entretanto, essa elevação vai depender de uma série de outros fatores. 

Como por exemplo, o tipo de motor do veículo, o combustível utilizado, se é gasolina ou álcool, a potência do carro, o estilo de condução do motorista, dentre outros. 

Uso do ar-condicionado nas estradas 

É fato que a utilização do ar-condicionado na estrada vai gastar menos combustível. Isso acontece pois o veículo vai rodar com uma aceleração contínua e constante. 

Vale ressaltar que não é indicado pegar estrada com os vidros do carro aberto. A pressão do vento pode afetar a aerodinâmica do veículo, prejudicando o desempenho do mesmo e elevando o consumo de combustível. 

Manutenção do ar-condicionado do carro 

Para garantir um bom funcionamento do sistema de ar-condicionado do carro é importante fazer a manutenção do mesmo regularmente. 

Faça uma limpeza de tempos em tempos no sistema do ar e troque as peças do mesmo sempre que necessário. 

O ar-condicionado é composto de várias peças como a bobina magnética, chicote elétrico, entretanto deve-se ter uma atenção especial com o filtro, que deverá ser trocado periodicamente. 

Recomenda-se que seja feita uma manutenção no ar-condicionado do carro a cada 6 meses. 

Leia também: Dicas para manter o carro limpo e minimar os riscos de contágio com coronavírus. 

Outras dicas

Uma boa dica é ligar sempre o ar condicionado do carro somente com o motor ligado. Dessa forma, além de garantir o resfriamento do ambiente de forma mais rápida, evita-se possíveis falhas nos sistemas do veículo.

É indicado ligar o ar-condicionado do carro, mesmo que por alguns minutos, pelo menos uma vez por semana. Se o sistema permanecer muito tempo parado, seu compressor pode perder lubrificação e danificar a circulação do gás no mesmo. Com isso, o ar pode demorar mais para gelar o interior do veículo. 

Para garantir um bom funcionamento do ar condicionado automotivo indicamos que você evite ligar e desligar o motor muito regularmente com o sistema em funcionamento

Leia também: 3 mitos sobre o ar condicionado do carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *