Como escolher o carro ideal: dicas para definir o modelo certo para você

Você decidiu que é o momento certo para comprar um veículo, mas afinal, você sabe como escolher o carro ideal para você? Essa é uma aquisição de grande valor, por isso, é fundamental que ela seja feita de forma consciente e segura.

Uma compra feita por impulso pode trazer grandes problemas para você no futuro. E se arrepender de uma decisão dessas pode gerar um grande prejuízo.

Para evitar que isso acontece nós fizemos uma lista com uma série de dicas de como escolher o carro ideal, um que atenda às suas necessidades de uso. Continue a leitura e descubra o que deve ser ponderado antes da compra de um carro.

Primeiro passo: quanto você está disposta a investir?

Esse deve ser o seu primeiro questionamento. Afinal, não adianta nada pesquisar inúmeros modelos no mercado, achar um perfeito para você, mas é algo que você não pode investir no momento.

Portanto, é preciso avaliar a sua realidade financeira e basear suas pesquisas em cima dessa faixa de preço. Neste momento uma importante ponderação a ser feita é: devo investir em um carro novo ou um seminovo?

O mercado oferece um grande leque de opções de veículos seminovos, tornando esta uma opção atrativa para quem quer comprar um carro, mas não quer investir em um modelo zero.

Dessa forma, é possível levar para casa um veículo mais equipado e moderno e pagar nele o mesmo valor que investiria em um modelo zero mais simples, por exemplo.

Veja também: 5 dicas para acertar na escolha de um seminovo

5 erros comuns na compra de um carro

Entenda quais são as suas necessidades de uso

Existem inúmeras opções de modelos de veículos no mercado automotivo, logo, como escolher o carro ideal que vá atender às suas necessidades específicas?

Para acertar nessa escolha é preciso ponderar sobre o uso que será feito com o veículo. Por exemplo, você vai usá-lo para o trabalho? Ou então precisa passar longas horas dentro do carro? É um carro para toda a família? Vai fazer uso do modelo mais na cidade, estrada ou estrada de chão?

Enfim, estes são apenas alguns dos questionamentos que podem influenciar na sua decisão de compra. Ao entender sua necessidade de uso, o próximo passo é encontrar no mercado o modelo que mais se encaixa nessa realidade.

Os tipos de carros do mercado

Existem atualmente dezenas de estilos de veículos disponíveis para compra, o que torna ainda mais difícil a hora de escolher o modelo ideal para você. Fizemos uma lista com os tipos de carros mais comuns no momento, confira quais são:

Hatch (Hatchback)

Carro azul, tipo Hatch, no artigo "Como escolher o carro ideal?"

É um dos modelos de maior aderência do mercado atualmente. É a união do tamanho versátil de um sedan com a capacidade de um station wagon.

No lugar do porta-malas tradicional “anexado” à carroceria, o porta-malas do hatch parece embutido ao restante do carro.

Sedan

Carro vermelho, tipo Sedan, no artigo "Como escolher o carro ideal?"

É um dos estilos de veículos mais tradicionais e queridos do mercado. Tem como grande destaque o conforto e versatilidade, junção perfeita para famílias.

SUV

O termo SUV significa, em inglês, sport-utility vehicle, ou seja, veículo utilitário-esportivo. Os modelos disponíveis no mercado podem puxar mais para o lado esportivo ou para o aspecto utilitário. Assim, é comum que o modelo performe bem nas duas funções.

É um carro robusto, porém menos aerodinâmico, logo ele pode ser menos eficiente no consumo de combustível que as opções anteriores.

Picape

Carro cinza, tipo Picape, no artigo "Como escolher o carro ideal?"

É um tipo de veículo muito procurado para quem deseja um modelo para o trabalho, devido a sua capacidade de carregamento de carga. Porém, as picapes atuais também são feitas para o conforto dos passageiros, com adicionais de luxo e mais tecnologia.

Minivan

Carro vermelho, tipo Minivan, no artigo "Como escolher o carro ideal?"

São carros muito adequados para famílias maiores. Qualquer um que precisa transportar mais que cinco passageiros e ainda alguma carga tem na minivan um bom produto. As mais atuais possuem eficiência para direção e também são muito confortáveis, tendo flexibilidade de rearranjar o espaço interno otimizando-o para pessoas ou bagagem.

Carro automático ou manual?

Uma das principais dúvidas de como escolher o carro ideal é a definição entre modelos automáticos e manuais. Como fazer a escolha certa?

  • O carro manual é mais comum no mercado automotivo, sendo ideal para o motorista que gosta de ter total controle sobre o veículo. Com o câmbio manual o condutor pode adaptar as marchas para cada situação de acordo com o seu gosto;
  • O carro automático é uma opção que oferece mais conforto e segurança para o motorista durante a condução. Nesta modalidade de veículo, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas são feitas de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Se você é uma pessoa que tem prazer em dirigir e já se adaptou à condução tradicional, talvez a melhor opção seria seguir com o carro manual.

Porém, se você se desgasta facilmente no trânsito e depende do veículo para se locomover, o carro automático pode ser uma solução mais adequada.

Dica: faça um test drive

O test drive serve para o motorista conhecer de perto as peculiaridades do modelo do seu interesse. E todo motorista sabe da importância da condução em si, de realmente sentir a experiência da direção.

Cada pessoa tem as suas preferências e expectativas para o modelo, por isso só sentindo realmente para descobrir se aquele modelo irá atender às suas necessidades de uso diário.

Test Drive na Delta Fiat

Para realizar o seu test drive você só precisa realizar um cadastro e definir qual o modelo você gostaria de testar. Conte com a Delta para fazer uma aquisição mais segura e responsável do seu tão sonhado carro. Pode confiar em nossa equipe! Clique na imagem abaixo e agende já o seu test drive!

Banner para agendar Test Drive na Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *