Comprando um carro financiado: as dicas da Delta

O financiamento é uma das formas mais facilitadas de comprar um carro novo. Ele permite sair da concessionária de carro zero pagando de forma planejada, de um jeito que cabe no seu bolso. Mesmo que o financiamento seja muito popular no Brasil, muita gente ainda tem dúvidas sobre ele. Por isso, pedimos para o nosso Gestor de Veículos Novos, Marcelo Alvarez, esclarecer as principais dúvidas sobre o financiamento. Informe-se e planeje a sua próxima compra:

 

Quem pode financiar um carro?

 

A resposta para essa dúvida é simples: todos. Em teoria, qualquer pessoa pode iniciar o financiamento de um carro, desde que seja maior de idade, tenha crédito no mercado e claro, tenha rendimentos suficientes para arcar com os custos.

As parcelas do financiamento irão variar de acordo com o salário e ganhos do comprador.

Para financiar, o responsável deverá apresentar:

  • Carteira de identidade, original e cópia;
  • CPF, original e cópia;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de rendimentos (holerite ou extrato bancário), original e cópia.

 

Como funciona a análise de crédito para o financiamento?

 

A análise do crédito do comprador é feita pela instituição financeira que fará o financiamento e é realizada sem a intermediação da concessionária. A aprovação costuma ser bem rápida, saindo o resultado no mesmo dia ou até imediatamente.

 

Qual a modalidade de financiamento mais indicada?

Indicamos o CDC como uma das melhores modalidades de financiamento para os nossos clientes. CDC é o Crédito Direto ao Consumidor. Basicamente ele funciona assim:

  • O carro fica em nome do cliente e alienado (ou seja, não pode ser negociado até que seja quitado) ao banco pelo qual se assinou o financiamento até acabar o contrato;
  • O cliente pode antecipar parcelas ou até mesmo quitar o contrato integralmente e consegue bons descontos e condições para realizar estes procedimentos.

O CDC é como se o comprar fizesse um empréstimo no banco para comprar o carro. Como a negociação é entre titular do financiamento e banco, as taxas de juros pode ser negociadas. Elas são fixas quando o contrato é fechado, não aumentam com o avançar das prestações.

Em caso de inadimplência do comprador, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o carro, que será leiloado. O valor conquistado no leilão é usado para pagar o custo do processo e para quitar as parcelas inadimplentes. O restante vai para o comprador.

 

Financiamento com taxa 0%

Muitos compradores de carros novos buscam o financiamento com taxa 0%. É possível conseguir este benefício, mas ele vai depender dos acordos estabelecidos entre bancos e montadoras. As taxas também mudam de banco para banco. Por isso, vale a pena pesquisar as condições disponíveis no mercado.

 

Outras formas de financiamento

 

Existem outras formas de financiamento além do CDC. Um deles é o leasing. O carro é comprado por uma empresa e alugado para o cliente. Mensalmente ele paga o aluguel do carro e ao final das prestações, passa a ser o dono do veículo, tendo-o em seu nome. O contato com essas empresas de leasing também é feito sem a intermediação da concessionária e as taxas de juros são fixadas no começo do contrato, assim como o CDC. Em caso de inadimplência, a empresa entra com uma ação judicial, toma o carro do “locador” e este não recebe nenhum valor de retorno.

Outro método de financiamento é o consórcio: o cliente paga as prestações e só recebe o carro para uso se for sorteado. O valor das parcelas variam de acordo com o valor de mercado do carro. Para tentar receber o carro antes, podem ser dados lances de adiantamento. O maior lance é o vencedor do consórcio e já bota as mãos no carro. Em caso de inadimplência do consorciador, ele passa a ser considerado um consorciado excluído. Há sorteio mensais entre os excluídos, quando o sorteado recebe os valores pagos corrigidos e subtraídos das multas contratuais.

 

Para saber mais sobre financiamentos

 

Para se informar sobre o financiamento, conte com nossa ajuda da Delta para comprar seu novo Fiat. Procure por Marcelo Alvarez. Você pode se informar através de fontes oficiais relacionadas a financiamentos: Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios); Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento); Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

Marcelo Alvarez, Gestor de Veículos Novos da Delta Fiat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *