Cuidados com o carro que você deve ter regularmente

Ter uma frequência de cuidados com o carro é fundamental para garantir uma maior vida útil e melhor eficiência de seus equipamentos e sistemas. Além disso, esses cuidados vão garantir mais segurança para o motorista durante a condução do veículo. 

Fizemos uma lista com alguns cuidados importantes que todo motorista deve ter com o carro regularmente. Veja a seguir! 

Faça as revisões corretamente

De todos os cuidados com o carro que citaremos aqui, este é o mais importante de todos. Afinal, seguir à risca as recomendações de revisões é a melhor forma de aumentar sua vida útil e garantir eficiência plena.

Por isso, recomendamos que o motorista se atente às manutenções preventivas do carro periodicamente. Mas por que, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: por economia. 

Isso mesmo, ao fazer uma revisão preventiva você certamente estará economizando dinheiro. Ao seguir a recomendação, pode-se identificar diversos problemas mais sérios no veículo que podem, por exemplo, danificar alguma parte do motor, ou de alguma área mecânica. 

Portanto, a revisão do carro irá prever esses riscos e prevenir que você tenha gastos muito maiores tendo que trocar alguma peça ou equipamento.

Atenção com a troca de óleo

Atentar-se às trocas do óleo é fundamental para garantir a melhor eficiência e aumentar a vida útil do veículo. Isso porque ele é responsável por lubrificar as peças, ou seja, ele faz com que a movimentação das mesmas aconteçam da forma correta, impedindo danos ao motor

Um mau funcionamento da lubrificação do veículo pode causar o rompimento de determinadas peças e também de superaquecimento do sistema. O prazo máximo para troca do óleo em todos os casos são de seis meses, independente da quilometragem.

Clique aqui e confira qual óleo mais adequado para cada tipo de carro.

Bateria

A bateria do carro precisa estar em pleno funcionamento para que o veículo seja capaz de rodar com sua eficiência máxima, uma vez que é responsável pelo funcionamento de todo o sistema elétrico do carro. Por isso, certifique-se de verificar o sistema constantemente. 

Temos algumas dicas simples de cuidados que podem ser seguidos para garantir uma maior vida útil para a bateria do seu carro. Olha só: 

  • Desligue todos os aparelhos que dependem dela para funcionar no momento que for dar a partida. 
  • Higienize com frequência os terminais da bateria (polos negativo e positivo). 
  • Mantenha o motor aquecido. Mesmo que não utilize o veículo com tanta frequência é importante deixar a bateria trabalhar pelo menos uma vez por semana. 
  • Faça manutenção no alternador. 

Clique aqui e confira mais detalhes sobre as dicas de como aumentar a vida útil da bateria do seu carro. 

Pneus do carro

Para garantir a segurança durante a condução, é muito importante que o motorista fique de olho ao desgaste nos pneus. Afinal, rodar com pneus deteriorados aumentam consideravelmente as chances de acidentes sérios. 

Por isso, recomendamos que você calibre os pneus do seu carro pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você garante um melhor desempenho do veículo e também uma maior vida útil para os pneus. 

É importante também que o motorista fique atento às necessidades de alinhamento e balanceamento, que podem ser indicadas pelo desgaste dos pneus. 

Veja neste texto quando é o momento ideal de realizar a troca de pneus no seu carro. 

Freios

É um dos elementos primordiais para se manter a segurança do veículo, por isso sua revisão deve ser uma de suas prioridades. 

Verifique especialmente se há algum tipo de vazamento na parte hidráulica do sistema, e também observe se as pastilhas e discos do mesmo estão desgastadas. 

O freio irá alertar emitindo um barulho quando é pressionado, indicando que deve-se realizar a troca das pastilhas.

Ar-condicionado 

As mudanças constantes de temperatura exigem muito do ar-condicionado, por isso é importante atentar-se aos cuidados com esse sistema. 

Recomendamos o acionamento do sistema pelo menos uma vez na semana. Pois, se o sistema permanecer muito tempo parado, seu compressor pode perder lubrificação e danificar a circulação do gás no mesmo. Com isso, o ar pode demorar mais para gelar o interior do veículo. 

Para rodar na cidade, uma dica é fechar a entrada de ar externo para evitar acúmulo de poeira no equipamento. Já para a estrada, numa viagem longa, recomenda-se que o motorista deixe a entrada aberta para renovar o ar.

Leia também: higienização de ar-condicionado automotivo: como e quando deve ser feita?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *