Dica da Delta: troque o filtro quando trocar o óleo

troque-o-filtro-quando-trocar-o-óleoQuando o assunto é troca de óleo é normal aparecer a dúvida sobre substituir ou não o filtro a cada troca de óleo. Muitos motoristas, preocupados em economizar, logo respondem “não é preciso”. Realmente não é obrigatório a troca, mas a economia gerada pode não ser tão econômica quanto parece. O filtro é o responsável por impedir a circulação de impurezas no motor. Sendo assim, trocar o óleo do motor do carro e não trocar também o filtro é como tomar banho e não trocar de roupa.

A falta de cuidado com o filtro pode danificar peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor. De um modo geral, os danos ocorridos nessas peças podem fazer o motorista gastar mais do que a economia gerada por não trocar o filtro.

Como cada veículo possui a sua especificação, a recomendação geral é que a substituição de óleo e filtro seja feita ao mesmo tempo, já que todo óleo que lubrifica o motor passa pelo filtro, que retém impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor e partículas derivadas da combustão. Caso o motorista opte por trocar o óleo e manter o filtro, pode ser que o filtro não seja capaz de segurar as impurezas deixadas pelo contato das peças internas do motor.

Vale lembrar que o óleo também tem prazo de validade. Portanto, a quilometragem não é o único fator que indica a necessidade de troca do óleo e do filtro. Ou seja, mesmo se o veículo rodar pouco, o óleo vai ficar velho. O prazo normalmente é de seis meses de validade, no entanto o mais indicado é conferir no manual.

Seguindo as dicas citadas acima,os gastos serão bem reduzidos e a possibilidade de seu carro te deixar na rua também diminui.

Confira na Delta Fiat as melhores ofertas de Fiat em Juiz de Fora. Siga-nos no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *