Dicas para quem vai pegar estrada neste final de ano

fiat-punto-essence-viajar-de-fiat

Com a chegada das férias e as festas de final de ano muitas pessoas já se preparam para pegar a estrada. Nestes casos é muito comum encontrar carros com o porta-malas cheios durante a viagem e os mais variados objetos espalhados pelo carro. No entanto esses objetos espalhados no interior do carro podem ser mais perigosos do que parecem.

Em caso de uma colisão ou uma frenagem de emergência qualquer objeto que não esteja devidamente preso é projetado para frente com um peso bem superior ao que de fato possui. É exatamente por isso que esses objetos oferecem um grande risco para quem está dentro do carro. Caso o veículo esteja a uma velocidade de 64km/h, por exemplo, o peso do objeto é multiplicado por 30. Desta forma, um simples notebook de 2,5 kg pode ser projetado com o peso de até 70kg. Quanto maior a velocidade do veículo maior será o peso do objeto no final das contas.

Outro risco muito comum é a falta de atenção momento da frenagem de emergência originada pelo objeto “solto” no carro. Isso acontece devido a reação automática de levar a mão para segurar o objeto no momento da frenagem. Neste caso, se você estiver a 100km/h, nessa distração de pouco mais de 1 segundo, você já percorreu mais de 27 metros, o que já é o suficiente para provocar um acidente, com consequências muito piores do que um dano no objeto que ia cair.

Portanto se pegar a estrada neste final de ano leve os objetos soltos apenas no porta-malas, no porta-objetos ou no chão do carro. Caso queira levar alguma bagagem no banco de trás, utilize o cinto de segurança ou equipamentos próprios para leva-los.

Confira na Delta Fiat as melhores ofertas de Fiat em Juiz de Fora. Siga-nos no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *