Revisão de férias: o que conferir no seu carro Fiat antes de viajar?

Tudo sobre revisão de férias no carro

Vai pegar a estrada em breve? Lembre-se, para evitar dor de cabeça no seu período de descanso, é fundamental realizar uma revisão de férias. O serviço vai avaliar qualquer risco que seu carro possa apresentar e garantir segurança para você e sua família. 

Mas afinal, o que deve ser avaliado durante a revisão de férias? Nós elencamos os equipamentos e sistemas que não podem ficar de fora dessa avaliação. Confira!

O que avaliar na revisão de férias? 

Para evitar problemas nas suas férias é importante fazer um check-up geral no estado do carro antes de pegar a estrada. Portanto, confira quais são os itens que devem ser verificados na sua revisão de férias:

  • Pressão e estado dos pneus
  • Sistema de arrefecimento
  • Alinhamento e balanceamento
  • Óleo do motor
  • Sistema de freios
  • Filtro de combustível
  • Velas 

Detalhamos melhor como e quando deve ser realizado a revisão de cada um dos itens citados acima. Entenda: 

Pressão e estado dos pneus

É uma das etapas que merece maior atenção durante a revisão de férias no carro. Afinal, pneus em bom estado são fundamentais para garantir a segurança dos passageiros. 

Eles devem ter acompanhamento próximo sempre. Principalmente devido sua constante exposição às condições da estrada, podem sofrer mudanças muito rápidas.

Alguns sinais para você ficar atento: rasgos, bolhas ou desgaste excessivo nos sulcos. 

Sempre mantenha os pneus calibrados no nível correto. Indica-se checar e completar o ar a cada 15 dias, pois rodar sem a pressão correta aumenta o risco de rasgos. Para evitar o desgaste desigual, faça o rodízio entre as rodas. 

Saiba como verificar se o pneu está em condições ideias para rodar:

Você já ouviu falar no TWI (Tread Wear Indicator)? Ele é o principal indicativo que pode ser utilizados pelos motoristas para saber quando trocar os pneus. 

TWI são barras de borracha localizadas entre os sulcos do pneu, que possuem exatamente 1,6 mm de profundidade. Logo, quando estes ressaltos chegam no seu limite, isso significa que é hora de trocar de pneu. 

Sistema de arrefecimento

Na revisão de férias é importante verificar o sistema de arrefecimento, principalmente se for passar por congestionamentos ou subidas constantes. Essas situações podem exigir uma maior refrigeração do motor, logo, é importante que o sistema esteja em pleno estado. 

Afinal, sem o sistema o veículo sofrerá superaquecimento e seria impossível funcionar. Imagina só a dor de cabeça que não seria nas suas férias? 

Para manter sempre a temperatura adequada e o motor funcionando perfeitamente, realize a limpeza do radiador e do reservatório de expansão a cada 30 mil quilômetros. 

Nessa marca, troque também o líquido de arrefecimento. Além disso, cheque também  o estado da bomba d’água, da válvula termostática e das mangueiras.

Alinhamento e balanceamento

Esses serviços precisam ser feitos juntos, pois um contribui para os resultados do outro. Recomenda-se realizar o alinhamento e balanceamento do veículo pelo menos a cada 5 mil quilômetros. 

Dirigir veículos desalinhados ou sem balanceamento pode ser arriscado, pois você não terá tanto controle do mesmo. 

Alguns sintomas: o carro “puxar” para um dos lados e apresentar trepidações na direção. Portanto, ao rodar em velocidades mais altas, você pode estar correndo perigo.

Você não pode esquecer do alinhamento e balanceamento na revisão de férias. Pois, eles vão garantir a segurança e estabilidade do carro. Assim como evitar que haja desgaste irregular dos pneus e aumento no consumo de combustível.

Óleo do motor

Recomenda-se que a troca do óleo aconteça a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Ou a cada seis meses para quem não atingir essa marca. 

Na revisão de férias você deve se atentar também às trocas do filtro de óleo e o lubrificante, componentes fundamentais para a saúde do motor. Rodar com óleo velho pode causar grandes prejuízos para o carro.

Atenção: o tipo de óleo é diferente dependendo do modelo do carro. Portanto, consulte o manual do proprietário do automóvel para saber qual deve ser utilizado.

Clique aqui e descubra qual óleo mais adequado para cada tipo de carro.

Verifique o sistema de freios na revisão de férias

Um dos itens mais importantes para a segurança do carro é o sistema de freios. A manutenção dos discos, pastilhas e tambores deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados. Lembre-se: todo ano é necessário trocar o fluido do freio.

Fique atento à possíveis barulhos metálicos quando você aciona o pedal de freio. Isso significa que não há mais proteção das peças e as partes metálicas estão encostando. Quando isso acontece, os freios não têm a mesma capacidade de antes e o carro está exposto a uma pane.

Filtro de combustível

O filtro de combustível tem objetivo de eliminar as impurezas que prejudicam o sistema do carro. Ele está localizado entre a bomba de combustível e os bicos injetores.

Os combustíveis podem ter contaminantes ou gerar resquícios que sujam o motor. Por isso, é muito importante que o filtro esteja conservado. Ao barrar a sujeira que vem da bomba, ele protege o motor e garante o bom desempenho do carro. 

A substituição do filtro deve ser feita a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados. O contato com as impurezas pode fazer o motor falhar. Isso acontece pois o fluxo de combustível diminuirá, o que vai reduzir a potência do carro e aumentar o consumo de gasolina.

Leia também: 10 dicas para economizar combustível 

Velas

Elas são a parte central na ignição e partida do carro, por isso é um item fundamental na revisão de férias. São as velas que geram a energia necessária para acionamento do motor.

Além disso, se as velas não estiverem em boas condições, o carro irá perder potência. Além disso, também contribuirá para aumentar tanto o consumo de combustíveis quanto a emissão de gases poluentes.

O período de manutenção dessas peças têm variação muito alta. Logo, você deve verificar essa informação junto com o fabricante do seu veículo para ter certeza de realizar a substituição corretamente.

Faça sua revisão de férias na Delta Fiat

É importante fazer a manutenção do seu veículo com uma concessionária de confiança, que garanta a segurança e o bom funcionamento do seu carro. 

A Delta Fiat oferece os serviços de manutenção e assistência técnica. E para facilitar sua vida, você pode fazer o agendamento online. Clique aqui e marque uma hora. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *