Tudo o que você precisa saber sobre o sistema Start Stop dos carros

As montadoras têm buscado cada vez mais meios de produzir veículos eficientes, que sejam potentes e econômicos ao mesmo tempo. Vamos falar a seguir de uma das soluções encontradas para tal, é o caso do mecanismo Start Stop.

O sistema já vem sendo aplicado na maioria dos modelos modernos, garantindo uma série de benefícios para o usuário.

Muitos motoristas, porém, não entendem completamente qual o real valor do Start Stop. Para ajudá-los a entender melhor essa importante ferramenta para eficiência dos veículos, vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito do assunto. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o Start Stop?

Esse sistema foi desenvolvido como solução para a busca de meios de economia no consumo de combustível.

Basicamente, o start stop nada mais é que uma tecnologia que desliga automaticamente o motor do veículo.

Portanto, seu acionamento se dará após um determinado tempo em que o automóvel estiver parado. O veículo volta a funcionar normalmente quando houver a intenção de aceleração novamente.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem do sistema start stop para carros é, definitivamente a economia de combustível. Além disso, o Start Stop contribui para a redução da emissão de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

Para muitos motoristas é comum passar horas presos no trânsito. Neste momento, em que o carro se encontra parado, porém em funcionamento, o motor continua trabalhando. Logo, ele está utilizando combustível para realizar essa função, elevando o seu consumo consideravelmente.

Especialistas garantem que a economia com o sistema de start stop pode chegar a até 19%.

Outra vantagem com o seu uso é a diminuição dos ruídos do motor. Além disso, a tecnologia contribui para um maior conforto e segurança para o motorista e  passageiros.

Veja também 5 dicas para economizar com combustível

Como funciona o sistema?

Ainda está confuso sobre o funcionamento do sistema? Calma. Vamos esclarecer para você.

Basicamente quando o seu carro para por alguns segundos, este mecanismo irá desligar o motor enquanto o pedal de freio estiver pressionado pelo motorista. Entretanto, quando o mesmo soltar o freio, o sistema irá automaticamente religar o motor.

como funciona o sistema start/stop

O Start Stop é gerenciado a partir de um comando eletrônico, que vai alternar as funções de alternador para motor de partida quando o sistema for acionado.

Ele deve ser acionado através de um botão presente no painel do veículo. Logo, o motorista tem também a opção de desativar o sistema e passar para o modo convencional a qualquer momento.

Regras para o Start Stop funcionar

Para funcionamento pleno do mecanismo, existem alguns requisitos básicos para tal. Como já dissemos o veículo precisa estar parado para o sistema ser acionado e a rotação do motor deve estar em marcha lenta.

Além disso, existem pequenas diferenças no funcionamento do sistema de start stop em carros de câmbio manual e automático.

No caso dos manuais o pedal da embreagem deve estar solto e sem nenhuma marcha engatada. Já quando o veículo é automático, o freio necessariamente deve estar pressionado.

Outro item importante a ser levado em consideração é que a temperatura ambiente e a do motor precisam estar dentro do normal.

Logo, no caso os automóveis manuais, o motor volta a funcionar quando a embreagem for pressionada novamente. No caso dos carros automáticos isso acontece quando se soltar o pedal de freio.

Questões de segurança

O Start Stop entende determinadas situações onde o acionamento do sistema significa risco para a segurança. Por exemplo, em paradas com ladeiras íngremes o motor não será desligado.

Além disso, o sistema identifica também quando o automóvel está fazendo algum tipo de manobra, como balizas e não permite que o carro desligue quando parar. E, mesmo com o veículo parado, todo o sistema elétrico do automóvel continua funcionando normalmente.

Curiosidades sobre o start stop

  • Durante o acionamento do sistema, o compressor do ar-condicionado será interrompido momentaneamente, porém o sistema de ventilação do mesmo continua funcionando. Isso significa que o ar não será refrigerado neste período.
  • Carros com sistema start stop geralmente contam com um sistema de gestão de energia. Essa tecnologia é responsável por monitorar todos os equipamentos elétricos do veículo, de modo a avaliar a demanda destes e desligar momentaneamente aqueles que não tem necessidade de uso no momento.
  • A bateria utilizada em veículos com start stop possui uma tecnologia diferente das convencionais. Afinal, esta é projetada para suportar uma maior quantidade de partidas do motor. Por este motivo, o valor dessa bateria é maior, podendo chegar a até R$2.000, enquanto isso, a bateria convencional custa em média R$300. Entretanto, segundo especialistas, a bateria dos sistemas start stop possuem uma vida útil maior do que a convencional.
  • Não é recomendado a instalação do start stop em veículos em que o sistema não vem de fábrica. Afinal, para que o mesmo seja instalado deveria-se realizar a troca de diversos componentes eletrônicos, como alternador, bateria, motor de partida, dentre outros. Logo, teria que ser feito alterações em vários sistemas, o que tornaria a adaptação muito cara e arriscada.

Os veículos Fiat com Start Stop

Toda a linha de últimos lançamentos da Fiat conta com o sistema de Start Stop em seus veículos. Carros como Toro, Argo e Cronos possuem esse benefício para os motoristas.

O site notícias automotivas, produziu uma lista indicando quais são os veículos mais baratos do país que contam com o sistema Start Stop. As duas primeiras posições foram ocupadas por carros Fiat.

O modelo mais barato atualmente no país e que possui o sistema é o Fiat Argo. O hatch premium da marca leva vantagem pelo fato de contar com a tecnologia em todas as suas versões.

O segundo lugar ficou com o já tradicional Fiat Uno em sua versão 1.3. O Fiat Toro também aparece na lista, ocupando a sétima posição com sua versão Freedom 1.8. Veja aqui a lista completa.

Confira todas as opções disponíveis com esse mecanismo na Delta Fiat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *