Tudo o que você precisa saber sobre o sistema Start/Stop dos carros

Cada vez mais as montadoras têm buscado meios de produzir veículos eficientes, que sejam potentes e econômicos ao mesmo tempo. Vamos falar a seguir de uma das soluções encontradas para tal, o mecanismo Start/Stop. Este sistema vêm sido aplicado na maioria dos modelos modernos e garante diversos benefícios para o usuário.

Muitos motoristas, porém, não entendem completamente qual o real valor do Start/Stop. Para ajudá-los a entender melhor essa importante ferramenta para eficiência dos veículos, vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito do assunto. Como funciona? Qual o seu objetivo? Quais as vantagens garantidas com o seu uso? Continue a leitura e fique por dentro do mecanismo Start/Stop.

 

O que é o Start/Stop?

 

Esse sistema foi desenvolvido como solução para a busca de meios de economia no consumo de combustível. Ele nada mais é que uma tecnologia que irá desligar automaticamente o motor do veículo após determinado tempo que o automóvel fica parado, e então volta a funcionar normalmente quando há a intenção de aceleração novamente.

 

Quais são as vantagens?

 

Muitos motoristas passam horas presos no trânsito das grandes cidades, e nesse momento onde o carro se encontra parado porém em funcionamento, o motor continua rodando e utilizando combustível para tal, elevando o seu consumo consideravelmente. Especialistas garantem que a economia pode chegar a até 19%. Outras vantagens com o seu uso é a diminuição dos ruídos do motor, assim como um maior conforto e segurança para os passageiros.

Como funciona o Start/Stop?

 

Ainda está confuso sobre o funcionamento do sistema? Calma. Vamos esclarecer para você. Basicamente quando o seu carro para por alguns segundos, este mecanismo irá desligar o motor enquanto o pedal de freio estiver pressionado pelo motorista. Quando o mesmo soltar o freio, o sistema irá automaticamente religar o motor.

O Start/Stop é gerenciado a partir de um comando eletrônico, que vai alternar as funções de alternador para motor de partida quando o sistema for acionado. Ele deve ser acionado através de um botão presente no painel do veículo e o motorista tem a opção de desativar o sistema e passar para o modo convencional a qualquer momento.

 

Regras para o Start/Stop funcionar

 

Para funcionamento pleno do mecanismo, existem alguns requisitos básicos para tal. Como já dissemos o veículo precisa estar parado para o sistema ser acionado e a rotação do motor deve estar em marcha lenta. Existem pequenas diferenças no funcionamento em carros de câmbio manual e automático, no caso dos manuais o pedal da embreagem deve estar solto e sem nenhuma marcha engatada. Já quando o veículo é automático o freio necessariamente deve estar pressionado. Outro item importante é que a temperatura ambiente e a do motor precisam estar dentro do normal. O motor volta a funcionar quando a embreagem for pressionada novamente nos casos dos manuais e no caso dos automáticos quando se soltar o pedal de freio.

Questões de segurança: O Start/Stop entende determinadas situações onde o acionamento do sistema significa risco para a segurança. Por exemplo, em paradas com ladeiras íngremes o motor não será desligado. Assim como ele irá perceber quando o automóvel estiver em manobras, como balizas e não permite que o carro desligue quando parar. E mesmo com o veículo parado, todo o sistema elétrico do automóvel continua funcionando normalmente.

Os veículos Fiat com Start/Stop

Toda a linha de últimos lançamentos da Fiat conta com o sistema de Start/Stop em seus veículos. Carros como Toro, Argo e Cronos possuem esse benefício para os motoristas. Confira todas as opções disponíveis com esse mecanismo na Delta Fiat.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *