Tudo o que você precisa saber sobre central multimídia para carro

A central multimídia para carro era algo visto como um artigo de luxo há uns anos. Porém, atualmente com o avanço das tecnologias a maioria dos veículos estão sendo fabricados já com esse equipamento.

As funcionalidades que este tipo de aparelho pode proporcionar são diversas, desde auxílio na direção até como recurso para entretenimento dentro do automóvel.

Todas essas novidades podem gerar muitas dúvidas nos motoristas. Como utilizar todos esses recursos? Para que serve cada funcionalidade? Vamos ajudar a esclarecer algumas dessas dúvidas apresentando um pouco mais sobre o mundo da tecnologia automotiva.

O que é a central multimídia para carro?

A central multimídia significa a junção de diversos meios dentro de um só equipamento, ou seja, a convergência de diferentes mídias em um único lugar.

Geralmente nesse aparelho estão presentes itens como: Bluetooth, TV e DVD, sensor de estacionamento e câmera-ré, dentre outros recursos.

Vantagens da conectividade nos automóveis

As novas tecnologias vieram para facilitar a nossa rotina e o mundo automotivo não ficou de fora disso.

Hoje em dia, você encontra tudo o que precisa dentro do seu carro. Você pode ouvir as músicas direto do seu celular, carregar o mesmo dentro do automóvel, receber e atender ligações, realizar balizas muito mais fácil com o auxílio de sensores. Enfim, a experiência na direção se tornou mais agradável e facilitada com todos esses recursos.

Além disso, a central multimídia para carro é um alto custo benefício para os motoristas. Afinal, ao invés de adquirir diversos aparelhos, com esse recurso você encontra tudo isso em um único equipamento.

Os recursos presentes na central multimídia

Listamos abaixo as principais funcionalidades presentes em um kit multimídia automotivo. Veja:

Câmera ré

Esse recurso entra em operação no momento em que o motorista aciona a marcha ré. Nesse instante, irá aparecer na central multimídia uma tela de visualização. A câmera irá aumentar a área de visibilidade do motorista, o que auxilia na percepção de obstáculos na traseira do veículo.

Sensor de estacionamento

Esse recurso consiste na percepção de obstáculos próximos ao veículo através de sensores infravermelhos.

Quando o veículo se aproximar perigosamente de outros carros ou obstáculos, será emitido um alerta sonoro para avisar o motorista da proximidade, garantindo assim uma maior segurança na condução.

GPS

gps multimídia,

É um comando de voz e viva voz que indica a sua direção. Ele é muito útil principalmente para pessoas que precisam trabalhar com o carro, como taxistas, por exemplo.

O GPS ajuda, portanto, o motorista a encontrar o melhor caminho até o seu destino, sendo um ótimo recurso para fugir do trânsito.

Integração com o celular

Quase todo central multimídia para carro tem o recurso de integrar o celular com o carro via Bluetooth, permitindo que o motorista receba ligações dentro do carro, através do viva voz.

Além disso, é possível também ouvir músicas do celular e em alguns casos até utilizar aplicativos que são compatíveis com a central multimídia para carro.

Cuidados para quem deseja instalar a central multimídia

Se o seu veículo não conta com esse equipamento e você deseja adquiri-lo, alguns cuidados são necessários. Antes de mais nada, entre em contato com a concessionária para se certificar de que isso não irá causar a perda da garantia.

Não é todo veículo que suporta a instalação desse equipamento, por isso, você deve se informar antes. Aparelhos que não são instalados corretamente podem alterar a carga elétrica do sistema, afetando outros equipamentos do veículo.

Por isso, quando for realizar alguma alteração no carro é muito importante procurar profissionais capacitados que vão conseguir lhe orientar corretamente.

Conheça a Fiat Uconnect

central multimidia fiat pulse

Os modelos da Fiat contam com a central multimídia Uconnect. A tecnologia se destaca da concorrência por contar com um dos sistemas mais rápidos do mercado, além de dispor de resolução HD.

O equipamento possui gráficos em 3D e comandos externos de simples manuseio, tornando a interatividade tecnologia-carro muito mais intuitiva. O usuário pode acessar recursos como controle de áudio, de temperatura, realizar ligações e muito mais.

A central multimídia da Fiat vem com conectividade Bluetooth, entrada auxiliar, USB, leitor de cartão SD e rádio DAB. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Connect Me

A Connect Me é uma nova plataforma de serviços conectados presente em lançamentos da marca, como o Fiat Pulse e o Toro 2022.

A tecnologia permite que os modelos sejam conectados por conta própria à rede 4G e ainda sejam capazes de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes.

É possível ainda conferir informações como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Todas essas funcionalidades podem também ser realizadas via celular ou smartwatch.

Além disso, a plataforma Fiat Connect Me oferece outras funções ligadas à Navegação, Manutenção do Veículo e Segurança e Emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *