Sistema de suspensão do carro: o que é, componentes, tipos e como identificar problemas

O sistema de suspensão do carro é um dos elementos principais de um veículo, sendo responsável por absorver as irregularidades do solo e por manter a estabilidade do mesmo.
Este componente tem influência direta no comportamento do veículo, assim como na segurança dos passageiros. Por isso, é importante que os motoristas entendam como ele funciona e tenha atenção quanto a sua devida manutenção.
Quer entender melhor sobre o sistema de suspensão automotiva? Então continue a leitura que fizemos uma lista com as principais informações sobre o assunto. Confira!
O que é suspensão do carro?
O sistema de suspensão do carro é um conjunto de peças que são responsáveis pela estabilidade do veículo. Liga o chassi às rodas, e garante que estas estejam em contato direto com o solo. Além disso, também é função do sistema de suspensão automotiva:
- Dar conforto e segurança aos passageiros em manobras e frenagens;
- Suportar o peso da carroceria do veículo;
- Manter uma distância entre chassi e rodas;
- Absorver os impactos sofridos pela roda;
- Manter a estabilidade nas curvas.
– Leia também: Controle de estabilidade: o que é e como funciona esse dispositivo?
Principais componentes da suspensão do carro
Determinadas peças são comuns a todos os tipos de suspensão do carro, o que será alterado é a quantidade de cada uma, assim como a sua disposição. Logo, são partes da suspensão do carro indispensáveis os seguintes itens:
- Pneus;
- Amortecedor;
- Mola;
- Braço oscilante;
- Buchas de borracha;
- Pivô;
- Coxim;
- Barra estabilizadora.

Como o sistema de suspensão automotiva atua no veículo em movimento?
Em curvas ou manobras: a mola irá exercer uma força contra a carroceria, fazendo com que ela não incline demais, o que impedirá que o carro derrape ou saia pela tangente em consequência do peso excessivo em somente um dos lados. Neste caso, a barra estabilizadora também entra em ação, ela liga as duas colunas da suspensão e vai transmitir a força igualmente para os dois lados.
Atritos: se o veículo passar por um buraco, por exemplo, a mola vai esticar e comprimir, enquanto o amortecedor atuará no controle desse movimento. Logo, ambas as peças vão minimizar o impacto, claro, contando com a ajuda dos pneus.
Frenagens: o sistema de suspensão do carro vai equilibrar a força por toda a carroceria. Isso, por sua vez, vai evitar o efeito gangorra, que prejudicaria a reação do motorista e faria com que o veículo demorasse mais para frear durante uma emergência.
Tipos de suspensão automotiva
Existem diversos tipos de suspensão automotiva no mercado atualmente. A função de cada uma vai depender do estilo de carro, se é modelo de passeio, off-road etc. E claro, a suspensão tem influência direta no desempenho do veículo, logo, o tipo do sistema de suspensão também influenciará no valor do carro.
Fizemos uma lista com alguns dos tipos mais comuns de sistema de suspensão: Rígido, MacPherson, Multilink, Fixa e de Rosca. Entenda melhor:
1. Eixo rígido
Este tipo de suspensão é mais encontrado em veículos off-road, por ser um sistema de suspensão de carro um pouco mais pesado. Basicamente é composta por uma barra fixada no chassi que liga as duas rodas.
2. MacPherson
É um sistema mais leve, que conta com poucas peças: é composto por mola, braço oscilante, amortecedor e manga de eixo.
Funciona da seguinte maneira: a parte superior da mola se apoia no chassi do veículo, enquanto a inferior fica no prato do amortecedor e a base do amortecedor conecta-se a manga de eixo, que fica ligada ao braço oscilante.
3. Multilink
É um tipo de suspensão independente. Ela é composta por três ou mais braços, que permitem mais liberdade de movimento. É mais utilizada em veículos de maior potência, com tração dianteira ou traseira.
– Leia também: Tração integral x Tração nas 4 rodas: entenda as diferenças entre elas
4. Suspensão fixa
Muito procurada por motoristas que querem rebaixar o carro. Ela é composta por amortecedores pressurizados com mais carga, além de molas em tamanho menor, podendo diminuir a altura da carroceria do carro em relação às rodas.
5. Suspensão de rosca
Também é uma opção muito procurada para rebaixar os carros. É muito parecida com a suspensão fixa, porém ela conta com um prato regulável no amortecer. Ao movimentar esse prato, é então possível subir ou descer a carroceria do carro.
– Leia também: Personalização de veículos: o que é permitido por lei ou não?
Como saber se a suspensão do carro está ruim?
É muito importante que o motorista esteja atento a determinados sinais que o veículo pode estar apresentando de que está com problemas no sistema de suspensão. Elencamos alguns indícios que podem apresentar que está na hora de fazer uma revisão no carro. Confira:
- Quando o veículo não obedece aos comandos do volante;
- Apresenta desgaste irregular/precoce dos pneus;
- Marcas de óleo no chão;
- Ruídos ou pancadas secas na carroceria;
- Perda de estabilidade em curvas;
- Balanço excessivo em arrancadas.
Perguntas frequentes sobre o sistema de suspensão do carro
Reunimos a seguir as principais dúvidas sobre o componente. Confira!
O que é suspensão do carro?
A suspensão do carro é um conjunto de peças que liga o chassi às rodas e garante que elas estejam sempre em contato com o solo. É esse sistema que mantém a estabilidade do veículo e absorve as irregularidades da pista, ajudando a dar conforto, segurança e equilíbrio em curvas, frenagens e manobras.
Para que serve a suspensão do carro?
A suspensão tem a função de absorver impactos, manter a carroceria estável e equilibrar a distribuição de peso em diferentes situações, como buracos, curvas e frenagens. Ela também evita inclinação excessiva, melhora a dirigibilidade e mantém as rodas firmes no chão para garantir segurança aos ocupantes.
Onde fica a suspensão do carro?
A suspensão fica entre as rodas e a carroceria do veículo, conectando o chassi ao conjunto que permite o movimento.
O que faz parte da suspensão do carro?
Entre os principais itens que compõem a suspensão estão pneus, molas, amortecedores, braços oscilantes, buchas de borracha, pivôs, coxins e barra estabilizadora. Cada peça tem uma função específica, mas todas trabalham em conjunto.
Como lubrificar a suspensão do carro?
A lubrificação da suspensão deve ser feita com produtos adequados durante a manutenção preventiva, geralmente aplicada em pontos móveis como buchas e articulações. O ideal é que esse serviço seja realizado por um profissional, já que o acesso aos componentes exige elevação do veículo e avaliação das condições das peças.
Como saber se a suspensão do carro está ruim?
O motorista pode perceber problemas na suspensão quando o carro passa a apresentar barulhos, pancadas secas, marcas de óleo no chão, balanço exagerado, desgaste irregular dos pneus, perda de estabilidade ou demora para responder aos comandos do volante.
Quando trocar a suspensão do carro?
A troca deve ser feita quando peças como amortecedores, molas, buchas ou pivôs dão sinais de desgaste ou comprometem a segurança. Não existe uma quilometragem padrão, porque a durabilidade depende do uso e do tipo de solo, mas qualquer indício de instabilidade, barulho ou vazamento já é motivo para substituição.
Quanto custa trocar a suspensão do carro?
O custo varia conforme o modelo do veículo, o tipo de sistema utilizado e as peças que precisam ser substituídas. Em alguns casos, apenas componentes específicos são trocados; em outros, o conjunto completo precisa ser revisado, o que impacta diretamente no valor final do serviço.
Como levantar a suspensão do carro?
Levantar a suspensão envolve substituir ou ajustar molas, amortecedores ou suportes, dependendo do sistema utilizado. Esse tipo de alteração deve seguir as orientações técnicas e legais, já que interfere na altura da carroceria e na estabilidade, exigindo avaliação profissional para garantir segurança e funcionamento correto.
Qual a função das bieletas da suspensão do carro?
As bieletas fazem a ligação entre a barra estabilizadora e os componentes da suspensão, ajudando a distribuir a força nas curvas e manobras. Elas evitam que a carroceria incline demais e contribuem para manter as rodas firmes no chão, melhorando a estabilidade e a sensação de controle do veículo.
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* Imagem de capa: Freepik/The Yuri Arcurs Collection