Consórcio de carro vale a pena? Veja prós e contras da modalidade

Afinal, o consórcio de carro vale a pena? Esse é um questionamento comum de muitas pessoas na hora de escolher a modalidade de pagamento de um novo veículo. 

Esse é o seu caso? Então você precisa conhecer os prós e contras do consórcio para entender se ele é a melhor opção para as suas necessidades do momento. Nós vamos te ajudar com isso. Listamos abaixo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro. 

O que é consórcio de carro? 

Consórcio de carro é uma modalidade de compra de carros em que não é necessário investir um alto valor de imediato. Através do intermédio de uma administradora, o interessado na compra deve entrar em um grupo que conta com pessoas que desejam adquirir um veículo de um mesmo valor. 

Todos os membros do grupo ficam responsáveis por pagarem um valor mensal durante todo o período de vigência do consórcio de carros. Essa quantia é chamada de fundo comum, isto é, uma reserva que é rentabilizada como garantia do poder de compra. 

Mensalmente é realizada uma assembleia que reúne todos os participantes do grupo do consórcio. Neste momento, pelo menos um dos participantes será sorteado com a carta de crédito no valor que foi pré-estabelecido em contrato. 

Em média, os grupos têm duração de 12 a 180 meses. 

– Leia também: Financiamento de veículos: tire suas dúvidas sobre a modalidade

Quais são os valores envolvidos em um consórcio de carros? 

valores consórcio carro

O valor incluso no pagamento de um consórcio consiste no valor do bem em si, neste caso um carro, além de uma taxa de administração e o fundo de reserva. 

A taxa de administração varia entre 14% a 20% do valor total pago, sendo referente aos serviços que a administradora presta aos clientes e grupos de consórcio. Essa quantia é embutida em cada parcela.

Já o fundo de reserva é destinado para cobertura de perdas em casos de inadimplência no grupo, entre outros encargos. 

Como e quando é possível ser contemplado no consórcio? 

O participante pode ser contemplado com a carta de crédito, ou seja, com o valor para aquisição do veículo de três maneiras distintas. Explicamos cada uma delas abaixo: 

Através de sorteios 

Como já mencionado, mensalmente são realizados sorteios em que algum participante é contemplado com a carta de crédito. 

Portanto, você pode participar de um consórcio e receber o valor para comprar seu carro ainda no primeiro mês ou pode ter que esperar até o final do prazo para recebê-lo.

Antecipação do lance

É possível antecipar parcelas do consórcio com intuito de receber o veículo mais rapidamente. Esse adiantamento funciona como um lance, e o consorciado que der o maior lance será contemplado e poderá retirar sua carta de crédito antes do previsto, sem depender do sorteio. 

Final do contrato

Todos os participantes do grupo serão contemplados com a carta de crédito após o pagamento de todas as parcelas previstas no contrato. Portanto, mesmo quem não foi selecionado durante os sorteios ou através dos lances vai receber o valor neste momento. 

O que é a carta de crédito no consórcio? 

Afinal, o que seria exatamente essa carta de crédito que tanto ouvimos falar quando o assunto é consórcio. Ela nada mais é do que a forma de pagamento característica desta modalidade. 

Portanto, quando for contemplado, o consorciado não receberá o veículo em mãos ou o valor em dinheiro. Ele receberá essa carta de crédito. 

Com a carta em mãos, o indivíduo deve ir até uma concessionária, escolher o modelo desejado e apresentar a carta como forma de pagamento. Neste caso, o procedimento de pagamento será realizado pela administradora contratada para o consórcio. 

Mas e se você quiser um valor acima do contemplado na carta de crédito? Basta desembolsar a diferença na hora da compra. Agora, se o modelo for mais barato, é possível utilizar a quantia para abatimento das parcelas do consórcio ou até para pagamento do IPVA e seguro do carro. 

Vantagens do consórcio

  • O consórcio é um tipo de parcelamento planejado: antes de assinar o contrato com a administradora, você define quanto precisa para comprar o carro ou quanto pode pagar;
  • O consórcio não tem juros;
  • Aquisição de um carro novo sem entrada;
  • O consórcio pode te dar um poder de compra à vista: Na prática, isso significa que o ele poderá negociar por melhores preços e vantagens na compra;
  • Menos burocracia na negociação;
  • Valor do bem sempre atualizado;
  • Análise de crédito rápida. 

Leia este artigo e veja mais sobre essas e outras vantagens de fazer um consórcio.  

Desvantagens

  • Tempo de espera: ao entrar em um consórcio, não é possível determinar quando você será contemplado com o bem. A chance de você ter que esperar muitos meses para receber seu veículo é alta;
  • Riscos de inadimplência: as administradoras cobram uma taxa para criação de um fundo de inadimplência que geralmente gira em torno de 5%. Porém, se houver pessoas inadimplentes acima do esperado no grupo, pode ser necessário rever os valores das parcelas. 

Afinal, o consórcio de carro vale a pena? 

Para saber se um consórcio vale a pena fazer consórcio de veículos, você deve avaliar alguns pontos. Por exemplo, você tem pressa para adquirir o automóvel ou pode esperar um tempo maior? 

Caso possa esperar esse período, essa modalidade pode ser interessante, principalmente por não exigir que você desembolse um valor alto de imediato.

O consórcio compensa principalmente para pessoas que não dispõem do valor de compra à vista e não desejam arcar com os juros que incidem em um financiamento. Neste caso, eles não precisam entender que o recebimento do veículo pode não ocorrer em um futuro próximo. 

– Leia também: Consórcio ou financiamento de carro? Descubra qual a melhor modalidade

Consórcio Delta

Com o Consórcio Delta você usufrui de todas essas vantagens e pode planejar a troca do(s) seu(s) veículo(s) sem pagar juros. Temos uma das menores taxas de administração do mercado. Faça uma simulação e saiba mais em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *