Diferença entre direção hidráulica e elétrica: entendendo na prática

Você sabe qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica?

O mercado automotivo evolui a todo momento, deixando os motoristas a cada dia com mais e mais opções de sistemas, direção. Enfim, diversas variáveis que devem ser avaliadas para a escolha do veículo ideal. Uma delas é sobre a diferença entre direção hidráulica e elétrica. 

Logo, com tanta opção no mercado, fica difícil escolher aquela que mais lhe agrade, não acha? Reunimos então algumas informações importantes entre ambos sistemas que podem ajudá-lo na decisão de qual direção escolher. 

Continue a leitura e descubra qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica e veja qual delas melhor se encaixa com as suas necessidades de uso. 

Afinal, qual a diferença entre direção hidráulica e elétrica? 

Ambos tipos de direção foram projetadas para atender ao mesmo objetivo, o de propiciar uma condução mais leve e confortável. 

A diferença entre direção hidráulica e elétrica está no tipo de mecanismo que é utilizado para que a força do motorista na condução seja reduzida. 

Enquanto a direção hidráulica utiliza uma bomba e óleo para deixar a condução mais leve, na direção elétrica isso acontece com o suporte de um sistema elétrico. Entenda melhor a seguir. 

Como funciona o sistema na direção hidráulica? 

Veículos com direção hidráulica contam com uma bomba dentro da caixa de direção que faz com que o óleo circule, deixando assim o volante mais leve para o motorista exerça as manobras. 

Sempre que um movimento for aplicado, esse óleo irá exercer uma pressão como se fossem dois pistões empurrando a direção para um lado e para o outro. Essa lubrificação que acontece no sistema de direção hidráulica faz com que a condução fique até 80% mais leve do que a direção mecânica. 

Como funciona o sistema na direção elétrica? 

Diferentemente do que acontece na direção hidráulica, aqui não existe nenhuma presença de óleo no sistema de direção. Ele é substituído por um motor elétrico, localizado junto à caixa de direção. 

Uma vez que o motorista ligar o veículo e acionar o motor, este enviará um tipo de sinal para um equipamento eletrônico dentro do sistema que acionará o motor elétrico. Este sistema funciona de forma independente do motor do carro e por conta disso, auxilia o motorista a ter uma condução com menos esforços.

Direção eletro-hidráulica

Além da direção hidráulica e elétrica existe ainda a eletro-hidráulica, que nada mais é que um híbrido de ambos sistemas

Quando o veículo conta com este tipo de direção, a bomba hidráulica será acionada por um motor elétrico independente e não pelo motor do carro, como acontece na hidráulica. 

Como escolher a direção ideal? 

Agora que você já conhece a diferença entre direção hidráulica e elétrica, chegou a hora de avaliar quais delas melhor se encaixa nas suas necessidades de uso e estilo de pilotagem. 

Primeiramente é importante frisar que ambas vão contribuir significativamente para uma condução mais confortável, com menos esforços. Neste quesito elas são bem parecidas, porém existem alguns detalhes que podem ajudá-lo nessa avaliação. 

Como por exemplo, a direção elétrica é mais eficiente que as demais. Uma vez que o seu sistema gerencia melhor a energia do carro, exigindo menos do motor. Por isso, pode apresentar uma economia de combustível de até 5%

Além disso, a direção elétrica oferece melhores respostas de comando em diferentes velocidades. 

Agora se você é uma pessoa que gosta de realmente sentir o carro e estar no comando, a direção hidráulica pode ser sua melhor aliada. Ela oferece mais controle ao motorista e também uma melhor comunicação com o carro, como por exemplo, em relação ao peso do veículo e tração dos pneus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *