Nostalgia Uno – a história do maior sucesso da Fiat

O Fiat Uno é o carro de maior sucesso da Fiat e durante muitos anos se consolidou como o principal popular do Brasil. Em agosto de 1985 a marca apresentou o compacto mundial que chegaria às lojas naquele mês. O veículo foi precursor dos carros populares no país e pioneiro em relação a economia e tecnologia do seu segmento de automóveis.

Desde então se manteve como um grande sucesso de vendas e crítica entre especialistas da área e ainda hoje é um dos maiores sucessos da marca. Conheça mais sobre a história do Uno através de uma linha do tempo elaborada desde sua chegada no país até o mais novo lançamento do modelo.

 

1985 – Chegada do Uno no Brasil

O primeiro modelo foi o Fiat Uno S, que contava com o motor Fiasa 1.050 cm³ do Fiat 147 (52CV). A principal vantagem do veículo era com a economia de combustível. Possuía um motor sem vibrações e com mais possibilidade de explorar as marchas. Destacou-se na época também o aproveitamento do espaço interno do Uno, dentro de dimensões externas bastante reduzidas.

Para exemplificar a aceitação do modelo, ainda no primeiro contato com o veículo, a revista Autoesporte, deu nota 10 pela autonomia e 8 para suspensão do Uno. A média geral foi de 8,8, uma nota considerada excelente pelo conceito da revista na época.

 

1987 – Primeiro Uno esportivo

Em 1987 surgia o Fiat Uno 1.5R, o primeiro esportivo da categoria, com motor que gerava 86 cavalos. O modelo exibia faixas laterais, spoiler no teto, tampa do bagageiro pintada de preto fosco e cinto de segurança vermelho. Foram adicionados também rodas de liga leve e amortecedores pressurizados o que aumentou o conforto, a estabilidade e segurança do carro.

1990 – O revolucionário Mille

O Fiat Uno Mille surgiu no período em que o então presidente Collor implementou novas regras tributárias que diminuíram as tributações para veículos de até 1 litro. Com essa medida a Fiat criou uma versão com motor de 48 cavalos.

O Uno Mille foi fabricado exatamente para ser um carro prático, econômico e barato. Se tornando pioneiro na era dos carros populares no Brasil. E o sucesso foi imediato, ainda no primeiro ano foram vendidas 100 mil unidades.

1992 – O Uno ganha seu primeiro modelo quatro portas e se consolida de vez como o principal popular do Brasil, responsável pelo crescimento da marca por aqui.

 

Anos 2000 – início da modernização

O Fiat Uno foi o grande sucesso da marca e não dava sinal de que isso mudaria tão cedo. Em 2000 foi lançado o Mille Fire 1.0, aumentando sua potência para 55 cavalos, com destaque para a economia de combustível. Foi dado início também à modernização visual do modelo: grade, faróis e lanternas foram substituídas.

2005 – foi lançado o Mille Fire Flex, o primeiro bicombustível da categoria, com 66 CV de potência à álcool e 65 CV à gasolina.

2008 – é a vez do lançamento do Mille Economy, que possui a mesma potência das versões anteriores, porém com novas regulagens de motor e suspensão, e ainda conta com pneus de baixa resistência, deixando-o 10% mais econômico que sua versão anterior.

2010 – Novo Uno

Buscando atender as novas exigências do mercado, a Fiat modernizou drasticamente o design e a forma quadrada do Uno, dando um apelo mais esportivo e jovial para o modelo. Foi instalado ainda o novo motor EVO.

2014 – lançamento do Novo Uno Evolution, modelo já mais sofisticado, que conta com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas.

 

2018 – último lançamento

O Novo Uno 2018 foi equipado com motores 1.0 de três cilindros e o novo motor 1.3 de quatro cilindros, mais eficiente no consumo de combustível e com potências otimizadas. O sistema de segurança do modelo também conta com novidades, como a inclusão do controle de tração e estabilidade para versões com motor 1.4 e câmbio automático.

Já são décadas de sucesso do modelo no mercado e a tendência é continuar dessa maneira por muitos anos. Conheça as versões disponíveis do Uno na Delta Fiat e faça parte você também dessa história de sucesso.

comparativo de carros polo e argo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *