Extintores automotivos: principais modelos e a não obrigatoriedade de uso

Os extintores automotivos ainda geram muitas dúvidas entre os motoristas. Afinal, o seu uso é ou não obrigatório? Quais os tipos de produtos indicados para utilizar dentro de veículos? E como utilizá-los em caso de incêndio?

Nós vamos esclarecer essas e outras dúvidas no texto a seguir. Confira!

Entenda quais são as classes de fogo

Antes de apresentarmos quais são os principais modelos de extintores automotivos, faz-se necessário apresentar a classificação de fogo. Isto é, cada incêndio é caracterizado pelo tipo de material que encontra-se em combustão.

Atualmente, existem cinco classes distintas de incêndio, são elas A, B, C, D e K. Entenda o que significa cada um dos tipos:

  • Classe A: diz respeito ao fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, é o caso da madeira, papel, tecido e borracha;
  • Classe B: é o fogo que acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis;
  • Classe C: ocorre quando a queima acontece em equipamentos elétricos energizados. Ou seja, neste caso a extinção do fogo deve ser feita por um extintor que não conduza eletricidade;
  • Classe D: são incêndios que têm como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio;
  • Classe K: classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

Tipos de extintores automotivos 

Existem diversos tipos de extintores no mercado, e cada um deles é produzido a partir de materiais específicos para controlar cada tipo de fogo. Ou seja, a finalidade de cada um será alterada de acordo com a classe de fogo responsável pelo incêndio.

1. Extintor ABC para carros

O extintor do tipo ABC é o modelo automotivo recomendado para uso em veículos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O seu nome diz respeito justamente à sua principal vantagem, que é o fato dele ser capaz de combater incêndios de diferentes classificações (A, B e C). 

Ou seja, os extintores que se encaixam na categoria ABC são aqueles capazes de cessar o fogo tanto em líquidos inflamáveis, quanto em materiais sólidos e também em equipamentos energizados.

2. Extintor com gás carbônico (CO²)

É um dos tipos de extintores mais utilizados em todo o mundo, e tem como diferencial a capacidade de combater fogos de diferentes origens. Podem ser utilizados em incêndios das Classes A, B e C e também em equipamentos elétricos energizados.

Logo, é uma opção indicada para extintores automotivos.

3. Extintor com água pressurizado

Este tipo de extintor serve especificamente para combater incêndios da Classe A. Ou seja, é o fogo que tem origem em materiais sólidos que deixam resíduos.

Os incêndios deste tipo necessitam de resfriamento instantâneo para serem cessados, logo, apenas a água pressurizada conseguirá a eficácia necessária para extinguir o fogo mais rapidamente.

4. Extintor com pó químico seco

É composto por bicarbonato de sódio ou potássio que ao serem pressionados formam um vapor de água para controlar o incêndio.

Este extintor é indicado principalmente para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, podendo também ser utilizado em fogos de origem elétrica.

5. Extintor de espuma mecânica

Este extintor vai realizar um abafamento do fogo do incêndio. Isso acontece pois a espuma no produto forma uma camada impenetrável que vai desviar o oxigênio, sendo capaz também de reter as difusões inflamáveis.

Por isso, este produto é indicado para o combate de incêndios das classes A e B.  

O que fazer em caso de incêndio? 

O manuseio correto dos extintores automotivos é fundamental para garantir a sua segurança. Por isso, é importante saber como agir caso perceba qualquer foco de incêndio no veículo. Veja então quais são os principais passos para cessar o fogo:

  1. Posicione-se no sentido do vento;
  2. Aproxime-se cuidadosamente do foco do incêndio;
  3. Movimente o jato do extintor automotivo em forma de leque, atacando sempre a base do fogo;
  4. Em caso de combustível líquido, não aplique uma pressão muito forte na superfície do fogo, pois isso pode acabar aumentando a área da combustão;
  5. Mantenha o jato até ter certeza de que não houve reignição. 

– Leia também: Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo

O uso de extintor automotivo é obrigatório? 

Os extintores automotivos não são mais obrigatórios desde 2015 para veículos comuns. A obrigatoriedade continua vigente apenas para caminhões, ônibus, veículos de transporte de produtos inflamáveis e de líquidos gasosos, e veículos de transporte coletivo de passageiros, como táxis, por exemplo.

De acordo com a Resolução 556 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o extintor é de uso e porte facultativo em veículos. Ou seja, o motorista ainda pode utilizá-lo em seu veículo caso sinta necessidade.

No entanto, aqueles que rodarem com extintores automotivos devem, necessariamente, seguir algumas normas, como por exemplo:

  • O extintor deve ser do tipo ABC com carga de pó químico;
  • Deve estar dentro da validade, que é de cinco anos;
  • O indicador de pressão não pode estar na faixa vermelha;
  • Deve-se manter a integridade do lacre;
  • Presença da marca de conformidade do INMETRO;
  • Os prazos da durabilidade e da validade do teste hidrostático do extintor de incêndio não devem estar vencidos;
  • Aparência geral externa em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos);
  • Local da instalação do extintor automotivo: este deve ser instalado em um dos bancos dianteiros do veículo.

– Leia também: Cuidados que você deve ter com o carro regularmente

Banner para agendar revisão na Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *