Quando devo fazer o alinhamento das rodas do meu carro?

A manutenção do veículo deve ser sempre prioridade para os motoristas. Afinal, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Por isso, todo condutor sabe que existem alguns prazos de revisão que devem ser seguidos para que tudo funcione perfeitamente. Um dos serviços mais importantes é o de alinhamento das rodas do carro. Você sabe do que se trata esse procedimento? E quando deve realizá-lo?

Confira então tudo o que você precisa saber sobre o alinhamento das rodas:

O que é o alinhamento de carros?

Como o próprio nome sugere, o alinhamento consiste em configurações para deixar as rodas em linha reta com objetivo de que não haja desvio lateral delas em pista reta.

Na situação ideal, o ângulo de inclinação deve marcar zero grau e estas devem estar perpendiculares ao solo e paralelas entre si, formando assim um retângulo.

Todos os veículos são desenvolvidos para manter as rodas alinhadas, porém com o uso, devido aos buracos e calçamentos das ruas, elas vão se desalinhando de acordo com o tempo.

Quando fazer o alinhamento das rodas no veículo?

Recomenda-se que o alinhamento seja realizado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. No manual do proprietário do automóvel deve constar exatamente em qual prazo deve ser realizada essa revisão.

Porém, é possível que haja a necessidade de realizar o serviço antes mesmo dessa delimitação. Por isso é muito importante que o motorista esteja atento à alguns sinais da necessidade de se realizar o alinhamento das rodas. Confira quais são eles:

  • Sempre que realizar troca de pneus;
  • Quando o motorista sentir o volante puxar para um dos lados ao dirigir;
  • Quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas;
  • Se sentir qualquer tipo de vibração no carro;
  • Se o volante estiver duro;
  • Quando existir um desgaste não homogêneo dos pneus.

Esteja atento aos sinais de desalinhamento e siga as recomendações presentes no manual do seu veículo rigorosamente para garantir sua segurança e de todos os passageiros.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre revisão do carro

alinhamento de carro

Alinhamento e balanceamento: entenda as diferenças e características

Ambos procedimentos são ajustes realizados nas rodas do veículo, contudo, eles não tem o mesmo objetivo. 

O alinhamento, como já indicado, diz respeito ao ajuste dos ângulos das rodas. Já o balanceamento das rodas, consiste em ajustes que possibilitem que as mesmas rodem sem gerar vibrações excessivas. 

É comum a recomendação de que alinhamento e balanceamento sejam realizados em conjunto, uma vez que um contribui para os resultados do outro. Porém, isso não é exatamente necessário. 

Eles devem acontecer simultaneamente nesses casos: 

  • Quando o volante estiver muito duro;
  • Volante com muitas vibrações;
  • Quando fizer a troca de pneus; 
  • Quando alcançar a quilometragem recomendada para a revisão. 

Dirigir veículos desalinhados ou sem balanceamento pode ser arriscado, pois você não terá tanto controle do mesmo.

Alguns sintomas: o carro “puxar” para um dos lados e apresentar trepidações na direção. Portanto, ao rodar em velocidades mais altas, você pode estar correndo perigo.

É fundamental não pode esquecer do alinhamento e balanceamento na revisão de rotina. Afinal, eles vão garantir a segurança e estabilidade do carro, assim como evitar que haja desgaste irregular dos pneus e aumento no consumo de combustível.

Benefícios do alinhamento

  • Minimiza o desgaste e maximiza o conforto do motorista na condução; 
  • Diminui o desgaste dos pneus, aumentando sua vida útil; 
  • Contribui para economia de combustível; 
  • Mais segurança ao reduzir problemas de estabilidade e controle. 

Leia também: 10 dicas para economizar combustível

Como é feito o alinhamento das rodas? 

alinhamento de carros

Durante o serviço de alinhamento de carros, são realizados ajustes nos ângulos da suspensão, de forma que eles fiquem com um grau específico/recomendado de convergência/divergência e cambagem. 

Os três principais ajustes de alinhamento de rodas são: cambagem, ângulo de ocastes e convergência. Entenda melhor cada um deles: 

  • Cambagem: é o ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo; 
  • Caster: é o ângulo de inclinação do eixo de direção em relação à vertical; 
  • Convergência/divergência: é a diferença de distâncias entre os eixos dianteiros e traseiros das rodas quando visualizados de cima.  

Serviços de manutenção na Delta Fiat

A primeira revisão realizada na Delta Fiat oferece mão de obra gratuita. Todos os equipamentos, ferramentas e peças são originais e fornecidos pela Fiat, o que garante a melhor performance e durabilidade do veículo.

Nossos mecânicos são experientes, treinados na fábrica da Fiat com o mais alto nível de especialização e são frequentemente atualizados nas mais modernas plataformas e sistemas desenvolvidos pela marca.

É possível realizar o agendamento online

A Delta faz as revisões mediante agendamento, para que o ato de trazer o veículo para a concessionária seja planejado e mais confortável ao cliente. Além disso, no momento do atendimento, o cliente tem uma previsão do tempo necessário para o serviço e pode programar melhor sua rotina.

Acesse a página de agendamento clicando aqui e traga seu veículo pra gente. Estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *