Uso do lubrificante do carro: tudo o que você precisa saber

Estar atento ao estado de conservação dos principais componentes é extremamente essencial para garantir uma maior vida útil para o seu automóvel. Dentre os principais itens que devem ser analisados cuidadosamente está o funcionamento do lubrificante do carro. Afinal, ele está diretamente ligado ao equipamento de maior importância do seu carro.

É comum surgirem dúvidas relacionadas ao uso do lubrificante do carro, como:

  • Qual produto eu devo usar?
  • Qual a diferença entre óleo sintético, mineral e semissintético?
  • Quando devo realizar a troca de óleo?

Nós vamos te ajudar com esses questionamentos. Continue a leitura e descubram tudo o que você precisa saber sobre o uso do lubrificante no seu veículo.

Qual o lubrificante indicado para o meu veículo?

A resposta para essa pergunta vai estar presente no Manual do Proprietário que você adquiriu na compra do veículo.

É muito importante que você siga a risca as recomendações ali presentes. Afinal, essas indicações foram propostas com embasamento em uma série de estudos específicos para o seu modelo. Consulte, portanto, o prazo indicado para troca e o produto que deve ser utilizado.

*todos os lubrificantes contém as informações nos rótulos para consulta do produto indicado para o seu modelo.

Riscos do uso incorreto do lubrificante

  • Perda da garantia do automóvel;
  • Redução da vida útil;
  • Mau funcionamento do motor;
  • Desgaste das peças;
  • Superaquecimento.

Diferença entre óleo sintético, semissintético e mineral

O óleo sintético é o mais elaborado dentre os três, ele é mais resistente à oxidação, pois suas moléculas são mais uniformes, apresentando também melhor viscosidade e maior poder de limpeza. A diferença para o mineral é que este é obtido diretamente através do refino do petróleo. E o semissintético é a mistura dos dois.

Qual o prazo máximo para o troca do óleo?

O prazo máximo para troca em todos os casos são de seis meses, independente da quilometragem. Se você não ficar atento aos prazos indicados, isso pode ocasionar uma carbonização, o que irá trazer problemas para o seu veículo mais para frente.

Faça sua revisão na Delta Fiat

É importante fazer a manutenção do seu veículo com uma concessionária de confiança, que garanta a segurança e o bom funcionamento do seu carro. A Delta Fiat oferece os serviços de manutenção e assistência técnica e é possível fazer o agendamento online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.