Vidro embaçado é um problema para o motorista: saiba o que fazer

Se você já dirigiu em dias chuvosos ou mais frios, com certeza deve ter passado pela situação do vidro embaçado.

A pouca visibilidade ocasionada por esse fenômeno que muitos consideram simples pode ser desastrosa para quem está na direção e para os pedestres.

Separamos neste texto dicas que o ajudarão a resolver o problema. Um pequeno adiantamento: passar a mão não é a solução!

Ficou interessado? Então continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:

Por que o vidro do carro embaça? 

Para solucionar o problema também é importante entender como ele acontece. No caso do vidro embaçado precisamos voltar às aulas de física sobre troca de calor.

Quando dois corpos de diferentes temperaturas são colocados juntos, eles tendem a trocar as temperaturas entre si para que cheguem em um equilíbrio térmico. Isso acontece porque o calor é um tipo de energia que transita entre os corpos.

Quando estamos em um carro fechado, o ar que está na parte de dentro é mais quente, devido a nossa respiração, do que o ar que está do lado de fora. Nessa troca de calor, o ar quente encontra o vidro e acaba embaçado.

Como desembaçar o vidro? 

Se o motivo dos nossos problemas é a troca entre temperaturas muito diferentes, é só evitar essa diferença, certo?

Acertou em cheio quem pensou em ligar o ar-condicionado! Esse nosso aliado funciona da seguinte forma: o aparelho de ar-condicionado retira o ar quente e úmido do veículo, joga no ambiente e devolve um ar mais fresco e sem umidade.

Se direcionarmos o ar-condicionado do carro para os vidros embaçados, rapidamente a temperatura interna ficará mais próxima da externa e o problema estará resolvido!

– Leia também: Higienização de ar-condicionado automotivo: como e quando deve ser feita?

E para os carros que não tem ar-condicionado? 

Se você não puder contar com um aparelho de ar-condicionado não se desespere! Ainda existem várias soluções para você.

Uma delas é ligar o ar-quente em direção do vidro para fazer com que as gotículas de água que estão o fazendo embaçar evaporem. Mas não intercale o ar quente e o ar frio. O ar frio voltará a resfriar essas gotículas e só vai atrasar o processo.

Caso você esteja com medo de morrer de calor dentro do veículo, uma outra maneira é estacionar e abrir um pouco as janelas, esperando até que o vidro volte ao normal.

Mas a melhor solução de todas elas é um pano próprio para desembaçar vidros que pode ser comprado em praticamente todo posto de gasolina! É só umedecê-lo e passar nos vidros que eles não embaçam durantes horas.

Como resolver o vidro embaçado por fora? 

Pelo mesmo motivo que o vidro pode embaçar por dentro ele também pode embaçar por fora, se dentro do carro estiver muito gelado e no lado externo estiver quente.

Para resolver esse problema também é possível direcionar ar quente para os vidros ou abrir as janelas do carro para regular a temperatura.

Em alguns carros, quando o dia está frio, isso também pode acontecer e é necessário esperar que o carro esquente para que o vidro volte ao seu normal.

Vidro embaçado: passar a mão só piora

Se você já viveu o drama do vidro embaçado é muito provável que tenha ou ao menos tenha se sentido tentado a passar a mão no vidro para desembaçar. Porém, essa não é nem de longe uma solução indicada.

Nossas mãos estão frequentemente em contato com diversas superfícies e objetos que podem não estar assim tão limpos. Isso sem falar do nosso próprio suor.

Ao passar a mão no vidro você pode deixar diversas impurezas e gorduras nele que a longo prazo dificultam sua visão.

Veja essa e muito mais dicas para seu carro!

Os carros estão sempre inovando seus modelos e tendo cada vez mais coisas para aprender sobre eles.

Das grandes a pequenas dúvidas, a Delta Fiat, concessionária Fiat especializada, quer te ajudar a responder todas! Foi pensando nisso que criamos nosso canal no YouTube.

Inscreva-se e acompanhe todas as novidades!

– Leia também: Ponto cego do carro: como identificar e dicas para dirigir com segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *