Dicas para economizar combustível

palio_sporting_046
Confira algumas dicas que preparamos para você economizar combustível:

1 – Calibre regularmente os pneus do seu veículo, siga a orientação da montadora e calibre os pneus com intervalo de no máximo 15 dias. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.
2 – Não ultrapasse o peso recomendado, um carro com peso acima do permitido precisa de maior aceleração. Quanto mais carregado, mais o veículo consome. Estudos mostram que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%.
3 – Troque a marcha no momento certo, isso faz toda diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro.
4 – Evite aceleradas bruscas e desnecessárias, isso afetará muito a média de combustível. Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem, basta ligar e sair rodando.
5 – Troque as velas na quilometragem recomendada, as velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros. Quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.
6 – Evite andar com os vidros abertos especialmente em velocidade maior que 80 km/h. Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível.
7 – Utilize combustível de boa qualidade, gasolina com querosene ou etanol com água interferem muito na média de combustível porque a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. Por isso, abasteça sempre em postos com o selo da ANP e dê preferência a grandes redes.
8 – Tenha atenção no trânsito. Seu comportamento é fundamental para economia de combustível. Próximos aos semáforos, por exemplo, diminua a velocidade se o sinal estiver vermelho. Assim, não é preciso parar completamente e a retomada da velocidade será mais suave. Evite aquele ziguezague entre os carros. Isso só causa estresse e aceleradas desnecessárias. E abandone o hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.
9 – Utilize o ar condicionado com moderação. Em dias de temperaturas amenas deixe-o desligado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.
10 – Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

Confira na Delta Fiat as melhores ofertas da Fiat em Juiz de Fora. Siga-nos no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *