Higienização de ar-condicionado automotivo: como e quando deve ser feita?

O Brasil é um país de altas temperaturas, por isso, se tem algo valorizado pelos motoristas é o ar-condicionado do carro, não é verdade? Afinal, ninguém quer passar horas no trânsito dentro de um carro quente. Por isso, é muito importante que seja feita corretamente a higienização de ar-condicionado automotivo. 

Fazer a limpeza adequada no sistema é fundamental para garantir a eficiência do mesmo, assim como para evitar problemas de saúde nos usuários do veículo. 

Por isso, elaboramos um passo a passo com algumas dicas de como deve ser realizada a limpeza do sistema. Confira a seguir! 

Como deve ser feita a higienização de ar-condicionado automotivo? 

O mais recomendado é que a higienização do ar-condicionado de carros seja realizada por profissionais. Dessa forma, há garantia de que a limpeza será realizada de forma completa e eficiente, sem riscos de danos ao sistema. 

Entretanto, isso não impede que ela seja realizada por você mesmo na sua casa. Mas é necessário muito atenção quando for realizar a limpeza para não danificar nenhuma peça. 

Caso opte por realizar a higienização em casa, recomendamos que faça uma consulta no Manual do Carro. O documento traz todas as especificações do sistema de ar-condicionado, indicando seus componentes e modo de funcionamento. 

Agora vamos às dicas para começar a limpeza do sistema. Anota aí! 

Primeiro passo: remoção da umidade 

Em primeiro lugar, recomendamos que seja feita uma limpeza em todo o interior do veículo antes de iniciar a higienização do ar-condicionado.

Feito isso, você deverá então remover as umidades dos dutos do ar. Esse procedimento deve ser realizado com o motor em funcionamento e com o aquecedor ligado, porém, o carro deve estar parado. 

Feche as janelas e portas do veículo por cerca de cinco minutos, e as mantenha dessa maneira, sem nenhum ocupante no interior. O objetivo dessa etapa é diminuir a probabilidade de proliferação de bactérias nos dutos do ar. 

Segundo passo: descontaminação

Nesta etapa será necessário a utilização de um produto descontaminante para infestação de bactérias, fungos e ácaros. Este tipo de produto pode ser adquirido em qualquer loja de automóveis. 

Ligue o ar-condicionado no nível máximo e deixa somente a porta do passageiro aberta. Pressione então o produto dentro do sistema de ar-condicionado, e mantenha-o dessa maneira por cerca de um minuto. Neste momento é recomendado que o motorista esteja usando uma máscara protetora para evitar a inalação do produto. 

Depois disso, saia do carro e feche a porta do passageiro. Deixe o produto agindo dentro do carro por cerca de cinco minutos. 

Terceiro passo: mantenha o veículo aberto

O processo está praticamente finalizado. Agora você só precisa deixá-lo aberto por um período, cerca de uma hora, para evitar mau cheiro no interior. 

A realização da higienização do ar-condicionado é fundamental para eliminar qualquer tipo de bactéria que possa estar impregnada no sistema. Além do odor desagradável, e da perda de eficiência, pode causar também sérios problemas respiratórios nos passageiros. 

Quando deve ser feita a higienização de ar-condicionado automotivo? 

Recomenda-se que a limpeza do sistema de ar seja realizada a cada seis meses, ou a cada 30 mil quilômetros rodados. O que acontecer primeiro. 

Além da manutenção do ar, deve-se verificar o gás refrigerante do sistema. Este gás deve ser trocado a cada 2 ou 3 anos, dependendo do modelo do veículo. Isso deve ser feito pois o gás vai escapando gradualmente durante o uso, o que pode fazer com que o ar deixe de soprar frio com a mesma eficiência. 

Uma dica para garantir uma melhor eficiência é ligar o equipamento pelo menos uma vez na semana, mesmo em períodos de baixa temperatura. Isso vai ajudar a evitar a lubrificação e ressecamento das peças.

Leia também: Ar-condicionado de carro: dicas de como usar corretamente

3 mitos sobre o ar condicionado do carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *