Óleo de motor: qual o mais correto para cada tipo de carro?

Realizar a revisão periódica do seu veículo é extremamente importante para garantir mais durabilidade e uma melhor performance do seu automóvel. Dentre os cuidados que devem ser tomados está a troca do óleo de motor, sendo indispensável em qualquer carro, seja ele novo ou com mais quilometragem.

Você sabe qual óleo mais adequado para cada tipo de carro? Vamos apresentar nesse post algumas dicas para você realizar a compra correta para o seu tipo de veículo.

Para saber mais sobre os cuidados com a manutenção do seu veículo, acesse nosso post com tudo sobre revisão.

Óleo mineral, sintético ou semissintético?

Atualmente, é possível encontrar o óleo de motor em três versões distintas, cada um deles recomendado para uma finalidade específica. Confira tudo abaixo.

Óleo mineral

O óleo mineral é o mais comum do mercado e também o mais barato. Atende muito bem as necessidades de diversos motores. Porém ele requer uma maior periodicidade de troca, com uma menor quilometragem.

O recomendado para este tipo de óleo é que a troca aconteça com até cinco mil quilômetros rodados.

Óleo de motor sintético

O mais elaborado deles é o óleo sintético, que garante manter uma viscosidade constante, independente da temperatura do motor. Sendo assim, a tendência é não carbonizar o motor.

Esse tipo de óleo é recomendado para quem roda muitos quilômetros com o carro, pois com ela a troca é mais estendida, com uma periodicidade maior.

Recomenda-se que ela ocorra entre 15 e 20 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, sendo seguido o que acontecer primeiro. 

óleo de motor para carro

Óleo semissintético

O semissintético é a mistura da base do óleo sintético com a do mineral. Os veículos indicados para a utilização desse tipo de óleo são os que possuem motores mais potentes e que trabalham em alta rotação.

Ele também provoca menos carbonização interna e contribui para minimizar o atrito entre as peças internas do motor, principalmente durante a partida, pois é quando grande parte do óleo está em repouso no cárter (reservatório do óleo).

A troca é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados.

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Qual o prazo máximo para troca do óleo de motor?

Atentar-se às trocas do óleo de motor é fundamental para garantir a melhor eficiência e aumentar a vida útil do veículo. Isso porque ele é responsável por lubrificar as peças, ou seja, ele faz com que a movimentação das mesmas aconteçam da forma correta, impedindo danos ao motor

Um mau funcionamento da lubrificação do veículo pode causar o rompimento de determinadas peças e também de superaquecimento do sistema. O prazo máximo para troca do óleo em todos os casos são de seis meses, independente da quilometragem.

Atenção ao Manual do Automóvel

Todo veículo é comercializado com um manual, ou seja, um documento em que consta uma série de especificidades sobre o veículo em questão.

Neste documento, é possível encontrar também qual é o tipo de óleo de motor mais adequado para o seu modelo, assim como determinação da periocidade de troca recomendada.

É importante seguir essas recomendações, pois são realizados diversos estudos e testes de fábrica para descobrir aquele que melhor atende às necessidades do seu veículo, para assim garantir uma melhor performance para o mesmo.

Classificação de viscosidade

Você já deve ter reparado que as embalagens de óleo de motor contam com uma classificação número. Esse dado é utilizado para classificar o nível de viscosidade do produto.

Como padrão, utilizamos a tabela da Sociedade de Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos. Nela consta dois números, o primeiro, que é acompanhado da letra “W” (winter, em inglês) está relacionado ao modo como o óleo flui quando está frio, como por exemplo, durante a partida do motor. Já o segundo número indica a forma como ele flui em temperaturas mais elevadas.

Quanto menor for o seu número, melhor ele fluirá. Por exemplo, óleo de número 5W-30 flui melhor do que um de 10W-30 durante a partida do motor.

Já um óleo 10W-30, em comparação com um 10W-40, fluirá melhor nas temperaturas normais de funcionamento do motor.

 

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