Limpeza interna de carros: dicas para uma higienização eficiente

A limpeza interna de carros demanda uma atenção especial dos proprietários. Além da parte estética, é importante manter o carro limpo para evitar acúmulo de poeira que pode prejudicar a saúde dos passageiros. Assim como para manter o seu veículo bem conservado. 

Portanto, é importante criar uma rotina de fazer a limpeza interna de carros regularmente. Se você tem dúvidas de como fazê-la corretamente preparamos algumas dicas para ajudá-lo. Confira! 

Dicas para fazer a limpeza interna de carros 

O interior do veículo requer cuidados especiais na hora de fazer a limpeza. Por isso, muitos motoristas acabam optando por fazer essa lavagem em locais especializados. 

Entretanto, a limpeza interna de carros não é tão complexa assim. Com apenas alguns produtos é possível deixar seu veículo higienizado. Basicamente serão necessários os seguintes itens para limpar o carro: sabão neutro, alguma esponja macia, um pano e aspirador de pó. 

Então vamos logo às dicas: 

Estofado e teto do veículo 

Geralmente o estofado e o teto são as etapas mais complexas da limpeza interna de carros. Além de ocuparem a maior parte interna, ambas requerem um cuidado maior durante a lavagem, para evitar mofo e mau cheiro no veículo. 

Por isso, quando for lavá-los tenha cuidado com o excesso de água direto no tecido. O material de espuma dificulta a secagem, o que pode gerar mofo no interior do carro. 

Como deve ser feito: 

  • O primeiro passo é utilizar um aspirador em pó para retirar a sujeira mais pesada do estofado e do teto. 
  • Em seguida passe utilize um pano úmido com a mistura de detergente neutro com desinfetante. 
  • Por último, passe um pano seco em todas as regiões higienizadas para se certificar de que nada ficou molhado/úmido. 

Se o estofado do seu veículo for de couro é recomendado passar apenas um pano úmido junto com a mistura de detergente neutro com água. Atenção: evite o uso de produtos químicos neste tipo de estofado para evitar manchas nos bancos. 

Outra etapa importante da limpeza interna de carros com banco de couro é a necessidade do mesmo realizar uma hidratação periódica. Esta deve acontecer pelo menos uma vez por ano. 

Painel de instrumentos

O painel de instrumentos do carro requer atenção especial durante a limpeza interna de carros. Essa região está conectada diretamente com sistemas elétricas que, em contato com a água podem ser danificados. 

Apenas um pano umedecido com detergente neutro é suficiente para fazer a higienização do painel. 

Muitos motoristas gostam também de passar silicone ou algum tipo de revitalizador de plásticos para dar um brilho maior no interior do carro. 

Se for utilizá-lo, só certifique-se de não aplicar o produto no volante e nem na manopla de câmbio.  Isso porque o mesmo pode deixar estes itens escorregadios, o que é prejudicial para a segurança na condução. 

Central multimídia 

Para limpar a central multimídia do seu veículo apenas um pano úmido com detergente neutro é suficiente. 

Nunca utilize silicone neste local, pois ele pode formar uma película superficial que pode manchar o painel, além de danificar o funcionamento das telas sensíveis ao toque. 

Tapetes 

Para fazer a limpeza interna de carros é importante se lembrar também de lavar todos os tapetes. Essa etapa é a mais simples de todas. 

Você só precisa retirar todos os tapetes do veículo, e lavá-los com água e sabão, se necessário utilize uma escova para retirar a sujeira mais grossa. 

Só recoloque os tapetes no carro depois que todos estiverem totalmente secos. Enquanto você espera eles secarem, você pode fazer a limpeza do carpete do carro. 

Veja aqui também como lavar o motor do carro de modo seguro. 

Dica para a limpeza interna de carros! 

É importante ressaltar que, depois de fazer a limpeza interna de carros é fundamental que o motorista tenha certeza que o interior está totalmente seco antes fechar o veículo. 

Por isso, recomenda-se que, após a lavagem, deixar o carro aberto em um lugar arejado. 

Quando for lavar o carro você pode utilizar uma receita caseira para fazer uma limpeza ainda melhor. Olha só como é fácil prepará-la: 

  • 1 litro de água;
  • 1/4 copo de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Antes de fazer qualquer limpeza verifique o Manual do Veículo e confira se há alguma recomendação de produtos específicos para utilizar ou alguma contraindicação. 

Leia também: Dicas para manter o carro limpo e minimar os riscos de contágio com coronavírus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *