Dicas para manter o carro limpo e minimizar os riscos de contágio com o coronavírus

É muito importante manter o seu carro limpo constantemente. Dessa forma, além de garantir um ambiente mais confortável, você estará cuidando também da sua saúde e dos demais passageiros. 

Principalmente neste atual cenário em que o mundo se encontra, em meio a pandemia do coronavírus, essas medidas de higiene se tornam ainda mais importantes. 

Preparamos então algumas dicas simples que podem ser seguidas pelos motoristas para manter seu carro limpo durante esse período. Confira a seguir! 

Como manter o carro limpo para evitar o contágio com o coronavírus

Alguns cuidados e limpeza extras no veículo devem fazer parte da sua rotina para diminuir os riscos de contágio. 

É importante ressaltar que, o recomendado é que todos saiam de casa o mínimo possível. Porém, se for necessário dirigir você deve tomar algumas medidas para reduzir o risco de contaminação. 

Respondemos a algumas dúvidas sobre como deixar o carro limpo e protegido contra o coronavírus. Confira: 

Pode passar álcool em gel no carro? 

Sim, você pode e deve limpar o carro com álcool em gel. Especialistas recomendam o uso do álcool isopropílico, que não danifica o material do automóvel. 

Porém, você pode também utilizar o álcool 70° para fazer essa higienização. Faça a limpeza principalmente em locais de maior contato. É o caso das maçanetas, puxadores de portas, painel, volante, descanso de braços, botões, dentre outros elementos. 

Uma alternativa que pode ser utilizada na higienização também são os desinfetantes do tipo Lysoform. 

E quanto à limpeza dos bancos? O álcool danifica o estofado do carro, portanto, nesse caso, o mais adequado a se fazer é aspirar o local e passar uma solução com água e sabão. 

Leia também: Limpeza interna de carros: dicas para uma higienização eficiente

Dica de receita para limpar o estofado

Para deixar seu carro limpo você pode utilizar uma receita caseira para fazer uma higienização ainda melhor. Olha só como é fácil prepará-la: 

  • 1 litro de água;
  • 1/4 copo de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de amaciante.

Após a lavagem do veículo, é recomendado deixá-lo aberto para secar por completo em algum lugar arejado. 

O ar-condicionado pode ser ligado? 

Não é recomendado andar com o ar-condicionado do carro ligado neste período. Isso porque é importante que você deixe a circulação do ambiente sempre aberta. 

Mesmo que seja uma situação incômoda deixar o ar desligado no calor, é o mais adequado a ser feito neste momento para ajudarmos a conter o contágio. 

Sem falar também que o filtro do ar-condicionado pode estar sujo e se for o caso, poderá ocorrer a proliferação das bactérias, vírus e fungos ali presentes. 

Portanto, aproveitamos o momento para alertar os motoristas sobre a importância de fazer a limpeza do sistema de ar a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano. 

Dica para manter seu carro limpo: tenha uma lixeira e itens de limpeza

Deixe itens de limpeza de prontidão no veículo. Claro, o álcool em gel é o mais importante de todos. Mas você pode levar também lenços umedecidos que contenham álcool na composição para dar aquela atualizada na higienização dos locais de maior manuseio. 

Tenha uma lixeira de prontidão no carro para descarte de materiais utilizados pelos passageiros. E lembre-se de descartar o material assim que possível. 

– Leia também: Limpeza interna de carros: dicas para uma higienização eficiente

Vai precisar deixar seu carro em casa nessa quarentena? Leia nosso artigo “Veículo parado muito tempo: um guia para evitar problemas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *