Tipos de carros: guia completo com principais modelos e suas características

O universo dos carros é vasto, fascinante e cheio de curiosidades. Há muito tempo surgiram os primeiros tipos de carros e desde então o mercado automobilístico não parou mais.

Podemos falar em mais de 10 modelos de carros disponíveis atualmente, isso só para uso “doméstico”. Porém, só os mais fanáticos sabem diferenciar os carros pelo tipo e mesmo assim algumas dúvidas ainda podem se manter. Por isso, preparamos este guia completo dos tipos de carros par você se aprofundar nesse universo. Confira!

Principais tipos de carros

1. Hatch

O hatchback ou simplesmente hatch é um carro que combina o tamanho versátil de um sedan com a capacidade de um station wagon. No lugar do porta-malas tradicional “anexado” à carroceria, o porta-malas do hatch parece embutido ao restante do carro. Assim, o design é mais estiloso e traz a possibilidade de dobrar os bancos traseiros para a frente, não perdendo em capacidade. A abertura do porta-malas do hatch é maior que de outros carros, o que o torna bastante confortável para ser carregado.

Antes, o hatch era um design opcional de sedans, mas hoje destaca-se como um dos tipos de carros preferidos dos consumidores.

– Leia também: Fiat Hatch: conheça os modelos atuais da marca e suas características

2. Sedan

O sedan já foi um tipo de carro líder do mercado. Ainda é um dos modelos principais, mas podemos dizer que sua época de ouro foi superada. Ele é um carro muito adequado para famílias ou para carregar mais pessoas, pois acomoda até cinco passageiros com conforto. Ele une praticidade, tamanho versátil, conforto e eficiência.

Seu porta-malas clássico é aquele que parece “encaixado” no carro, ou seja, se projeta na traseira. Os sedans estão disponíveis em tamanhos pequenos, médios e grandes. Podem contar com itens de luxo e até características mais esportivas.

3. SUV

O termo SUV significa, em inglês, sport-utility vehicle, ou seja, veículo utilitário-esportivo. Os modelos disponíveis no mercado podem puxar mais para o lado esportivo ou para o aspecto utilitário. Assim, é comum que o modelo performe bem nas duas funções.

Os primeiros SUVs eram basicamente caminhonetes cobertas. A característica de carga está bastante presente, mas hoje em dia há um foco maior nas pessoas. Surge assim o termo “crossover”, o carro que faz a transição entre essas funções. Nem sempre um crossover tem a força de um SUV original.

Uma das características principais do SUV e que o fazem ser um dos tipos de carros mais apreciados pelos motoristas é a visão que ele proporciona para dirigir, já que é mais alto que outros carros. O SUV não é muito aerodinâmico, por isso pode ser menos eficiente no consumo de combustível que um hatch ou sedan.

4. Crossover

O crossover é um tipo de carro mais novo que reúne características de veículos comuns e de SUVs, transitando entre as duas categorias. É como um quase-SUV. A ideia por trás do crossover é entregar a eficiência e conforto de um sedan com uma posição mais alta de direção, maior capacidade de carga e natureza de esportivo. O crossover é um utilitário com estrutura maior. Costumam ser mais eficientes que SUVs pela sua estrutura. Quem não precisa da robustez de um SUV pode achar no crossover uma opção.

5. Minivan

As minivans surgiram no meio da década de 1980. São carros muito adequados para famílias maiores. Qualquer um que precisa transportar mais que cinco passageiros e ainda alguma carga tem na minivan um bom produto. As mais atuais possuem eficiência para direção e também são muito confortáveis, tendo flexibilidade de rearranjar o espaço interno otimizando-o para pessoas ou bagagem.

6. Picape

Os trucks são popularmente conhecidas como picapes (ou pick-ups) no Brasil. Antigamente seu objetivo era carregar carga em áreas rurais. As picapes atuais também são feitas para o conforto dos passageiros, com adicionais de luxo e mais tecnologia. Em alguns países, a picape é mais vendida que carros compactos, como sedans.

– Leia também: Picapes Fiat: conheça os modelos atuais da marca e suas características

7. Station Wagon

Em inglês, vagão. Antes das minivans surgirem, o station wagon assumia sua função como veículo familiar e espaçoso. O wagon é como um sedan com um teto mais alto com mais espaço para cargas variadas, família, animais, materiais esportivos etc. A maioria dos wagons tem uma terceira linha de assentos para passageiros extras.

Atualmente o wagon é um nicho do mercado que foi um pouco ofuscado pelas minivans e pelo SUVs.

8. Cupê

O cupê é um carro que geralmente tem duas portas e um espaço para carga. Os motoristas usuários desse tipo de carro não precisam de muito espaço e praticidade como os donos de um sedan precisam. Os cupês se aproximam de todos os outros modelos. Em inglês, coup significa dupla, par, ou seja, esses carros são para duas pessoas. Algumas montadoras já lançaram cupês de quatro portas, quando o teto traseiro é mais baixo que o normal. Um cupê costuma ser mais esportivo e estiloso que um sedan ou hatch tradicional. O modelo mais famoso de cupê é o conversível.

Outras classificações

Também podemos classificar os tipos de carros de acordo com o combustível utilizado ou com alguma característica específica. Confira!

1. Diesel

O uso do diesel como combustível não é novidade: surgiu na década de 1920 em trucks e a partir da década de 1930 foi usado pela primeira vez em veículos de passageiros. O diesel é mais econômico, proporciona mais força e durabilidade ao carro. É o combustível preferido por aqueles motoristas que usam carros mais robustos. Assim, o uso do diesel se tornou mais específico e identifica toda uma categoria.

2. Elétrico

Este tipo de carro é como o diesel, se diferencia pelo seu combustível. Ele usa energia elétrica para funcionar, armazenando-a nas suas baterias. Os carros elétricos vão desde compactos até carros maiores e de luxo. O custo de manutenção pode ser menor que um carro normal. Eles também são bem espaçosos.

Como dependem de uma estação de recarga, exigem uma estrutura que talvez não permita a viagem por longas distâncias.

3. Híbrido

Estes são os carros que oferecem emissões baixas de gases poluentes e gasto otimizado de combustível. O modelo de carro híbrido combina um motor que usa eletricidade e gasolina. Surgiram no começo dos anos 2000. São mais autônomos que os carros elétricos.

4. Conversível

Os conversíveis são um dos tipos de carros mais antigos do mercado. São de uma época em que as pessoas queriam sentir o vento causado pela velocidade. Geralmente possuem porta-malas pequeno para guardar a cobertura recolhível. São identificados como carros de verão e carros esportivos. Muitas vezes só carregam duas pessoas.

O conversível não é utilitário, mas é uma das experiências mais singulares que um carro pode oferecer.

5. Luxo

O segmento de carros de luxo oferece uma enorme variedade de acessórios e diferenciais. As últimas novidades do mercado chegam primeiro neste ramo. O luxo chega à maioria dos tipos de carros que relatamos aqui. Mesmo que o mercado popularize algumas funcionalidades de luxo, sempre são criados novos diferenciais para esse ramo.

Tipos de carro: guia completo com modelos e suas características

Banner para oferta de carros novos da Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *