Calibragem de pneus: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
É muito importante que os motoristas tenham atenção especial quanto à calibragem de pneus. Além de ser fundamental para a segurança, a prática também contribui para manutenção da performance do veículo, assim como para a economia de combustível.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:
Riscos de não calibrar pneu
Especialistas estimam que os pneus perdem cerca de 1 libra de pressão por mês. Quando há desgaste nas válvulas de segurança dos pneus e/ou no assentamento, essa perda pode ser ainda maior.
Ao rodar com libras a menos do que o recomendado, o veículo pode apresentar uma série de problemas durante a condução, como, por exemplo, o aumento da distância de frenagem.
Por isso, os riscos de acidentes são elevados de forma considerável quando o motorista não segue as recomendações de calibragem.
Vantagens da calibragem de pneus: economia de combustível
Você sabia que rodar com os pneus com pressão inadequada eleva o consumo de combustível em até 20%?
Isso acontece pois, quando os pneus estão mais vazios, a superfície de contato com o solo é ampliada. Logo, cria-se mais atrito, fazendo com que seja necessário maior força para o automóvel se movimentar.
Portanto, para economizar combustível, o indicado é que seja feita a calibragem de pneus a cada 15 dias aproximadamente. Além disso, a pressão também deve ser regulada sempre antes de realizar uma viagem.
– Leia também: Rodízio de pneus é realmente necessário? Veja como fazer
Qual a pressão correta para calibragem de pneus?
Não siga recomendações padrões na hora de calibrar pneus. Afinal, cada veículo conta com uma necessidade distante.
A pressão ideal para cada modelo depende de uma série de fatores como tamanho da roda, peso do automóvel, entre outros.
Por isso, para encontrar a informação, recomendamos consultar o Manual do Carro. Além disso, em alguns modelos, esses dados também podem ser encontrados no próprio veículo, como na tampa de combustível, lateral da porta ou ainda nos próprios pneus.
Cuidado para não exceder demais a pressão!
Quando o veículo roda com uma pressão acima do limite, há sobrecarga na suspensão, que passa a sofrer mais com as irregularidades da pista. Com isso, aumenta-se o desgaste do veículo e também reduz-se o conforto na condução.
A soma desses fatores aumenta a probabilidade de acidentes. Por isso, é muito importante se atentar à recomendação exata da fabricante.
Passo a passo para calibrar pneus
Ainda não tem familiaridade com o processo de calibragem de pneus? A tarefa é muito simples, basta seguir os seguintes passos:
- Digite a pressão que você deseja aplicar nos pneus no visor do dispositivo;
- Retire a tampa da válvula (bico) do pneu;
- Posicione a mangueira diretamente na válvula do pneu;
- Aguarde até que o equipamento emita um sinal sonoro, indicando que a calibragem foi efetuada com sucesso.
É importante realizar a calibragem também no pneu de estepe. O mesmo pode passar pelo procedimento uma vez a cada 60 dias e, indicamos utilizar uma pressão de até 5 psi acima dos demais pneus.
Lembre-se, a calibragem de pneus deve ser realizada com os componentes frios. Ou seja, realize-a assim que você sair com o carro de casa. Caso contrário, você deve esperar um período (cerca de 20 minutos) para esperar as borrachas esfriarem.
Como ler qual é a pressão correta para os pneus do seu veículo?
Ao verificar a pressão correta para calibrar os pneus de seu veículo, você deve ter se deparado com uma informação parecida com essa: 185/80 R14 – 2.1/31 | 2.1/32.
Afinal, como decifrar esse código? Nós vamos te explicar.
A primeira parte da informação diz respeito à medida do pneu. No exemplo citado, seria 185/80 R14, onde “185” representa a largura do pneu; “80” é o percentual da altura da banda de rodagem. Portanto, a altura aqui é de 80% de 185mm. O R significa que é um pneu radial e o 14 é o tamanho do aro.
A segunda parte é onde você encontra as informações relacionadas à calibragem de pneus.
De acordo com o exemplo, nossas medidas seriam de 2.1/31 | 2.1/32. O primeiro número (2.1) é a medida em BAR, sistema usado principalmente na Europa; o segundo número (31) é a medida em PSI, sistema usado aqui no Brasil.
O número final “32” indica que os pneus traseiros e dianteiros precisam de pressões distintas. Isso porque, geralmente, os pneus dianteiros contam com uma pressão um pouco menor que os da traseira.
– Leia também: Quando trocar os pneus do carro? Veja como descobrir o momento ideal
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