Nova versão da CNH com chip foi adiada para o final de 2022
Você já ouviu falar no novo modelo de CNH com chip? A novidade que estava prevista para entrar em vigor ainda no início de 2019 foi adiada para o dia 31 de dezembro de 2022.
O motivo alegado pela assessoria do Ministério das Cidades, órgão ao qual o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está vinculado, seria a falta de tempo hábil para fazer a adequação da carteira com as novas versões da CNH e CRLV digitais.
Ficou confuso? Então continue a leitura que a seguir vamos passar todas as informações sobre as novidades prometidas para essa nova carteira de habilitação. Confira!
Como será a nova CNH com chip?
O objetivo do Contran com a elaboração da nova CNH com chip é aumentar a segurança contra fraudes para os motoristas. E claro, facilitar a vida dos condutores e dos agentes de trânsito.
A nova versão contará com a presença de um chip para armazenamento de informações sobre os motoristas. Dessa forma, facilitaria o trabalho das autoridades de trânsito. Afinal, os profissionais irão acessar o histórico do motorista de forma muito mais ágil. Isso seria feito através de um aplicativo instalado no celular, que poderia ser acessado a qualquer momento, mesmo quando não houvesse conexão com internet.
Novidades que virão na CNH com chip
A nova versão da carteira nacional de habilitação (CNH) promete diversas novidades que irá facilitar a vida dos condutores. A seguir listamos algumas das principais mudanças que prometem chegar às estradas a partir de 2022. Confira:
- Terá gravado na memória do chip a impressão digital do condutor.
- Uma das principais novidades é a possibilidade do motorista usar a carteira de habilitação para pagar pedágios, assim como utilizá-la para pagamento de serviços de transporte público
- Outro possível recurso da nova CNH com chip é a utilização do documento como meio de identificação biométrica para acesso em prédios públicos e universidade.
- Também terão mudanças em sua fabricação. As atuais carteiras são confeccionadas em papel, com a mudança a nova versão será feita a partir de policarbonato, um tipo de plástico mais resistente, mais parecido com os de cartão de crédito.
Como irá funcionar a troca de documentação?
Como já dissemos a nova CNH com chip só passará a ser obrigatória a partir do final de 2022. Após esse período, porém, não será necessário que o motorista realize imediatamente a troca de carteira para a nova versão.
Essa mudança acontecerá de forma automática. Ou seja, na medida em que os motoristas realizarem a renovação do documento de habilitação, a troca será feita automaticamente.
Outra novidade da carteira de motorista
Como apresentamos neste texto anterior, a carteira de habilitação nacional passou por uma recente renovação. Todos os documentos emitidos a partir de maio de 2017 passaram a contar com uma versão digital. Além da carteira de motorista, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também ganhou uma versão eletrônica.
Todas essas novidades vem com objetivo de garantir mais segurança. Assim como facilitar a vida dos condutores e dos órgãos de trânsito.
Clique aqui e veja como obter a versão eletrônica da CNH e do CRLV.
– Leia também: Tipos de CNH: conheça as categorias existentes na legislação brasileira