CNH digital: confira o passo a passo para obter o documento

A CNH digital já foi implementada no país há alguns anos e trouxe uma série de vantagens para os motoristas. Você já a utiliza? Sabe como solicitá-la?

Todos os documentos que os motoristas devem carregar enquanto conduzem o veículo podem estar agora em seu próprio aparelho móvel.

O objetivo da carteira digital é oferecer mais segurança e facilidade para os motoristas, evitando que os mesmos tomem multas por esquecer o documento em casa, uma vez que não será mais necessário andar com a versão física no veículo. Conduzir sem a carteira nacional de habilitação pode gerar uma multa de até R$88.

Portanto, fique atento a essa novidade para evitar transtornos. Para te ajudar, separamos algumas orientações importantes de como obter a CNH digital. Continue a leitura e descubra!

Requisitos para obter a versão eletrônica da Carteira de Motorista

  • O motorista deve ter uma carteira física que contenha um QR Code (Segundo o Denatran, todas as carteiras de motoristas emitidas a partir de maio de 2017 já contam com essa modalidade disponível).
  • O Detran responsável pela emissão da sua carteira de motorista deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito.
  • A nova CNH só será disponibilizada para os motoristas que estão com os débitos quitados (tributos, encargos, multas de trânsitos e ambientais).
  • Pagamento do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causadas por Veículos Automotores de Via Terrestres) em dia.

O passo passo para obtenção da CNH digital

  1. Fazer o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito. Clique aqui e acesse. 
  2. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
  3. Cadastrar seus dados pessoais no aplicativo.
  • Preencha CPF e a senha cadastrada no site do Senatran;
  • Valide os dados cadastrais. O interessado poderá escolher validar os dados no aplicativo, no site do Senatran com certificado digital, ou na unidade de atendimento do Detran-MG;
  • Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do endereço do condutor, cadastrado no Detran-MG;
  • Faça a leitura do QR Code de sua CNH;
  • Faça a leitura facial, seguindo as instruções descritas no aplicativo;
  • Insira o número do telefone celular e clique em “concluir”. A CNH-e será exibida.
  • Visualizar e conferir os documentos adicionados no aplicativo

Os documentos disponíveis na versão digital são: CNH e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). 

Passo a passo para validar CNH digital com fotos 

Para facilitar a obtenção da carteira digital de trânsito, o Denatran criou um passo a passo com imagens de todo o processo de validação do aplicativo. Veja abaixo:

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

cnh digital

Passo 6

cnh digital

Passo 7

Passo 8

cnh digital

Passo 9

Passo 10

Passo 11

Passo 12

Passo 13

Passo 14

cnh digitalInformações: Denatran

 

Informações importantes sobre a carteira nacional de habilitação digital 

Se você possui uma CNH sem QR Code, é possível solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, se o documento estive próximo ao vencimento. 

Além disso, é importante deixar claro que apenas um dispositivo pode estar conectado à CNH digital. Portanto, não é possível o acesso através de outro celular que não esteja vinculado ao seu cadastro na Senatran. 

Em caso de perda ou furto/roubo do celular, o motorista deve bloquear a carteira digital de trânsito no Portal de Serviços da Senatran. É possível também habilitar o novo celular para o qual a CNH Digital será transferida.

As funções do aplicativo

O motorista poderá ter acesso à CNH Digital mesmo quando não houver conexão à internet. Uma conexão é necessária somente para a realização do anexo dos documentos.

No aplicativo é possível visualizar a Carteira de Motorista de frente e verso, além do QR Code. Outra função que o aplicativo oferece ao motorista é a possibilidade de exportar e compartilhar o arquivo da documentação via e-mail para utilizá-la caso precise apresentar o documento autenticado.

Abaixo indicamos outras funcionalidades dentro do app de CNH digital. Confira!

Alertas de recall

O aplicativo notifica o condutor sobre recalls, enviando informações detalhes sobre o defeito do veículo, além do risco da negligenciarão do reparo. 

Notificação sobre vencimento da CNH

A plataforma também emite alertas cerca de trinta dias antes do prazo de vencimento da carteira. Dessa forma, o motorista não corre o risco de perder a sua licença por esquecer do prazo de renovação. 

Consulta de infrações 

O motorista também pode consultar suas multas pendentes na plataforma, além do seu histórico de infrações. Além disso, também há a possibilidade da realização do pagamento de multas pela carteira digital. 

– Leia também: Multa por dirigir sem habilitação: qual o valor a ser pago?

Principais vantagens da CNH digital

Esquecer a documentação do veículo sempre foi uma ocorrência comum entre os motoristas. Porém, a CNH digital veio para mudar esse cenário e facilitar a vida dos condutores. Dentre as principais vantagens dessa nova modalidade estão:

A principal vantagem com certeza é a praticidade que oferece aos motoristas. Uma vez que estes não precisam mais carregar o documento em papel, já que contarão com a Carteira Digital de Trânsito presentes no celular que já utilizam em seu dia a dia.

Outro ponto que a CNH digital traz de vantagem para os motoristas é na questão da segurança. Aumenta-se a proteção, uma vez que a documento digital vem com dados criptografados e assinados digitalmente. Com isso, assegura-se muito mais a autenticidade da documentação, evitando possíveis fraudes e falsificações.

Além disso, com a CNH digital evita-se o uso de papel desnecessário, economizando com impressões, identificação e digitalização da documentação. Agora, basta baixar esses documentos caso o motorista queira utilizá-los para outra finalidade.

– Leia também: Tipos de CNH: conheça as categorias existentes na legislação brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *