Consignação de veículos: o que é e como funciona essa prática?
Você está querendo vender seu carro? Então você precisa conhecer a consignação de veículos, uma forma segura e eficiente de fechar um negócio com muito mais agilidade.
Quer entender melhor como funciona essa prática? Ao longo deste artigo você vai conferir tudo o que precisa saber sobre o tema. Continue lendo e veja:
O que é consignação de veículos?
A consignação de carro é uma modalidade de venda de carros usados. Nesse caso, o proprietário deixa seu veículo em posse de uma concessionária para que esta realize a venda do seu modelo
Portanto, a concessionária será apenas intermediária da venda, sem que o proprietário tenha que necessariamente transferir a propriedade do seu bem.
Como funciona a consignação de carros?
O proprietário deve fechar um contrato com a concessionária onde deve estar explícito todas as regras envolvidas na negociação.
O veículo é entregue à empresa que inicia o processo de divulgação do modelo. Ela será responsável por todas as etapas até o fechamento do negócio, desde a negociação até a assinatura do contrato e transferência de titularidade do veículo.
Geralmente nesse tipo de negociação é estipulado um prazo para que a venda seja realizada, o que costuma girar em torno de 3 a 6 meses.
Para realizar a intermediação, a concessionária deve receber uma comissão, que em média é de 5% a 7% do valor final da venda.
Antes de fechar negócio a concessionária deve realizar uma avaliação do carro, de modo a chegar a um acordo com o proprietário sobre o valor pelo qual o veículo será negociado.
– Leia também: Avaliação de carros usados: entenda como funciona o procedimento
Informações que devem constar no contrato de consignação
O contrato deve descrever informações do proprietário, do veículo, além das regras e características da intermediação e venda do bem em questão.
Abaixo listamos as informações mais importantes que não podem faltar em um contrato de consignação de veículos. Veja só!
- Nome e dados do proprietário do veículo;
- Dados do veículo: marca, placa, chassi, ano de fabricação, cor e quilometragem;
- Valor da venda: deve-se estipular um preço mínimo para a venda;
- Prazo da venda: período em que o veículo estará disponível para a venda por consignação;
- Comissão: o valor percentual que a concessionária irá ganhar com o fechamento do negócio;
- Condições do veículo: a concessionária é responsável por avaliar o estado do carro e deve manter tudo registrado.
Além disso, é fundamental que a concessionária tenha em mãos toda a documentação do veículo, como o Certificado de Registro e o Licenciamento do Veículo (CRV).
– Leia também: Carro seminovo e usado: entenda quais são as principais diferenças
Vantagens de consignar carro
Agora que você já conhece mais detalhadamente o processo de consignação de veículo, é hora de falarmos sobre as vantagens dessa prática. Abaixo listamos os principais benefícios de deixar seu carro para uma concessionária realizar a venda.
1. Venda realizada por especialistas
Um dos principais benefícios da venda de veículos usados por consignação é o fato disso ser realizado por especialistas. Isto é, o proprietário deixará seu carro nas mãos de profissionais que entendem o mercado e que com sua experiência podem fechar um negócio mais vantajoso.
Portanto, a habilidade de vendas dos colaboradores dessa empresa, junto à sua visibilidade no mercado, contribuem significativamente para melhorar as chances de um bom negócio.
2. Mais agilidade na venda
Ao procurar um veículo usado para comprar, é comum que as pessoas deem preferência para concessionárias já renomadas no mercado. Isso porque há mais confiança e segurança na negociação.
Por isso, realizar a venda por consignação ajuda você a fechar um negócio mais rápido. Além da credibilidade da concessionária, há de ser considerado também o alcance de divulgação que o seu veículo terá nos anúncios de uma empresa já conhecida pela venda de carros.
3. Segurança da operação
Um carro é um bem de alto valor, por isso, a sua comercialização deve ser realizada com muito cuidado e segurança. Para leigos este tipo de negociação pode ser um tanto complexa, o que abre margens para erros no contrato, deixando ambas as partes suscetíveis a golpes.
Agora, com o suporte de uma concessionária, você estará lidando com profissionais experientes no assunto, o que garante o máximo de segurança na negociação.
– Leia também: Seguro de carro usado: entenda como funciona essa modalidade
4. Vendas sem estresse
Realizar a venda de um carro pode ser uma grande dor de cabeça para quem não tem experiência no assunto. Você precisa saber como divulgar o veículo, como precificar, negociar, além de lidar com toda a burocracia com a documentação.
Ao realizar a consignação, você deixa toda essa parte burocrática por conta da concessionária e fica tranquilo esperando apenas receber o seu dinheiro com a conclusão do negócio.
Consignação de veículos com a Delta Fiat
Aqui na Delta Fiat nós trabalhamos com a venda de veículos usados por meio da consignação. Conte com o suporte da concessionária Fiat que mais vendeu carros em Juiz de Fora e região em 2022 e feche um negócio de forma mais rápida, segura e transparente.
Livre-se da dor de cabeça e deixe a venda com quem entende do negócio!