Seguro de carro usado: entenda como funciona essa modalidade

O seguro de veículos ainda é um assunto que ainda gera algumas dúvidas nos motoristas. Principalmente quando o assunto é o seguro de carro usado. Quais são os tipos? O que é levado em consideração na definição do valor do seguro?

Continue a leitura e descubra esta e outras informações sobre o seguro de carro usado!

É possível contratar seguro de carro usado?

É possível sim. O que acontece é que seguros para carros antigos costumam ou ser recusados pelas seguradoras ou serem cobrados valores muito altos.

Mas por que isso acontece? O principal fator para a recusa ou valores exorbitantes é devido ao custo benefício para as seguradoras.

Todo veículo vai ficando desvalorizado com os anos e as peças do carro, porém, não sofrem muito com essa variação de custo. Portanto, em caso de necessidade de reparos, a seguradora automotiva, é obrigada a trocar as peças por componentes originais.

Com isso, estima-se que o valor pago pelo seguro de carro usado irá girar em torno de 10%, ou mais, do valor total do veículo. Por isso, pode não parecer um bom negócio para o motorista, que muitas vezes preferem ficar sem a proteção.

Por que o seu veículo pode não ser aceito por uma seguradora?

Isso acontece devido a variável do custo de reposição de cada peça do seu carro. Pois, caso este seja um valor muito elevado pode acabar não sendo um bom negócio para a empresa.

Um exemplo disso são quando carros que já saíram de linha precisa de determinada peça, sendo assim, a seguradora teria que importar o material, o que teria um custo muito alto.

Dica: aumente o valor da franquia de seguro

Se você já fez uma pesquisa de mercado e está achando os preços para fazer o seguro de carro usado muito caro nós temos uma dica para você!

Uma opção é você oferecer um valor maior de franquia. Neste cenário você irá pagar um valor bem menor pelo seguro. Porém, quando necessitar de alguma cobertura, você terá que desembolsar um valor mais alto pela franquia. Entenda melhor como funciona a franquia de seguro:

A franquia é um valor negociado, que deve constar na proposta e apólice de seguro. O segurado deve contribuir em casos de perda parcial do carro, esse valor é negociado no fechamento do contrato do seguro.

Ele funciona da seguinte maneira, supomos que o conserto fique em 10 mil reais e o valor da franquia é de 3 mil reais, portanto o seguro irá cobrir os 7 mil reais e o segurado deverá arcar com os 3 mil restantes.

Opções de seguro de carro usado

O motorista pode optar pela contratação do seguro completo, ou pela opção da cobertura simplificada ou segmentada, também chamada de flexível. Separamos mais detalhes sobre cada uma dessas opções:

O seguro completo

Seguro completo é aquele mais tradicional, também conhecido como cobertura compreensiva. Nele estão inclusos itens como:

  • Incêndio
  • Colisão parcial
  • Perda total
  • Furto e roubo
  • Danos a terceiros

O seguro simplificado

O seguro simplificado conta com três tipos de proteção ao veículo, sendo que o motorista pode optar por qual cobertura ele deseja adquirir. Além disso ele ainda pode incluir ou não o adicional da assistência 24h simplificada. As opções para esse caso são:

  • Furto e roubo
  • Perda total
  • Danos a terceiros

Como é calculado o valor do seguro de carro usado?

Para calcular o valor do seguro, a empresa contratada irá levar em consideração algumas variáveis, como por exemplo: o índice de roubo e furto daquele modelo, o histórico de colisões do motorista, custo de reposição de cada peça.

Outro fator influenciador é a região de circulação. Ou seja, quais os percursos onde o veículo será conduzido. Por exemplo, se ele passar por uma região onde o índice de ocorrências de roubo e furtos é alto o valor do seguro será consequentemente mais elevado.

Para ficar por dentro de tudo sobre o seguro de veículos não deixe de conferir esse checklist com as principais informações que você precisa saber antes de contratar essa proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *