Cores de carro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

As cores de carro são uma das variáveis que mais influenciam na hora da compra. Há quem faça essa escolha baseada na preferência estética ou até pensando em questões de segurança e conforto.

No entanto, a grande maioria dos brasileiros toma essa decisão pensando na revenda do veículo. Ou seja, as cores mais vendidas são aquelas em que a revenda é mais fácil.

Pensando nisso, fizemos um artigo sobre tudo relacionado ao assunto. Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:

O que avaliar na hora de escolher a cor do carro?

O primeiro ponto de avaliação na hora da decisão pela cor do veículo é, claro, a preferência estética. Algumas pessoas podem preferir tons mais vibrantes por serem mais personalizados e por chamar mais a atenção, enquanto outras preferem cores neutras e discretas.

Porém, é preciso avaliar essa questão além da preferência estética. Afinal, as cores de carro vão influenciar em aspectos importantes na rotina no trânsito. Listamos alguns deles abaixo.

1. Segurança 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Monash, na Austrália, carros escuros, como o preto e o cinza escuro, por exemplo, sofrem 46% mais acidentes. Isso acontece pois esses veículos não ficam muito evidenciados nas estradas, principalmente à noite.

Os veículos brancos e de cores vibrantes, como o amarelo e vermelho, oferecem maior visibilidade, oferecendo, portanto, maior segurança em período noturno, principalmente em situações de risco, como chuva e neblina.

2. Conforto térmico

Que as cores de roupas influenciam em nosso conforto térmico isso todo mundo já sabe, mas você sabia que a cor do carro também tem esse papel? Apesar de ser algo mais sutil do que no caso da roupa, uma vez que o contato não é direto, a tonalidade do veículo também influencia na temperatura.

Vivemos em um país tropical, com altas temperaturas em boa parte do ano, logo é comum que os veículos fiquem horas sob o sol. Neste momento, quanto mais escura for a cor do carro, mais sua temperatura ficará elevada internamente.

Estima-se que a cor branca reflita cerca de 80% da luz solar visível, enquanto a preta apenas 5%. Portanto, um carro branco sofrerá bem menos com os impactos do sol.
Neste sentido, outro ponto a ser avaliado é a questão do consumo de combustível. Afinal, sabemos que, em situações de alta temperatura, o ar condicionado do carro é indispensável.

Logo, um veículo de cores mais escuras irá aquecer mais, por isso, terá uma demanda maior de refrigeração e consequentemente terá um consumo de combustível mais elevado.

– Leia também: 10 dicas para economizar combustível

Cores de carros mais vendidas 

As cores de carros mais vendidas no Brasil são as mais neutras, principalmente pelo fato da revenda ser mais fácil. Justamente por esse motivo, as montadoras priorizam essas cores, logo, elas são comercializadas com preços mais competitivos.

De acordo com um levantamento feito pela PPG, empresa que atua em nível global com tintas, fibra de vidro e materiais especiais, as cores de carros mais vendidas na América do Sul são: 

  • Branco, com 39%;
  • Prata, com 27%;
  • Preto, com 12%
  • Cinza, com 10%;
  • Vermelho, com 7,5%

Conheça melhor as características de cada uma dessas tonalidades a seguir.

1. Carro branco

Na liderança de cores de carro mais vendidos, o branco se destaca por ser discreto, de simples higienização e por contar com preço de compra mais em conta. Por esses motivos, é o veículo da lista que menos desvaloriza com os anos.

Carros brancos não precisam de nenhum tipo de lavagem especial, uma vez que qualquer limpeza já é suficiente para retomar o brilho do veículo.

2. Carro prata

O segundo veículo da lista se destaca por sua imponência e estilo, afinal, é uma cor que chama mais a atenção. Além disso, detalhes como arranhões e sinais de poeira ficam menos evidentes nessa tonalidade de pintura.

A cor prata é também mais segura para quem dirige muito no trânsito à noite, uma vez que ela é mais visível, pois sua tonalidade reflete mais luz.

3. Cores de carro preto

Apesar de estar apenas na terceira posição da lista, os carros pretos estão entre os mais valorizados do mercado brasileiro. Os modelos nessa tonalidade são considerados mais sofisticados e imponentes, sendo uma das opções que menos desvalorizam na hora da revenda. 

É uma cor de carro que oferece maior visibilidade e segurança para os motoristas que costumam dirigir durante o dia. No entanto, no trânsito à noite, essa tonalidade fica menos em evidência.

Outro fator característico da cor preta é o fato de arranhões e sujeiras ficarem muito evidentes na lataria. Por esse motivo, é necessário ter atenção redobrada e fazer lavagens frequentes.

4. Carro cinza

As características dos carros cinzas se assemelham muito ao prata, no entanto, é uma opção mais discreta. Por isso, acaba tendo maior facilidade de revenda do que o prata.

5. Carro vermelho

O vermelho fecha a lista de cores de carro mais vendidos no Brasil. Apesar de estar apenas na quinta posição, essa tonalidade vem crescendo muito em vendas no país, sendo a tonalidade vibrante mais comercializada entre as montadoras.

A cor vermelha agrega mais personalidade e estilo ao veículo, motivo pelo qual é muito procurada principalmente pelo público jovem.

Sua principal desvantagem é a maior dificuldade na hora da revenda, justamente por ter um estilo próprio que não agrada algumas pessoas.

– Leia também: 5 dicas para conservar a pintura do carro

Cores de carros mais vendidas pela FCA

A FCA, empresa responsável pelo  desenvolvimento, produção, distribuição e venda de veículos Fiat, entre outras marcas, divulgou uma lista com as cores de carro mais vendidas do grupo no período entre 2019 e 2020. Veja:

cores de carro mais vendidos pela fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *