Marcha de carro: o que é, para que serve, funcionamento, cuidados e quando fazer as trocas

A marcha de carro é parte fundamental do sistema de transmissão do veículo. É importante ter atenção quanto ao seu uso, pois ele influencia diretamente no consumo de combustível e no bom desempenho do automóvel.
Além disso, práticas nocivas podem causar desgaste prematuro das peças e até mesmo quebras, o que pode representar altos custos de manutenção.
Pensando nisso, preparamos esse texto para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o funcionamento da marcha do carro. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema.
O que é marcha de carro?
A marcha de carro faz parte do sistema de câmbio, mecanismo responsável pela distribuição de torque do motor para as rodas.
Ela é composta por diferentes níveis (ou números de marcha), que definem a força e a velocidade transmitidas ao veículo.
Geralmente, os carros de passeio contam com 5 níveis de marchas, sendo classificadas como baixas (1-3) e altas (4 e 5).
Para que serve a marcha de carro?
A marcha serve para controlar a potência e a velocidade do carro em diferentes situações de rodagem.
Graças a ela, o motorista consegue acelerar de forma progressiva, adaptar o desempenho do veículo a subidas, descidas e retas, além de possibilitar a mudança do sentido de rotação das rodas quando a marcha à ré é engatada.
Como ela funciona?
Quando o carro está em marchas baixas, geralmente da primeira à terceira, ele alcança menor velocidade, mas conta com maior força, o que é ideal para arrancar ou enfrentar ladeiras.
Já nas marchas mais altas, como a quarta e a quinta, a dinâmica se inverte: o veículo ganha velocidade, mas com menor potência e aceleração. Dessa forma, o câmbio regula a passagem entre força e velocidade de acordo com a necessidade do movimento.
Tipos de transmissão e marchas
Atualmente, é possível encontrar veículos com quatro tipos distintos de câmbio, sendo eles: manual, automático, automatizado e CVT.
Entenda melhor sobre cada um deles abaixo:
- Manual: é a opção mais comum no mercado. Aqui, utiliza-se a embreagem e uma alavanca para selecionar a marcha desejada;
- Automático: como o próprio nome já diz, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas no carro com câmbio automático são feitas automaticamente, sem a necessidade de intervenção do motorista. Este, precisa apenas controlar a velocidade e o freio;
- Automatizado: são utilizados sensores elétricos para realizarem a leitura do motor do veículo. Estes, por sua vez, identificam as mudanças de velocidade e enviam sinais para os atuadores hidráulicos, responsáveis por acionar a troca de marchas automaticamente;
- CVT: aqui, não há um número fixo de marchas e o veículo roda como se existisse uma infinidade delas. As trocas de marchas acontecem de forma virtual, variando de acordo com a velocidade do veículo e não limitadas pelos giros do motor.
– Leia também: Câmbio de dupla embreagem: entenda o que é e como funciona
Dicas de uso da marcha de carro
O motorista deve evitar algumas práticas, de modo a não prejudicar o funcionamento da marcha. Listamos algumas ações que não devem ser feitas.
- Evite reduções muito bruscas: o sistema de transmissão tem a função de trabalhar em rotações específicas, logo, quando forçado, aumenta-se a possibilidade de quebra;
- Nunca diminua a marcha pulando etapas, como, por exemplo, saindo da posição 4 direto para 1;
- Não apoie o braço na alavanca do câmbio;
- Não deixe de fazer as revisões periódicas. Estas devem ocorrer a cada seis meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados.
Atenção aos sinais no painel de controle
A grande maioria dos veículos atuais contam com um conta giros no painel de controle. Ele é responsável por monitorar o número de rotação do motor, indo, geralmente, do 0 ao 8.
O número 8 representa o limite de rotação máxima do motor, por isso, ele está próximo a uma faixa vermelha. Não é indicado rodar com o veículo nesse ponto, pois isso pode causar danos ao motor e à embreagem.
Portanto, fique de olho no conta giros para evitar problemas. O mais indicado é que o ponteiro esteja entre o 2 e o 3. Quando estiver se aproximando do 4, já é um indicativo que a marcha está sendo muito esticada, portanto, deve ser trocada.
– Leia também: Significado das luzes do painel do seu carro: conheça os principais
Como passar a marcha de carro corretamente?
Apesar de ser uma tarefa comum, a mudança de marchas de carros pode ser um desafio para alguns motoristas, principalmente para os iniciantes. Por isso, fizemos um passo a passo de como realizar a troca corretamente. Veja:
Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem
- Tire o pé do acelerador;
- Pise na embreagem até o final;
- Coloque a marcha na posição desejada;
- Solte o pé da embreagem ao mesmo tempo em que volta a pisar no acelerador;
- Tire o pé da embreagem e mantenha o acelerador pressionado.
Lembre-se, nunca pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar, o que pode levar o carro a dar um tranco no momento em que você tirar o pé da embreagem.
– Leia também: Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo
Como saber a hora de trocar a marcha do carro?
Não existe uma regra clara de qual o momento correto para fazer a troca da marcha do carro, uma vez que, dependendo do motor, isso pode variar bastante. Por exemplo, um veículo 1.0 vai exigir que a mudança de marcha ocorra em velocidades menores do que um modelo 1.8.
No entanto, existe uma média que pode ser usada como guia de quando realizar a troca de marchas. Confira a média de velocidade de cada marcha do carro:
- Primeira para segunda marcha: entre 15 a 25 km/h.
- Segunda para terceira marcha: entre 25 a 40 km/h.
- Terceira para quarta marcha: entre 40 a 60 km/h.
- Quarta para quinta marcha: acima de 60 km/h.
Lembrando que essas faixas de velocidade são aproximadas e podem variar.
Sempre observe o motor e o comportamento do carro, pois são bons indicadores de quando trocar de marcha.
FAQ: dúvidas frequentes sobre o tema
Confira a seguir as principais dúvidas sobre o tema. Algumas já foram respondidas ao longo do artigo, mas reunimos todas nesta seção para melhor consulta!
O que é marcha de carro?
A marcha de carro faz parte do sistema de câmbio, responsável por transmitir o torque do motor às rodas. Ela é dividida em diferentes níveis. As marchas de 1 a 3 são chamadas de baixas e oferecem mais potência, enquanto a 4ª e 5ª são altas e garantem maior velocidade.
Para que serve a marcha de carro?
A marcha serve para controlar a potência e a velocidade do veículo de acordo com a situação de rodagem. É ela que permite arrancar, subir ladeiras, manter o carro em alta velocidade em rodovias e até mudar o sentido de rotação das rodas quando a marcha à ré é engatada.
Onde fica a caixa de marcha do carro?
A caixa de marcha, ou caixa de câmbio, fica conectada ao motor e geralmente localizada entre os bancos dianteiros, onde o motorista acessa a alavanca de câmbio para selecionar a marcha desejada.
Como passar marcha de carro?
Para passar a marcha corretamente, o motorista deve tirar o pé do acelerador, pressionar a embreagem até o fim, colocar a alavanca na posição da marcha desejada e depois soltar a embreagem de forma gradual enquanto acelera. É importante não pisar no acelerador e na embreagem ao mesmo tempo, para evitar trancos e desgaste do sistema.
Qual é a marcha mais forte de um carro?
A marcha mais forte é a primeira. Ela oferece muita força e pouca velocidade, sendo ideal para arrancadas e subidas íngremes.
Qual é a marcha mais fraca de um carro?
A marcha mais fraca é a quinta (ou a última disponível no câmbio do veículo). Ela entrega pouca força, mas permite alcançar altas velocidades de forma mais econômica.
Como saber a hora de trocar a marcha do carro?
Não existe uma regra fixa, pois isso varia de acordo com o motor. No entanto, os principais indicadores são o som do motor e o conta-giros. O ideal é manter as rotações entre 2.000 e 3.000 giros. Quando o ponteiro se aproxima do 4, é sinal de que a marcha precisa ser trocada.
Quando mudar de marcha no carro?
A troca deve acontecer conforme a aceleração do veículo. Em velocidades baixas, o carro exige marchas curtas, enquanto em velocidades maiores a marcha deve ser mais longa. O motorista deve observar o comportamento do carro e não forçar o motor.
Qual marcha para subir ladeira de carro?
Para subir ladeiras, o ideal é utilizar marchas baixas, geralmente a primeira ou a segunda, dependendo da inclinação. Elas garantem força suficiente para o carro vencer a subida sem perder potência.
Qual a velocidade de cada marcha do carro?
A velocidade de cada marcha do carro pode variar conforme o modelo e a potência do motor, mas existe uma média de referência que pode servir de guia: a 1ª marcha é usada até cerca de 15 km/h, a 2ª entre 15 e 25 km/h, a 3ª de 25 a 40 km/h, a 4ª de 40 a 60 km/h e a 5ª marcha é indicada para velocidades acima de 60 km/h.
Considerações finais
Entender e usar bem as marchas é essencial para extrair o melhor do carro com segurança, economia e durabilidade.
Como parte do sistema de transmissão, a marcha ajusta a relação entre força e velocidade, permitindo arrancadas firmes, subidas seguras e cruzeiros estáveis em rodovias.
Com atenção aos sinais do painel e às boas práticas, você prolonga a vida útil do conjunto, melhora a experiência ao volante e dirige de forma mais eficiente no dia a dia!