Significado das luzes do painel do seu carro: conheça os principais

Entender o significado das luzes do painel do seu carro é fundamental para evitar acidentes. Com tantas informações que aparecem nos painel de instrumentos é comum que o motorista fique um pouco confuso quanto ao significado de todos eles. 

Por isso, nós da Delta Fiat preparamos uma lista para você entender o significado das luzes do painel. Elencamos as principais informações que todo motorista precisa saber. Confira a seguir! 

Qual o significado das luzes do painel? 

As luzes no painel indicam problemas no carro e são recursos auxiliares para evitar a quebra do veículo. Por isso, é importante se atentar ao seu significado para se antecipar ao problema e evitar acidentes graves. 

A quantidade e indicação de cada elemento no painel pode variar muito dependendo do modelo do carro. Porém, existem algumas normas básicas que devem ser seguidas por todas as montadoras. 

O mais correto a ser feito para entender o significado das luzes do painel é verificar o manual do seu carro. No documento estará discriminado corretamente o que as luzes de advertência indicam. 

Significado das luzes do painel: as cores 

O primeiro passo para entender o significado das luzes do painel é entender o sistema de cores do mesmo. Isso porque cada cor vai indicar determinado grau de perigo da situação. Entenda: 

Luzes amarelas: quando as luzes no painel ascenderem na cor amarela, significa um sinal de alerta para o motorista. Ou seja, indica que há alguma peça no carro que não está funcionando normalmente. 

Luzes vermelhas: quando as luzes forem vermelhas significa que o problema requer a máxima atenção. É algo grave que precisa ser examinado o quanto antes. 

Luzes verdes ou azuis: as cores verdes ou azuis significam apenas que há algum equipamento em funcionamento no carro, como as lanternas, por exemplo. 

Significado das luzes do painel: alertas mais comuns

Todo motorista se depara diariamente com uma série de alertas no painel do carro. É importante, porém, que ele entenda o que cada alerta significa, de modo a procurar ajuda profissional quando necessário. 

Fizemos uma lista que levantamos com o significado das luzes do painel que são mais comuns nos carros. Confira! 

Temperatura

Significado das luzes do painel: temperatura

 

Desligue o carro no ato. O superaquecimento pode empenar o cabeçote e até fundir o motor. 

Injeção eletrônica

Significado das luzes do painel: injeção eletrônica

 

Indica falha no sistema, que pode comprometer motor e catalisador. 

 

Pressão do óleo do motor

Significado das luzes do painel: pressão do óleo do motor

 

Esse alerta pode significar que há pouco lubrificante ou que a bomba está com defeito. 

Freios ABS

Significado das luzes do painel: freio ABS

 

O sinal do freio ABS indica que há algo errado com o recurso que impede o travamento das rodas em emergências. 

Freios

Significado das luzes do painel: freio

 

Sinal de que o sistema de freios pode estar comprometido. O motorista deve procurar imediatamente um mecânico quando o alerta surgir. 

Freio de estacionamento

Significado das luzes do painel: freio de estacionamento

 

Esse sinal acende quando acionado ou quando o nível de fluido do reservatório está baixo. (Leia também: Luz do freio de mão piscando: como resolver?)

Bateria

Significado das luzes do painel: bateria

 

Se permanecer acesa com o motor ligado significa que há algum defeito no alternador ou envio de carga

Combustível

Significado das luzes do painel: combustível

 

A luz acende quando o nível de combustível chega à reserva. 

Pressão dos pneus

Significado das luzes do painel: pressão dos pneus

 

Se essa luz permanecer acesa depois de ligar o motor, significa que um ou mais pneus estão com pressão irregular. 

Controle de estabilidade

Significado das luzes do painel: controle de estabilidade

 

Sistema que age evitando acidentes antes mesmo que os airbags sejam acionados. A luz acesa significa que há alguma falha no sistema. 

Luz de pisca-alerta 

Essa luz indica que o pisca-alerta está ativado. Vale lembrar que o recurso deve ser ligado apenas com o carro parado, quando há algum problema com o mesmo ou na via. 

 

Luz de airbag 

A luz do airbag indica se o dispositivo está funcionando. Caso o veículo sofra um acidente e essa luz estiver acesa, é provável que o airbag não funcione corretamente. 

Luz de pré-aquecimento de velas 

Essa luz no painel indica se há aquecimento do combustível para a partida em carros flex. Além disso, ela pode indicar outros problemas sérios, como o desgaste das velas, problemas no isolador, entre outros. 

Luz de desembaçador de para-brisas 

Indica que o desembaçador está ligado. Ela pode ser encontrada no painel do veículo ou ainda sobre o botão de acionamento do dispositivo. 

Luz do imobilizador 

A luz do imobilizador, representada por um carro com uma chave ou cadeado dentro, indica que há falha na comunicação entre a chave e o receptor. Logo, significa que a injeção eletrônica e a antena instalada na chave não estão funcionando corretamente em conjunto, o que pode dificultar a partida do carro. 

Luz do cinto

Quando acionada, significa que um dos ocupantes do veículo não está utilizando o cinto de segurança. A luz só se apaga quando todos estiverem com o dispositivo afivelado. 

Luz do câmbio automático

Essa luz indica que há algum defeito no sistema, ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. 

 

Leia também: Carro fervendo? Saiba o que significa e como resolver o problema

Vejo no vídeo mais dicas de como entender o significado das luzes do painel do carro:

Agenda sua revisão na Delta Fiat 

A primeira revisão realizada na Delta Fiat oferece mão de obra gratuita. Todos os equipamentos, ferramentas e peças são originais e fornecidos pela Fiat, o que garante a melhor performance e durabilidade do veículo.

Nossos mecânicos são experientes, treinados na fábrica da Fiat com o mais alto nível de especialização e são frequentemente atualizados nas mais modernas plataformas e sistemas desenvolvidos pela marca.

É possível realizar o agendamento online

A Delta faz as revisões mediante agendamento, para que o ato de trazer o veículo para a concessionária seja planejado e mais confortável ao cliente. Além disso, no momento do atendimento, o cliente tem uma previsão do tempo necessário para o serviço e pode programar melhor sua rotina.

Acesse a página de agendamento clicando aqui e traga seu veículo pra gente. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *