Freio ABS: o que é, como funciona e vantagens do sistema [Guia completo]

O freio ABS é uma das tecnologias automotivas que trouxe mais ganhos para os automóveis no quesito segurança. Obrigatória em veículos produzidos no Brasil desde 2014, ele ajuda a prevenir acidentes, proporcionando maior controle das situações ao motorista.
Quer entender melhor o que é e como funciona o freio ABS em carros? Fizemos um guia completo sobre o assunto. Confira!
O que é Freio ABS?
O freio ABS (Anti-lock Braking System), também conhecido como freio antitravamento, tem como principal objetivo evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Ou seja, ele é acionado em situações de emergência para ajudar a prevenir acidentes.
De acordo com especialistas, a tecnologia é capaz de reduzir a distância de parada em cerca de 30%. Isso dá ao motorista um maior tempo de reação para desviar dos obstáculos durante a frenagem emergencial.
História e evolução do freio ABS
O freio ABS não surgiu de repente — ele passou por uma evolução ao longo dos anos até se tornar o sistema de segurança essencial que conhecemos hoje.
A ideia do freio antitravamento começou a ser desenvolvida ainda na década de 1920, mas foi só na década de 1970 que a tecnologia começou a ser aplicada em carros de produção em massa.
Nos primeiros modelos, o sistema era mecânico e mais simples, mas com o avanço da eletrônica e dos sensores, o ABS passou a ser mais eficiente e confiável. Grandes fabricantes foram adotando a tecnologia gradativamente, e hoje ela é obrigatória em veículos produzidos no Brasil desde 2014, como forma de aumentar a segurança nas ruas e estradas.
Essa evolução trouxe não só mais controle na frenagem, mas também possibilitou o desenvolvimento de sistemas complementares, como o controle de estabilidade e o controle de tração, que trabalham em conjunto com o ABS para evitar acidentes.
– Leia também: Itens de segurança do veículo: quais são obrigatórios?
Como saber se o carro tem ABS?
Uma das formas mais simples de identificar se o seu carro possui o sistema de freio ABS é observando a luz indicadora no painel do veículo. Ao ligar o carro, a sigla ABS acende rapidamente e depois apaga — isso significa que o sistema está fazendo a verificação automática e está funcionando corretamente.
Além dessa indicação no painel, você também pode conferir no manual do proprietário do veículo, que traz todas as especificações técnicas do carro, incluindo os sistemas de segurança instalados.
Outra forma prática é verificar o documento do veículo ou o manual de revisão, onde geralmente consta se o modelo tem ABS instalado.
Por fim, se ainda ficar na dúvida, uma rápida consulta a uma oficina de confiança ou concessionária pode confirmar se o seu carro conta com essa tecnologia essencial para a segurança na frenagem.
Como funciona o freio ABS?
A tecnologia faz uso de sensores, localizados nas rodas, que ficam responsáveis por monitorar a trajetória e a velocidade dos pneus. Quando identificado alguma frenagem que pode causar o travamento das rodas, o freio ABS irá realizar as devidas correções para impedir que isso aconteça.
Esse tipo de freio não vai frear a roda, mas vai aliviar e regular a intensidade da frenagem.
Portanto, pode-se dizer que a tecnologia irá atuar em situações emergenciais, proporcionando mais estabilidade para o veículo. Desníveis em pista molhada, frenagens em curvas são algumas das condições adversas em que o sistema pode funcionar.
Sabe aquelas situações em que é necessário pisar fundo no freio? É neste momento que o sistema de freio ABS realizará a sua mágica.
Explicando de maneira técnica, o freio ABS aplica pressão e solta de forma contínua por alguns segundos, pinçando o disco ou tambor, dependendo do veículo. Essa ação é realizada de forma muito rápida, impedindo que as rodas escorreguem e aumentando o tempo de frenagem.
Tipos de sistema de Freio ABS
Nem todo sistema de Freio ABS é igual. Existem diferentes tipos que variam conforme o número de rodas monitoradas e a tecnologia aplicada no veículo. Os principais são:
- ABS nas quatro rodas: o mais comum em carros modernos, monitora e controla a frenagem das quatro rodas para evitar o travamento;
- ABS nas rodas dianteiras: usado em alguns veículos mais simples ou antigos, atua apenas nas rodas dianteiras, que são as principais responsáveis pela frenagem;
- ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD): além de evitar o travamento, distribui a força de frenagem de forma equilibrada entre as rodas, melhorando o controle em diferentes condições de pista;
- ABS com assistente de frenagem (BA): detecta frenagens de emergência e aplica a força máxima para ajudar a parar o carro mais rápido.
Esses sistemas garantem que, independentemente do tipo do seu veículo, a frenagem seja mais segura e eficiente.
Freio ABS e freio a disco: qual a diferença?
Muita gente acaba confundindo o freio ABS com o freio a disco, mas eles são coisas diferentes, embora trabalhem juntos para deixar a frenagem mais segura.
O freio a disco é uma parte física do sistema de freios. Ele é um disco de metal que fica ligado à roda do carro e é “pinçado” pelas pastilhas de freio para fazer o veículo diminuir a velocidade ou parar. Esse tipo de freio é bastante comum nos carros de hoje e é conhecido por oferecer uma frenagem eficiente.
Já o freio ABS não é um tipo de freio “físico”, mas, como dissemos, um sistema eletrônico que controla a frenagem para evitar que as rodas travem quando você pisa forte no pedal. Ele pode funcionar tanto com freio a disco quanto com freio a tambor, ajustando a pressão para garantir que as rodas continuem girando, o que ajuda o motorista a manter o controle do carro.
Ou seja, enquanto o freio a disco faz o trabalho de parar o carro, o freio ABS faz com que essa parada aconteça de forma mais segura, evitando que o carro derrape ou perca a estabilidade em uma frenagem de emergência.
Componentes do sistema ABS
O freio ABS dispõe de quatro componentes principais, sendo eles:
- Sensores de velocidade (um em cada roda): responsáveis por interpretar as informações de rotação das rodas e enviar sinais para a central eletrônica em caso de desalinhamento com a velocidade do veículo;
- Bomba hidráulica: sua função é pressurizar o fluido de freio após o acionamento do sistema;
- Controlador eletrônico: responsável pela monitoração dos sensores de velocidade;
- Válvulas hidráulicas: controla a pressão dos fluidos em cada roda.
Passo a passo do acionamento do sistema
- O motorista pisa fundo no freio;
- Os sensores detectam que a desaceleração nas rodas está incompatível com a velocidade do veículo;
- A válvula hidráulica é ativada no freio da roda, o que vai reduzir sua força de frenagem, fazendo com que ela gire mais rapidamente;
- A velocidade da roda é retomada e então a válvula introduz novamente a pressão para segurá-la, repetindo os dois ciclos do processo em um espaço de cerca de 15 segundos.
Sistema ABS x ESC
Ambos sistemas desempenham funções de segurança nos automóveis e ainda há muitas dúvidas quanto às características de cada um. Veja abaixo quais são os princípios básicos de cada tecnologia.
- ABS (Anti-lock Braking System): como já ressaltada, este sistema funciona através de sensores presentes nas rodas. A tecnologia tem objetivo de evitar o travamento repentino e derrapagem das rodas, proporcionando maior estabilidade para o veículo;
- ESC (Electronic Stability Control): também atua através de sensores, sendo estes responsáveis por manter a estabilidade e corrigir a trajetória do automóvel em situações de curvas, desvios e até frenagens bruscas.
Vantagens proporcionadas pelo freio ABS
A grande vantagem do sistema ABS de freio é o aumento da segurança que o sistema proporciona em situações adversas. Mas, a tecnologia contribui ainda para uma série de benefícios que podem ser sentidos pelos motoristas. Entre eles destacam-se:
- Possibilita a introdução de outras tecnologias automotivas associadas, como por exemplo o controle de tração e o controle de estabilidade;
- Mantém o controle da direção durante manobras perigosas;
- Menor tempo e distância de frenagem;
- Eficiência em pistas adversas como de areia, asfalto molhado, entre outras.
Manutenção e cuidados com o sistema ABS
Para que o freio ABS funcione sempre bem e garanta sua segurança, é importante ficar atento à manutenção do sistema. Embora o ABS seja bastante resistente, alguns cuidados ajudam a evitar problemas e falhas.
Primeiro, mantenha a revisão regular do sistema de freios em dia, incluindo as pastilhas, discos e fluido de freio. O ABS depende do bom funcionamento desses componentes para agir corretamente.
Fique atento também à luz do ABS no painel. Se ela acender durante a condução e não apagar, procure uma oficina especializada para verificar o sistema o quanto antes.
Evite mexer ou fazer adaptações no sistema de freios por conta própria, pois isso pode comprometer o funcionamento do ABS.
Além disso, mantenha os sensores de velocidade das rodas limpos e livres de sujeira ou resíduos, principalmente se você costuma dirigir em estradas de terra ou locais com muita poeira.
Seguindo essas dicas, o sistema ABS vai continuar ajudando você a frear com mais segurança, especialmente em situações de emergência.
– Leia também: Luz do freio de mão piscando: principais causas e como resolver
Fiat e o sistema ABS
Os modelos da Fiat, como o Argo, Cronos, Toro, Pulse e Fastback, já saem de fábrica com o sistema ABS instalado, atendendo à legislação brasileira que exige essa tecnologia.
Se você possui um desses veículos e percebeu que a luz de ABS no painel acende e não apaga, ou se o sistema não está funcionando corretamente, é importante buscar assistência especializada
A concessionária Delta Fiat oferece serviços de manutenção para o sistema ABS e outros componentes do seu veículo. Você pode agendar um atendimento diretamente pelo site oficial da concessionária ou entrar em contato pelo Whatsapp.
Lembre-se: a manutenção preventiva é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema ABS e a segurança do seu veículo.