Controle de Tração: Como funciona e quais são seus benefícios?

Continuando com a nossa série de “Como funciona?” vamos abordar nesse texto o Controle de Tração nos automóveis. Basicamente, ele é um dispositivo que irá evitar que as rodas patinem durante a condução.

Portanto, ele é mais uma maneira de aumentar a segurança no trânsito, principalmente em arrancadas e nas curvas.

Veja também os demais artigos da série “Como Funciona?”:

Continue a leitura e entenda mais sobre o funcionamento do controle de tração, seus benefícios e especificidades.

O que é Controle de Tração?

Também conhecido como TCS (Traction Control System), o Controle de Tração é um sistema eletrônico gerenciado por um processador central do veículo. Seu principal objetivo é monitorar a aderência dos pneus.

Portanto, para que isso seja possível ele vai atuar sobre os freios e motor do carro.

Como funciona o Controle de Tração?

O controle de Tração trabalha em conjunto com os freios ABS para garantir maior segurança durante a condução. Seu funcionamento se dá através dos sensores presentes nos freios ABS. Entenda:

  • Os sensores vão indicar possíveis riscos dos pneus perderem aderência (se a roda girar em falso.
  • Em situações de perigo enviará essa informação para a central eletrônica, responsável por comandar o sistema de injeção de combustível.
  • E então vai diminuir o fornecimento ao motor e acionar os freios na roda que patinou.

Ou seja, seria como se você percebesse que as rodas estão prestes a patinar, e de forma sutil diminuísse a aceleração brevemente, para em seguida retomá-la. Porém, essa situação acontece muito rapidamente, sendo extremamente difícil você ter esse reflexo e controle do veículo.

O sistema de controle de tração também é acionado em situações de aquaplanagem na estrada e sobre terrenos com presença de neve ou gelo. Sempre que o controle é acionado uma luz que indica o seu funcionamento vai aparecer no seu painel de controle.

Entenda melhor o sistema no vídeo abaixo:

Entenda qual é a função da tração nos veículos: 

A tração nada mais é que a força que o motor vai mandar para os pneus do carro para fazer com ele ande. A grande maioria dos veículos populares possuem tração apenas em duas rodas, podendo ser traseira ou dianteira.

Vamos a um exemplo para ficar mais claro. Então, digamos que você tenha um carro com apenas tração dianteira e você precisa subir uma ladeira. Neste momento as rodas da frente serão responsáveis por captar a força de movimentação.

Enquanto isso, as rodas traseiras serão apenas puxadas. Por isso, será preciso arrancar ou o carro não vai aguentar subir ou ele vai derrapar, podendo inclusive causar um acidente.

Confira aqui qual é a a diferença dos veículos que possuem tração integral ou tração nas 4 rodas

Controle de Estabilidade

O Controle de Estabilidade (ESP) utiliza também o mesmo princípio que o Controle de Tração, e também utiliza dos sensores dos freios ABS para monitoramento.

Basicamente o ESP vai utilizar os sensores para monitorar a trajetória do automóvel. Logo, quando ocorrer desvios bruscos ou repentinos, ele acionará os freios em cada roda para acertar a direção e manter o carro nos eixos ideais.

O Controle de Tração aumenta o consumo de combustível?

Mito. O sistema pode inclusive contribuir para um baixo consumo de combustível.

Pois, ao acionar a central eletrônica o controle pode interferir no sistema de freios ou no controle de aceleração, por exemplo, com finalidade de reduzir a potência do motor. Ou seja, com isso acaba ajudando a reduzir o consumo de combustível.

Carros Fiat com controle de tração 

O recurso de segurança de controle de tração passa a ser obrigatório em 2020 para carros novos. No entanto, para os projetos de veículos antigos, a obrigatoriedade valerá em 2022.

Atualmente, os veículos da Fiat que contam com o sistema são: Fiat Toro em todas as versões, Fiat Uno Drive, Fiat Argo na versão Drive 1.3 GSR e no Fiat Cronos Drive. 

Inclusive o Fiat Uno Drive foi apontado pelo site Notícias Automotivas como o segundo carro mais barato com controle de tração. A publicação também traz destaque para outros importantes itens de segurança do modelo, como o controle de estabilidade e o assistente de partida em aclive.

A gama de modelos do Fiat Toro chega em 2020 com uma série de novidades, ficando muito mais completo em todas as suas versões. Veja aqui o que você encontra na picape além dos controles de tração e estabilidade.

Fiat Argo Drive Controle de Tração
Fiat Argo Drive

 

O Argo Drive 1.3 GSR investiu pesado em segurança na condução.

Além do controle de tração, o modelo conta também com o controle de estabilidade e com o assistente de partida em rampa, o hill holder.

 

Fiat Cronos controle de tração
Fiat Cronos Drive

Se você busca por um sedan que conte com esse sistema, a melhor opção é o Fiat Cronos.

Assim como o Argo, conta também com controle de estabilidade e Hill Holder. Além disso, tem também o sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *