Assistente de partida em rampa: entenda como funciona o sistema Hill Holder

O assistente de partida em rampa é mais uma tecnologia automotiva desenvolvida para oferecer mais segurança e conforto para os motoristas no trânsito. 

O sistema auxilia motoristas em situações desafiadoras, como em subidas íngremes, em que é necessário um tempo de resposta ágil para acionamento dos freios. Contudo, isso pode ser difícil para muitos motoristas. 

Vamos explicar tudo sobre essa tecnologia no texto abaixo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse sistema. 

O que é assistente de partida em rampa?

Também conhecido como Hill Holder, o assistente de partida em aclive facilita saídas em ladeiras. Isso porque ele mantém os freios acionados por um tempo, até que o motor alcance a força necessária para o arranque.

Quando o veículo precisa realizar partida em subidas, é comum que ele desça alguns centímetros no momento que o motorista tira o pé do freio e aciona o acelerador. 

Portanto, o hill holder vai atuar nessa fração de segurança entre a retirada do pé do freio e acionamento do acelerador. Dessa forma, evita-se que o carro recue automaticamente. 

Como funciona o Hill Holder? 

O assistente de partida em rampa funciona a partir de uma série de sensores integrados aos freios, que avalia a inclinação da carroceria, peso, velocidade das rodas e torque. Todas essas informações são utilizadas para detectar quando o veículo está parado em uma rampa. 

Logo, ao identificar que o carro está parado em um aclive, o sistema é acionado assim que o motorista libera o pedal do freio, indicando que irá arrancar com o veículo. O hill holder mantém os freios acionados por dois segundos nesse intervalo de tempo. 

Veja como é o passo a passo de funcionamento da tecnologia de assistente de partida em aclive: 

  1. Os sensores identificam que o veículo está uma pista íngreme e envia essas informações para uma unidade eletrônica;
  2. Um sinal eletrônico é enviado aos atuadores de freio;
  3. No momento que o motorista tira o pé do freio, a tecnologia assume essa função até que o carro inicie seu movimento novamente.

É importante ressaltar que a tecnologia vai manter o freio acionado por um curto período, em média dois segundos. Portanto, caso você não seja capaz de movimentar o carro antes desse período, você deve pisar novamente no pedal do freio. 

Benefícios do assistente de partida em rampa

A grande vantagem dessa tecnologia é, com certeza, a maior segurança proporcionada no trânsito. Além disso, a rotina fica muito mais tranquila e confortável, mesmo em terrenos mais desafiadores. 

Outra vantagem percebida com o assistente de partida em rampa é a economia de combustível a longo prazo, uma vez que ele torna as respostas do veículo mais eficientes. 

O hill holder também é benéfico para evitar desgaste excessivo na embreagem do automóvel

Modelos da Fiat com assistente de partida em aclive

A Fiat disponibiliza a tecnologia de assistente de partida em rampa em praticamente toda a sua gama de veículos. 

O sistema pode ser encontrado nos hatchbacks, Uno e Argo; de modelos sedans a tecnologia está presente no Cronos a partir da sua versão Drive 1.3. A Nova Strada e o Toro, picapes da marca, também trazem a tecnologia embarcada em suas versões. 

Seu veículo está na Delta Fiat! 

Se interessou pela tecnologia Hill Holder? Então venha até a Delta Fiat garantir o seu modelo com esse sistema. Nós temos opções para diferentes públicos, com as melhores condições de financiamento e compra do mercado. 

Temos carros Fiat 0km, como o Argo, Toro e Strada, alguns dos veículos mais vendidos do Brasil. 

A Venda Direta é a modalidade de compra direcionada para públicos especiais, como CNPJ, Produtores Rurais e PcD. Esses públicos podem ser especialmente beneficiados com a tecnologia que auxilia em situações desafiadoras. 

Temos ainda opções de veículos seminovos de várias marcas e modelos. 

Fale com a nossa equipe e encontre o modelo certo para você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *