Direção defensiva: conheça as boas práticas para dirigir e evitar acidentes

A direção defensiva é o conjunto de práticas que os motoristas devem aplicar no trânsito para garantir uma condução segura. Por isso, é muito importante que os condutores tenham conhecimento das ações necessárias para evitar acidentes, contribuindo dessa forma para um trânsito mais pacifico. 

Afinal, cada um deve fazer a sua parte para termos ruas e estradas seguras para todos os veículos e pedestres. Nós vamos te ajudar! 

Listamos algumas orientações importantes para te ajudar a entender como praticar uma direção defensiva. Continue a leitura e descubra! 

O que é direção defensiva? 

Segundo o Detran, direção defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas, que encontramos nas vias de trânsito. 

Portanto, um condutor defensivo é aquele que possui um comportamento preventivo no trânsito e que preza pela segurança em primeiro lugar. Para que isso seja possível, o motorista deve estar sempre atento aos fatores externos e às condições adversas que possam estar presentes. 

Leia também: Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo

O que é preciso para a prática da direção defensiva? 

Primeiramente, o motorista deve ter conhecimento da legislação de trânsito e claro, segui-las corretamente. Além disso, é importante que este reconheça quais são os comportamentos indicados para a condução de veículos na cidade e estrada. 

No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o documento que regulamenta as normas de conduta, infrações e penalidades para os usuários. Portanto, os motoristas devem ter entendimento das principais orientações que lhes dizem respeito. 

Veja aqui o documento completo com as orientações da Lei nº 9.503.

Principais causas dos acidentes

Ainda segundo o Detran, em seus relatórios foram observados que as principais causas dos acidentes no trânsito são: 

  • Problemas mecânicos – 30%
  • Problemas de via – 6%
  • Problemas com o condutor – 64%

Dentre os principais problemas com o condutor temos: 

  • Dirigir sob o efeito de álcool ou de substância entorpecente;
  • Imprudência – velocidade inadequada;
  • Imperícia – inexperiência ou falta de conhecimento do local;
  • Negligência – falta de atenção, falha de observação.

Condições adversas

Existem algumas condições adversas que podem prejudicar o desempenho dos motoristas no trânsito, elas podem ser tanto externas, quanto relacionados ao próprio condutor. As mais comuns no trânsito são: 

  • Luz: falta de iluminação adequada nas ruas e estradas que prejudicam a visão do motorista;
  • Tempo: condições climáticas que afetam o desempenho como chuva, neblina, fumaça etc;
  • Vias: condições como sinalização, conservação, drenagem etc;
  • Trânsito: fatores como congestionamento, aglomeração de pessoas, comportamento de outros motoristas etc;
  • Veículo: condições ligadas à manutenção adequada do veículo, ou seja, dos equipamentos que garantem a eficiência e segurança durante a condução;
  • Condutor: fatores relacionados às condições mentais e físicas do motorista. 

Boas práticas para evitar acidentes

Existem um conjunto de comportamentos que devem ser seguidos pelos motoristas para que seja feita uma direção defensiva. Elencamos três práticas importantes que devem ser seguidas para manter a segurança e evitar acidentes. Confira quais são: 

Evite o consumo de álcool, substâncias tóxicas ou remédios

Como vista acima, problemas com o condutor é a maior causa de acidentes no Brasil (64%). E o uso de substância como álcool é um dos principais fatores que influenciam neste alarmante dado. 

Segundo o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir alcoolizado é infração gravíssima, que pode acarretar em uma série de consequências. 

“Dirigir alcoolizado em nível superior a 06 decigramas de álcool por litro de sangue, resulta em multa (vezes cinco), suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses a três anos, sendo considerado infração gravíssima.”

Portanto, quando for dirigir, não faça uso de substâncias que possam afetar o seu estado físico e/ou mental, prejudicando dessa forma seu desempenho no trânsito. 

Evite a aquaplanagem

Aquaplanagem ou hidroplanagem acontece quando não há contato dos pneus com a pista, ou seja ela se dá em situações em que o piso encontra-se molhados. Os principais fatores que levam à sua ocorrência são: pneus lisos, ou seja carecas, e dirigir em alta velocidade. 

Durante a hidroplanagem, o condutor perde o controle do veículo, fazendo com que o veículo derrape, podendo causar um grave acidente. 

O que fazer para evitar: 

  • Rode apenas na velocidade permitida da pista; 
  • Faça a calibragem de pneus regularmente;
  • Tenha atenção redobrada no trânsito em situações de pista molhada. 

Conduza com segurança

Uma direção defensiva é baseada em uma condução segura, com comportamentos adequados e respeito às leis de trânsito. 

Listamos algumas boas práticas que vão garantir mais segurança na condução, veja: 

  • Não conduza com fones de ouvido conectados a aparelho de som ou com telefone celular. A conduta é considerada infração média e pode gerar a perda de 4 pontos;
  • Evite dirigir muito próximo do veículo da frente e mantenha a distância recomendada. A distância correta é aquela na qual o motorista tem tempo para frear o veículo sem atingir os demais;
  • Não se esqueça de utilizar os sinalizadores do veículo para informar suas atitudes, como o uso das setas, por exemplo;
  • Planeje seu trajeto no trânsito e evite acidentes. O condutor defensivo não deve ficar indeciso quanto ao percurso, o que por sua vez evita confundir os veículos que vem atrás com manobras bruscas;
  • Reduza a velocidade próximo a escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros ou onde haja intensa movimentação de pedestres;
  • Não se esqueça do uso do cinto de segurança, este é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e em todas as situações;
  • Evite ultrapassagens em locais com pouca visibilidade, em curvas, em trechos proibidos pela sinalização. E quando for ultrapassar outro veículo certifique-se de que você dispões de tempo e espaço suficiente para realizá-la com segurança. 

Faça manutenção do veículo regularmente

Verificar regularmente os componentes do veículo, como pneus, freios, luzes e outros sistemas, é essencial para garantir que o carro esteja em boas condições de funcionamento. 

Dessa forma, portanto, é possível reduzir o risco de problemas mecânicos e consequentemente de acidentes.

Respeite os pedestres e ciclistas

Os motoristas devem estar atentos e respeitar os direitos dos pedestres e ciclistas, garantindo sua segurança e prioridade quando necessário.

Dicas para uma direção preventiva

Embora os acidentes de trânsito possam ser imprevisíveis na maioria das vezes, a adoção de práticas conscientes pode ajudar a preveni-los. Abaixo, destacamos alguns tipos de colisões comuns e oferecemos dicas para se preparar e evitar essas situações.

Colisão com o veículo da frente

Essa colisão geralmente ocorre quando você atinge o carro à sua frente devido a uma parada brusca ou falta de sinalização. Para evitar esse tipo de acidente:

  • Mantenha uma distância segura do veículo à frente;
  • Preste atenção aos sinais do motorista da frente, como luzes de freio e setas;
  • Esteja ciente do ambiente ao seu redor para identificar possíveis situações que exijam manobras bruscas do motorista à frente;
  • Ao perceber perigo, freie imediatamente, mas de forma gradual para evitar derrapagens ou paradas bruscas que possam prejudicar os veículos atrás.

direção preventiva

Colisão com o veículo de trás

Esse acidente ocorre quando os motoristas dirigem muito próximos uns dos outros, tornando a colisão inevitável em situações de emergência. Para prevenir esse tipo de colisão:

  • Distancie-se do motorista que segue muito próximo, reduzindo a velocidade ou deslocando-se para o acostamento;
  • Planeje seu trajeto e evite indecisões sobre as entradas e saídas que utilizará;
  • Use sempre a sinalização correta e com tempo adequado para indicar as manobras que pretende executar;
  • Evite frear bruscamente após cruzamentos, pois isso pode levar outros motoristas a fazer o mesmo, resultando em colisões.

Colisão frontal

Esses acidentes são muito danosos e podem ser causados por diversos fatores, como excesso de velocidade, sonolência ao volante e problemas mecânicos. Para evitar colisões frontais:

  • Verifique sempre o tempo e o espaço disponíveis para realizar uma ultrapassagem segura, especialmente em locais com visibilidade limitada e curvas;
  • Evite ultrapassar em curvas, reduza a velocidade e aumente a atenção nessas áreas;
  • Acidentes frontais podem ocorrer durante manobras de conversão à direita ou à esquerda, ou por desatenção aos semáforos e preferências de passagem. Portanto, redobre a atenção em cruzamentos e só execute manobras em locais permitidos e com segurança.

Deveres do motorista para uma direção defensiva

O Detran listou quais são os dez principais deveres do condutor para uma condução defensiva, são eles:

  1. Conhecer as leis e a sinalização de trânsito e obedecê-las sempre, em qualquer local e horário. 
  2. Usar sempre o cinto de segurança ou o capacete com viseira e demais equipamentos obrigatórios (em boas condições de uso). 
  3. Conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente (consulte o manual do veículo).
  4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento e abastecido de combustível, óleo e água. 
  5. Prever situações inesperadas, ficar atento e ser capaz de evitar acidentes. 
  6. Ser capaz de tomar decisões corretas com rapidez nas situações de perigo. 
  7. Nunca aceitar desafios e provocações de condutores irresponsáveis, deixe os apressados ultrapassarem.
  8. Não conduzir cansado ou com sono, sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica. 
  9. Não confiar apenas na sua habilidade, conte com o suporte dos instrumentos do painel do veículo para ajudá-lo a tomar as decisões certas. 
  10. Procure ver tudo que está acontecendo à sua volta e certifique-se de que todos estão vendo o seu veículo e a sinalização que está usando. 

– Leia também: Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC): o que é e como se cadastrar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *