Plantão Fiat: conheça as iniciativas da Fiat durante a COVID-19

O Plantão Fiat reúne uma série de iniciativas da montadora que contribuem para o combate à pandemia de coronavírus. Além disso, em seu site a Fiat esclarece as principais dúvidas a respeito do funcionamento dos serviços durante este período. 

No texto a seguir apresentamos as principais iniciativas da Fiat durante a COVID-19. Você também vai conferir algumas dicas de como os motoristas devem cuidar dos veículos que vão ficar parados por muito tempo. 

Confira! 

Novos prazos de revisões

Uma das principais iniciativas da Fiat neste período foi a flexibilização dos prazos das revisões programadas, assim como da garantia de fábrica. 

A flexibilização é válida tanto em relação ao tempo, quanto à quilometragem do veículo. A medida, porém, é válida apenas para os veículos cujas revisões venceriam até o dia 30 de junho de 2020, contados a partir de 20 de março de 2020.

Entenda melhor a seguir: 

Flexibilização em relação ao tempo

  • Para a primeira revisão: O prazo para realizar a primeira revisão foi ampliado para 14 meses, ou seja, você poderá fazer a revisão até o 14º mês de uso do veículo, contados a partir da data de entrega do veículo, conforme registrado no Livreto de Garantia pela Concessionária.
  • Para as demais revisões: O prazo para realizar as demais revisões previstas no Manual de Uso e Manutenção, foi ampliado em 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data da última revisão realizada, conforme registrado no Livreto de Garantia pela Concessionária que realizou a revisão.

Flexibilização em relação à quilometragem

  • Para a primeira revisão: A quilometragem para realizar a primeira revisão foi ampliada em 1.000 (hum mil) quilômetros, além da tolerância de 1.000 km já existente.
  • Para as demais revisões: A quilometragem para realizar as demais revisões previstas no Manual de Uso e Manutenção, foi ampliada em 1.000 (hum mil) quilômetros, somados à quilometragem da última revisão, conforme registrado no Livreto de Garantia pela Concessionária que realizou a revisão.

Caso essas tolerâncias (tempo ou quilometragem) sejam ultrapassadas o veículo deverá passar por uma inspeção em alguma das concessionárias Fiat.

Extensão da garantia de fábrica

Os veículos que possuem garantia de fábrica com vencimento a partir de 20 de março de 2020, tiveram o prazo prorrogados até 30 de junho de 2020. A Fiat informa ainda que este prazo pode ser estendido por um tempo ainda maior, e aguarda orientações do Governo em relação ao combate à COVID-19.

Além disso, para os carros dentro do período de garantia, a Assistência 24h Confiat, oferece um reboque gratuito para a concessionária FIAT mais próxima, em caso de pane ou sinistro.

É importante ressaltar que, para se enquadrar neste benefício, o veículo deve estar com o plano de manutenção em dia, conforme previsto no Manual de Uso e Manutenção.

Confira aqui como quais têm sido as alternativas adotadas pela Delta Fiat para a venda de carros durante a pandemia. 

Iniciativas da Fiat que contribuem para o combate a pandemia de coronavírus 

Além de apresentar flexibilizações nos serviços de manutenção, a Fiat disponibilizou sua estrutura e expertise para auxiliar no combate ao COVID-19. 

Dentre as principais iniciativas estão a disponibilização de espaços para a criação de hospitais de campanha, mobilização de recursos para a produção de ventiladores pulmonares e muito mais. 

As medidas adotadas fazem parte de um programa de suporte que a Fiat criou em apoio aos esforços federais e estaduais na luta contra o coronavírus no Brasil. 

Veja a lista completa das iniciativas FIAT: 

Criação de hospitais de campanha

O Fiat Clube, área recreativa e esportiva da FCA em Betim (MG), será parcialmente cedido à Prefeitura e ao Governo para a criação de um hospital de campanha. O local contará com 200 leitos, mais de 1/3 das vagas criadas pelo município.

Produção de ventiladores pulmonares

A Fiat mobilizou seus recursos, profissionais e expertise para acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. Além disso, 15 técnicos da FCA integraram a força-tarefa criada pelo SENAI para atuar no reparo de mais de 600 aparelhos inoperantes em Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba.

Produção e doação de equipamentos de proteção médica

O Polo Automotivo Fiat mobilizou 6 impressoras 3D para a produção de cerca de 2 mil protetores faciais plásticos, usados por médicos no atendimento a pacientes da COVID-19. 

As peças produzidas foram doadas a serviços de Saúde de Minas Gerais e Pernambuco. 

Doação de equipamentos 

Doação de equipamentos de proteção como 500 macacões e 2,5 mil pares de luvas, 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para o Servas/MG e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Empréstimo de automóveis 

Disponibilizamos, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos dos mais diversos modelos dentro do portfólio da FCA para os Governos de Minas Gerais e Pernambuco em apoio a diversas ações no combate à epidemia do COVID-19. Prefeituras de Belo Horizonte e Betim também receberam o auxílio.

Fundo de doações para o Hospital Mater Dei Betim – Contagem

A FCA integra a parceria liderada pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) junto a empresas mineiras e o Hospital Mater Dei para a disponibilização de 4 andares de internação na unidade Betim – Contagem, com espaço para até 242 leitos, sendo 180 de tratamento intensivo e 62 de internação.

Doações de ambulâncias Ducato

Duas Ducatos adaptadas como ambulâncias serão doadas para apoiar os hospitais de campanha instalados com apoio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) nas cidades de Betim (MG) e Goiana (PE).

Fonte: FIAT

Recomendações gerais da Fiat para veículo parado muito tempo 

Sabia que dá para consultar isso no Manual do Veículo? Mas, se preferir, seguem os cuidados para veículos movidos a gasolina e etanol parados durante um mês ou mais. Confira abaixo:

  • Estacione em local coberto, seco e, se possível, ventilado, deixando os vidros ligeiramente abertos;
  • Certifique-se que o freio de estacionamento elétrico não está engatado;
  • Desligue o terminal negativo do polo da bateria e verifique seu estado de carga. Durante o armazenamento, este controle deve ser repetido trimestralmente;
  • Após duas semanas de inatividade, deixe o carro na marcha lenta e ligue o ar-condicionado por 5 minutos, regulado-o para ar externo e com ventoinha definida no máximo. Essa operação garantirá uma lubrificação adequada no sistema;
  • Erguer as palhetas do para-brisa e vidro traseiro;
  • Encha os pneus a uma pressão de +0,5 bar (+7,25 psi) superior em relação à prescrita;
  • Não esvazie o sistema de refrigeração do motor.

Veja aqui neste texto outras dicas de cuidados que devem ser seguidos com veículos parados por muito tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *