3 mitos sobre o ar condicionado do carro

Um ar condicionado é um item quase indispensável nas altas temperaturas do Brasil. Para quem precisa do automóvel para se locomover e passa muito tempo nele fica muito difícil imaginar ficar sem o ar condicionado do carro, não é mesmo?

Porém, ainda existem muitos motoristas que não tem o equipamento por falta de conhecimento sobre o aparelho, pois acreditam que isso irá elevar demais o consumo de combustível, por exemplo, dentre outros receios.

Separamos 3 mitos sobre o ar-condicionado do carro para esclarecer suas dúvidas. Confira!

Aquecimento Global

Alguns produtos químicos artificiais exercem um efeito deletério, isto é, causam dano a na camada de ozônio, dentre eles está incluso o R12, produto antes utilizado no ar-condicionado. Porém, em 2000, diversos produtos químicos foram erradicados, e o R12 foi um deles.

Foi exigido então que ele fosse substituído, em todos os veículos, antigos e novos, para um novo refrigerante, o R-134a, que era benigno para a camada de ozônio.

Alguns anos após a adoção do novo refrigerante ar condicionado a atenção do meio ambiente reorientou o aquecimento global e as mudanças climáticas e, mesmo o R-134a sendo benigno, ele foi considerado um gás de aquecimento global e com índice relativamente elevado.

Mas se levarmos em consideração que os gases refrigerantes utilizados devem ser recapturados durante a manutenção do sistema, e colocados à disposição do veículo, as quantidades que são liberadas para a atmosfera são baixas, portanto o impacto que ele exerce é pequeno.

Basicamente, se o seu veículo conta com um ar condicionado que funcione corretamente e mantêm o mesmo no sistema fechado, isso não terá impacto no aquecimento global.

Gasto de combustível com ar condicionado do carro

Muitos motoristas evitam o uso do ar condicionado em seus veículos por conta do consumo mais elevado de combustível durante o uso. Esse consumo varia de acordo com diversos fatores como o próprio modelo do carro, a velocidade de condução, temperatura e condições de vento.

Segundo alguns estudos, o que ocasiona um gasto mais elevado de combustível é o famoso “para e anda” dos congestionamentos e o efeito é bem menor quando o veículo está em velocidade das vias expressas.

Aliás, uma outra curiosidade: você sabia que andar de carro com as janelas abertas em altas velocidades podem elevar o gasto mais do que o próprio ar-condicionado? Isso acontece por conta do atrito provocado pela pressão do ar que “segura” o veículo, resultando em uma força adicional. Ou seja, o motor precisa trabalhar mais para fazer o carro rodar, o que ocasiona um elevado consumo de combustível.

Revisão

Se você mantém a manutenção do ar condicionado do carro em dia, não corre o risco de rodar com um equipamento sujo e que não não entrega sua produtividade total.

Recomenda-se que seja feita uma verificação no estado feral do filtro a cada seis ou oito meses. Uma dica é ligar o equipamento pelo menos uma vez na semana, mesmo em períodos de baixa temperatura, para evitar lubrificação e ressecamento das peças.

Como funciona a revisão na Delta Fiat?

A Delta faz as revisões mediante agendamento, para que o ato de trazer o veículo para a concessionária seja planejado e mais confortável ao cliente. Além disso, no momento do atendimento, o cliente tem uma previsão do tempo necessário para o serviço e pode programar melhor sua rotina.

Nossos mecânicos são experientes, treinados na fábrica da Fiat com o mais alto nível de especialização e são frequentemente atualizados nas mais modernas plataformas e sistemas desenvolvidos pela marca.

Quanto aos valores da revisão, a Fiat disponibiliza os valores que incluem todas as peças e serviços previstos. Você pode consultar clicando aqui. Os valores das revisões são mais atrativos do que realizar os serviços de manutenção separadamente. Todas as informações referentes às revisões constam no manual do proprietário de forma clara e resumida.

É possível agendar online a revisão

Através de nosso site, você pode agendar sua revisão e organizar-se da melhor forma. Acesse a página de agendamento e traga seu veículo pra gente. Estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *