5 dicas infalíveis para ter um carro mais eficiente

Atualmente as montadoras e concessionárias prezam por veículos eficientes. O consumidor está cada vez mais consciente das funcionalidades e especificações dos automóveis e priorizam carros eficientes e econômicos no momento da compra de um carro novo.

Existem, porém, pequenas medidas que podem ser seguidas no seu dia-a-dia que podem auxiliar você a obter um melhor rendimento e a economizar com combustível. Confira as 5 dicas para ter um carro mais eficiente que preparamos!

1. Cuidado com a aceleração

No momento da aceleração do veículo não há necessidade de pisar no acelerador assim que rodar a chave, quando o fizer utilize a primeira marcha e logo em seguida mude para a segunda e as próximas de imediato.

Os carros com motores a gasolina não tem necessidade de aquecer o motor, porém aqueles movidos a diesel, é recomendado aguardar que aconteça a lubrificação do sistema para em seguida colocar o veículo em movimento

  1. Mudança de marchas

Para ter um carro mais eficiente quando for realizar mudanças de marchas, realize-as em uma velocidade moderada. Na cidade o indicado é utilizar a 4ª ou 5ª marcha, quando possível. Fique ligado no conta-giros e procure realizar a troca de marcha antes de atingir 2.500 rpm.

Quando o ponteiro atinge esse número, significa que é o momento de subir a marcha. Os carros com menores potências exigem que as trocas de marchas aconteçam mais rapidamente, já os motores maiores permitem que dê-se uma esticada.

  1. Atente-se ao peso no carro

Quando você carrega muito peso no carro, com uma carga muito pesada, isso irá influenciar no consumo de combustível. Para exemplificar, cada 100kg de peso extra no veículo, eleva o consumo em 5%. Outro agravante é o dano que pode causar nos freios, motor e suspensões.

  1. Atenção com o motor

O motor é a peça mais imprescindível em um automóvel, interferindo em todo seu funcionamento. Portanto, para ter um carro mais eficiente é extremamente importante que se tenha uma atenção especial com a manutenção do motor do seu carro, tanto para garantir uma melhor performance, quanto para ajudar na economia do combustível. Quando em mau estado de conservação, este pode representar um aumento de 9% a 30% no consumo.

  1.  Filtro de ar

Este item precisa ser substituído na periodicidade correta, como indicado no manual do automóvel. Quando este está sujo, dificulta a entrada de ar no motor e interfere diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão.

Outra precaução é manter a revisão em dia da checagem das velas de ignição, pois quando estas estão em mau estado, a queima do combustível fica irregular, o que reflete na quantidade de combustível injetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *