Carro automático x manual: qual a melhor opção para você?

Uma das dúvidas mais comuns no momento de escolher um veículo para comprar é: qual a melhor opção: carro automático ou manual? É importante avaliar as especificidades de cada um deles para fazer a melhor escolha para você.

Para ajudá-lo nessa decisão separamos algumas informações importantes sobre o carro automático e manual.  Além disso, vamos apresentar ainda quais as principais diferenças entre ambos.

Com essas informações em mãos você poderá fazer a escolha certa de qual modelo de carro é melhor para você. Continue a leitura e descubra!

Diferença entre carro automático e manual

O carro manual é mais comum no mercado automotivo, sendo ideal para o motorista que gosta de ter total controle sobre o veículo. Com o câmbio manual, o condutor pode adaptar as marchas para cada situação de acordo com o seu gosto.

O carro automático é uma opção que oferece mais conforto e segurança para o motorista durante a condução. Nessa modalidade de veículo, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas são feitas de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Isso acontece pois o carro automático conta com engrenagens planetárias que são acionadas por um  sistema conversor de torque. Estes, por sua vez, vão transmitir automaticamente o torque do motor às rodas do veículo.

Vantagens e desvantagens de cada modalidade

Carro manual

São veículos que oferecem mais controle para o motorista. Além disso, seu custo com manutenções são menores que no caso do câmbio automático.

O preço de um carro manual geralmente é menor que um automático. A principal desvantagem é o cansaço que pode causar para o motorista, principalmente aqueles que precisam enfrentar longos trânsitos.

Carro automático

Mais segurança, uma vez que o motorista fica mais “livre” para ter mais atenção na estrada. Apesar da manutenção ser mais cara devido à complexidade da tecnologia do cambio automático, são veículos que apresentam maior durabilidade.

O conforto que oferece ao motorista é uma das principais vantagens, uma vez que não é necessário que haja preocupação com a troca de marchas. Portanto, e ideal para quem passa horas dentro do carro em viagens ou no trânsito.

O uso irregular do câmbio manual por parte do motorista pode contribuir para o aumento no consumo de combustível, queima de embreagem, danos no motor, entre outros. Esse prejuízo, portanto, é minimizado com o suporte do câmbio automático.

câmbio automático x manual

Carro automático x automatizado

Atenção! Existe diferenças de funcionamento entre um câmbio automático e um automatizado. Como já apresentamos, no primeiro caso não existe uma embreagem e todo o acionamento do sistema se dá através de um conversos de torque.

Porém, no caso do carro automatizado, há uma embreagem e seu funcionamento é muito similar ao de um veículo manual.

Contudo, ele conta com sensores elétricos que ficam responsáveis pela leitura do motor. Estes, identificam as mudanças de velocidade do carro e enviam sinais para os atuadores hidráulicos do sistema, peças responsáveis pelo acionamento da troca de marchas de forma automática.

Como escolher a melhor modalidade para você?

Agora que você já conhece as principais características de cada uma das modalidades, chegou a hora de decidir. Afinal, qual a melhor opção para você: carro automático ou manual?

Antes de tudo, é preciso que você avalie as suas necessidades de uso e o seu estilo de condução. Por exemplo, se você é uma pessoa que tem prazer em dirigir e já se adaptou à condução tradicional, talvez a melhor opção seria seguir com o carro manual.

Porém, se você se desgasta facilmente no trânsito e depende do veículo para se locomover, o carro automático pode ser uma solução mais adequada. Dessa forma, você irá garantir viagens mais confortáveis e seguras.

Entenda como funciona um carro automático

  • Parking (P): é a posição inicial da manopla do câmbio, ou seja, é quando o veículo encontra-se parado.
  • Reversing (R): é para uso da marcha ré do veículo. Importante: não deve-se acionar essa funcionalidade enquanto o veículo estiver em movimento, com risco de danos à transmissão do carro.
  • Neutral (N): deve ser utilizado enquanto o carro estiver parado e prestes a desligar o motor.
  • Drive (D): quando o carro estiver nesta posição as marchas irão funcionar de forma automática. No momento em que o motorista aciona a manopla na posição e retirar o pé do freio, o veículo automaticamente começará a se mover, o motorista precisará somente controlar a velocidade que deseja.
  • Botões “+” e ”-”: servem para a redução ou aumento da marcha para ultrapassagens e subidas ou descidas.

Dicas de uso de carro automático

Geralmente, as pessoas aprendem a dirigir em veículos com câmbio manual. Por isso, muitas pessoas sentem dificuldade para se adaptarem à condução de um carro automático.

Pensando nisso, listamos algumas boas práticas que você deve seguir quando for dirigir um modelo automático. Veja:

  • Para dar partir no carro, deve-se pisar no pedal do freio e, em seguida, colocar a alavanca na posição “D”. Após a retirada do pé do freio, o carro começará a se mover automaticamente;
  • A posição “N” deve ser acionada apenas em situações de emergência, como por exemplo, quando for necessário rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado;
  • A troca de posições deve ser feita com suavidade, de modo a evitar danos ao sistema;
  • Quando for estacionar em morro siga as seguintes etapas: Primeiro acione o freio de mão, em seguida coloque a alavanca na posição “P”. Para dar a partida novamente, você deve posicionar a alavanca em “D” para depois soltar o freio de mão;
  • Nunca engate a marcha nas posições “P” ou “R” com o veículo ainda em movimento;
  • Para estacionar o veículo, o motorista deve mover a alavanca para a posição “P”;
  • Não é preciso acionar a posição “N” sempre que o carro estiver parado, como em tráfegos ou em um semáforo, por exemplo. Neste caso, o motorista pode apenas manter o pé no freio, com a alavanca acoplada na posição “D”.

Faça um Test Drive na Delta Fiat

A melhor maneira de descobrir qual o veículo ideal para você é realmente experimentando a condução durante um test drive. Aqui na Delta Fiat você pode agendar um teste em qualquer um de nossos modelos, clique aqui e saiba mais.

teste drive delta fiat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *