IPVA 2024: calendário, vencimento e outras informações

O IPVA 2024 está chegando, e sabemos como é importante ficar de olho nas datas para evitar problemas. Se você deixar passar, seu nome pode ir para a lista de inadimplentes e seu carro até corre o risco de ser apreendido em blitzes. Mas não se preocupe!

Pensando em facilitar a sua vida, montamos um guia super completo. Nele, você vai descobrir tudo o que precisa para se organizar e pagar o IPVA 2024 em Minas Gerais sem dor de cabeça. Dá uma olhada no nosso texto completo e fique por dentro de tudo!

Leia também: Motor Fire da Fiat: conheça suas características e diferenciais

Como saber a data do vencimento do IPVA?

O calendário de pagamento do IPVA 2024 varia de estado para estado. Em geral, os vencimentos começam no início de janeiro e podem se estender até março ou abril.

Nesse post, você terá acesso aos prazos relacionados ao estado de Minas Gerais divulgados pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ -MG). Caso você more em outro local, o ideal é consultar o site do SEFAZ da área da sua residência. 

Veja a tabela completa: 

Quais são as opções de pagamento do IPVA 2024 em Minas Gerais? 

Para pagar o IPVA, você tem duas opções práticas: quitar tudo de uma vez com um desconto de 3% ou dividir em três parcelas sem redução no valor total. Se optar pelo parcelamento, cada uma delas deve ser de, no mínimo, R$ 50.

Qual é o valor do IPVA 2024? 

Isso varia e depende do tipo, marca, modelo, ano de fabricação, etc. Mas é super fácil descobrir! Você pode checar o valor do IPVA 2024 neste link. Insira o número do seu RENAVAM e escolha o ano. Ah, e não se esqueça de ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

Você vai gostar de saber: Fiat Argo 2024: principais detalhes, versões e preços do modelo

Como fazer o pagamento do IPVA 2024? 

Para realizar o pagamento do IPVA 2024, você deve ir a uma das agências bancárias credenciadas e apresentar o número do RENAVAM do seu veículo. Ele está disponível no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Também é possível quitá-lo com a guia de arrecadação. 

Quem pode pedir a isenção de IPVA? 

A isenção do IPVA 2024 pode ser concedida a diferentes grupos, dependendo da legislação estadual. Geralmente, inclui:

  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Proprietários de veículos antigos (geralmente com mais de 20 anos);
  • Veículos de entidades filantrópicas ou religiosas;
  • Táxis e veículos utilizados para transporte escolar em alguns estados.

Para mais informações, veja a lista completa aqui.

O que acontece se você não pagar o IPVA no prazo? 

O não pagamento do IPVA 2024 dentro do prazo pode resultar em multas e juros. Além disso, o atraso impede a realização do licenciamento do veículo, o que pode levar à apreensão em uma fiscalização de trânsito.

– Leia também: Multa por IPVA atrasado: qual o valor a ser pago e como regularizar a situação?

A Delta Fiat é o lugar certo para quem é apaixonado por carros! 

Aqui, você encontra uma linha completa e super moderna de veículos de passeio, utilitários e comerciais leves. Temos também um estoque cheio de peças e uma oficina especializada para cuidar do seu Fiat com toda qualidade, rapidez e segurança. Confira as nossas ofertas!

Banner para oferta de carros novos da Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *