Carro seminovo e usado: entenda quais são as principais diferenças

Você sabe qual a diferença entre um carro seminovo e usado? Acredite, há diferença entre eles. Muitas pessoas confundem e acreditam que ambas categorias se referem a mesma coisa, que todo veículo depois de deixar a concessionária já é considerado usado, mas não é bem assim.

Se você deseja comprar um veículo, mas não quer investir em um carro zero, é preciso ficar atento a essas diferenciações na classificação para ter garantia de uma compra consciente.

Para ajudá-lo nessa busca separamos a seguir uma lista com as principais condições que indicam a diferença entre um carro seminovo e usado. Continue a leitura e descubra quais são!

Diferenças entre um carro seminovo e usado

O mercado automotivo criou algumas condições que na maioria dos casos irão indicar a distinção entre um carro seminovo e usado. O objetivo dessa categorização é para que o motorista possa entender o nível de depreciação em que o veículo se encontra. E, com isso, possa pagar um preço justo pelo produto que está adquirindo.

Portanto, existem determinadas características em ambas as categorias que vão indicar sua depreciação e influenciar no valor de revenda do carro seminovo e usado. Confira alguns dos itens mais gerais:

  • Estado de conservação da parte interna e externa do carro: se há amassados, riscos, etc
  • Se houve troca de peças
  • Alterações ou defeitos no motor
  • Presença de acessórios não originais
  • Problemas na estrutura do veículo que possam ter sido causados por acidentes

Principais características de um carro seminovo

Veículos seminovos é uma categoria de veículos que foi criada para deixar ainda mais criteriosa a venda de carros. Ela é considerada a categoria intermediária entre os carros zero quilômetro e os veículos usados.

Para ser considerado um veículo seminovo, é preciso que o modelo possua determinadas características. São elas:

  • A parte mecânica deve estar funcionando perfeitamente. E o veículo não deve apresentar sinais de desgaste, como lataria amassada, arranhões na parte externa, etc.
  • Baixa quilometragem: os carros seminovos devem possuir quilometragem igual ou inferior aos 20 mil quilômetros rodados.
  • Devem ter apenas cerca de três anos de uso.
  • São modelos mais conservados, por isso, devem ter todas as peças originais e em bom estado.
  • Geralmente ainda estão dentro do prazo de garantia do fabricante.
  • Teve um único dono.

Clique aqui e confira todos os diferenciais na compra de um carro seminovo

Principais características de um carro usado

Agora que você já conhece quais são as características de um modelo seminovo, fica mais fácil entender como definir um veículo como usado. Então, segue a lista com as principais informações dessa categoria:

  • Quilometragem: os modelos considerados usados geralmente possuem mais de 60 mil quilômetros rodados.
  • O tempo de uso do veículo ultrapassa os três anos.
  • O carro já pode ter passado por modificações em sua estrutura, como rebaixamento, por exemplo.
  • Podem possuir peças não originais

Leia também: 5 dicas para acertar na escolha do carro usado

O que avaliar ao comprar um carro usado?

Importante!

É necessário deixar claro que essas informações que listamos acima é apenas indicadores para servirem de guia para a categorização do modelo. Nem sempre ela estará 100% correta. É preciso fazer uma avaliação do histórico geral do modelo.

Por exemplo, é possível encontrarmos veículos com apenas um ano de uso que não se encaixe no segmento de seminovos. Ele já pode ter passado por alterações em sua estrutura ou então ter rodado mais de 60 mil quilômetros, sendo considerado, portanto, como um carro usado.

Cuidados antes de comprar um carro seminovo e usado

Muitos motoristas preferem dar preferência para um carro seminovo ou usado, por uma série de fatores, mas principalmente, pelo preço. E também por que, dependendo da situação, podem investir em um seminovo/usado mais completo e por um valor menor do que aquele que teria que investir em um carro novo mais básico.

Porém, antes de fechar o negócio é importante que os motoristas certifiquem-se de avaliar bem as condições do veículo para realizar uma compra consciente e segura. Separamos alguns itens importantes a serem observados:

  • Verifique a parte estética e o estado dos pneus
  • Verifique o histórico do veículo antes da compra.
  • Avalie se a manutenção do carro está em dia, dessa forma você terá a garantia da compra de um carro com um bom estado de conservação.
  • Faça um test drive com o veículo para um melhor diagnóstico do estado real do modelo.

Seminovos na Delta Fiat

A Delta Fiat é uma concessionária tradicional na cidade, que oferece uma gama de veículos seminovos de diversas marcas e modelos. Aqui você encontra o modelo ideal para a sua necessidade de uso, além de preços incríveis. Clique aqui e conheça nossas opções disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *