5 dicas para economizar combustível

Uma das principais preocupações dos motoristas é com o combustível do seu automóvel, afinal ele impacta diretamente no seu bolso. Os gastos com combustível estão cada vez mais caros. Segundo informações divulgadas na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, o litro de gasolina teve um aumento de 1,91% em setembro, batendo um recorde em 2017 e chegando ao preço médio de R$3,850.

 

Existem alguns cuidados, pequenas ações que podem ser feitas para amenizar esse consumo e fazem a diferença na economia de combustível e, claro, no seu bolso no final do mês. Confira as dicas para economizar combustível que preparamos:

1. Não encha o tanque após a bomba desarmar

 

Não é indicado abastecer seu veículo após o gatilho do bico da bomba desarmar, que é o momento que o nível de combustível no tanque já está próximo do gargalo. Inclusive, os veículos mais modernos contam com um dispositivo chamado cânister, este aproveita os gases resultantes do combustível e os leva para a câmara de combustão do motor via coletor de admissão. Portanto, se o tanque estiver transbordando, existe o risco do combustível passar para o cânister, o que poderia danificar o componente, que não foi feito para receber líquido, ocasionando na perda do aproveitamento dos gases. Outro fator que pode elevar o consumo é que ao colocar combustível em excesso a central eletrônica do motor irá entender que algo está errado e isso afeta seu funcionamento.

2. Pneus calibrados

 

Os cuidados com os pneus devem ser constantes para garantir sua segurança e do seu veículo. Além do quesito segurança, pneus vazios também contribuem para elevar o consumo de combustível. Isso acontece pois amplia a superfície de contato com o solo, criando mais atrito, subindo a força necessária para o automóvel se movimentar. O indicado é que seja feita a calibragem dos pneus a cada 15 dias aproximadamente e sempre antes de realizar uma viagem.

 

3. Não rode na reserva

 

Não é indicado utilizar seu veículo com o tanque na reserva, muito menos fazer disso um hábito, pois pode ocasionar diversos prejuízos. O combustível ajuda a lubrificar e refrigerar a bomba de combustível. Com o tanque vazio, a bomba não tem líquido refrigerante suficiente e pode sofrer de superaquecimento. Outro dano que pode acontecer é da bomba sugar resíduos e sujeiras do fundo do tanque, colocando seu funcionamento em risco, o que prejudica a performance e eleva o gasto.

 

4. Atenção à velocidade

 

Evite rodar em alta velocidade sem necessidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h. Além de gastar mais combustível, as frenagens e acelerações bruscas ainda prejudicam diversos componentes do veículo.

 

5. Realize revisões regularmente

 

O motorista que realiza a manutenção do seu veículo regularmente, no prazo correto, além de garantir mais segurança e durabilidade do automóvel, também evita gastos exorbitantes com combustível. Tenha atenção especial para a troca de fluidos e filtros do motor, especialmente no que se refere ao óleo lubrificante. Outros itens de manutenção que podem influenciar, em condições inadequadas, para elevar o consumo, são as condições das correias, velas e cabos de vela. Para saber mais sobre revisão confira nosso post esclarecendo os mitos e verdades da manutenção.

 

Na Delta Fiat, a mão de obra da primeira revisão é gratuita. Além disso, todos os equipamentos, ferramentas e peças são originais da Fiat, o que garante uma melhor performance para o seu veículo. Quanto aos valores da revisão, a Fiat disponibiliza os valores que incluem todas as peças e serviços previstos. Você pode consultar clicando aqui. Os valores das revisões são mais atrativos do que realizar os serviços de manutenção.

É possível realizar agendamento online na Delta Fiat para você se organizar da melhor forma. Acesse a página de agendamento clicando aqui e traga seu veículo pra gente. Estamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *