Tudo o que você precisa saber sobre a garantia do carro

Passar por algum tipo de problema mecânico no carro é um dos piores pesadelos para os motoristas. Mas quando nos deparamos com essa situação, muitas vezes surgem dúvidas como: a quem recorrer? Como funciona a garantia do carro? Quais são os prazos? 

Por isso, preparamos algumas dicas informativas para apresentar tudo o que você precisa saber sobre a garantia do carro para estar preparado para situações como essa. Confira a seguir

Os tipos de garantia do carro

  • O prazo da garantia do carro só começa a contar a partir da entrega do produto ou finalização do serviço.
  • São cobertas todas as peças que apresentem algum tipo de falha de material, defeito de fábrica ou problemas que são anteriores à comercialização do veículo, como por exemplo danos provocados durante o transporte deste.
  • Existem dois tipos de garantias, a legal e a contratual. Saiba mais sobre cada uma:

Garantia Legal

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos possuem direito a uma garantia de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Ou seja, por lei você já sai da loja com uma garantia.

A lei ainda distingue dois tipos de defeitos. O primeiro são aqueles conhecidos como vícios aparentes, que são problemas considerados superficiais, sendo mais facilmente detectados. Estes possuem garantia de três meses.

O segundo grupo são os vícios ocultos, estes já são mais difíceis de perceber e geralmente só aparecem com algum tempo de uso. Nesses casos, o prazo da garantia só começa a contar quando o defeito for detectado. Para garantir esse direito, geralmente é necessários um laudo técnico atestando que o defeito é realmente de fábrica.

Garantia Contratual

A garantia contratual é opcional do fabricante, não sendo obrigatória. Quando oferecida ela deve ser adicionada à garantia legal. Tanto prazo quanto as peças cobertas pela garantia contratual devem constar no termo de garantia que o motorista recebe com o manual do carro no momento da compra.

Dentro da garantia contratual ainda existem duas especificidades, são elas:

  • Garantia Condicionada: Quando o fabricante estipula condições para a utilização da garantia. A condição mais comum nesse caso é a de que o veículo deve passar pelo conserto apenas na assistência técnica autorizada.
  • Garantia Estendida: Essa é a garantia que você precisa pagar para obter. É quando o fabricante oferece ao consumidor uma garantia contratual prorrogada.

Quando usar a garantia e quando usar o seguro?

  • A garantia cobre aqueles defeitos que não foram causados pelo próprio usuário.
  • O seguro do carro vai cobrir tudo aquilo que foi causado pelo motorista ou por terceiros em algum acidente, por exemplo.

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