6 coisas que você não deve fazer com o seu carro

A maneira como os motoristas conduzem seus carros tem grande influência na durabilidade do veículo. E aí entra a regularidade com que são realizadas as revisões, tanto as preventivas como as corretivas. O estilo de direção também afeta diretamente e determinadas ações cometidas pelos motoristas podem diminuir consideravelmente a vida útil do carro.

É importante, portanto, que os motoristas fiquem atentos a possíveis danos nos carros. Alguns cuidados simples também podem ser adotados para que problemas maiores não surjam no futuro.

Para ajudar você a garantir que o seu carro tenha uma maior durabilidade, vamos apresentar 6 coisas que você não deve fazer com o seu carro. Continue a leitura e descubra!

 

Temperatura superaquecida

Um dos principais erros cometidos pelos motoristas é dirigir com a temperatura do motor superaquecida. A temperatura ideal para o veículo é de 90°, podendo atingir no máximo 110° para que o veículo tenha um bom funcionamento.

Caso você perceba que a temperatura passou desse limite, recomenda-se que você pare o veículo e espere o motor esfriar. Você pode abrir o capô para ajudar no resfriamento mais acelerado. Feito isso, verifique o nível de água no reservatório, se o problema estiver aí o indicado é efetuar a troca.

O superaquecimento do motor do carro pode até danificar o motor, se tornando um gasto muito alto para o motorista. Portanto, todo cuidado é pouco.

 

Água fria no reservatório

Nunca coloque água fria no reservatório com o carro aquecido. Você deve esperar que o motor resfrie primeiro. De outra maneira, a água fria pode causar uma trinca no cabeçote e até mesmo um empenamento do veículo.

 

Retirar a válvula termostática

O superaquecimento do veículo pode ocasionar em um mau funcionamento da válvula termostática. Nesses casos, muitos motoristas acabam retirando ela e não colocam outra no lugar. Um erro muito grave.

Essa peça é muito importante para controlar a temperatura do carro, sem ela a vida útil do veículo pode ser reduzida em até 50%.

 

Colocar óleo demais no motor

Existe uma haste no motor que vai indicar o ponto em que ele está cheio. Essa indicação não significa necessariamente que ele está completo, mas sim que está no nível indicado para um bom uso. Caso você ultrapasse esse nível, o carro fica sujeito a uma série de falhas mecânicas.

óleo de motor de carro

Deixar o tanque de combustível vazio

Toda gasolina contém algum tipo de sujeira, o que acontece é que essa sujeita acaba indo para o fundo do tanque, e caso você rode com o tanque muito próximo do fim, ela pode acabar causando sérios danos ao motor do carro.

Por isso evite rodar com o tanque próximo do fim, indica-se que o tanque seja enchido novamente quando atingir um quarto do limite de gasolina.

 

Ignorar os símbolos no painel do carro

símbolo painel carro

Nunca ignore os símbolos no painel do carro, eles são indicadores importantes para avaliar as condições gerais de funcionamento do mesmo. Esses símbolos podem variar dependendo do carro e do modelo, porém, no geral eles são separados por cores, onde cada uma tem a seguinte indicação:

  • Verde: significa que o sistema está ativo
  • Amarelo: indica que algum equipamento precisa ser reparado.
  • Vermelho: indica algum problema sério no equipamento e que deve ser consertado urgentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *