Meu primeiro carro: dicas e cuidados para acertar na escolha

A compra do primeiro carro é um sonho realizado para muitas pessoas. Essa decisão, porém, deve ser tomada com muito cuidado. Afinal, ninguém quer se arrepender de uma escolha como essa, não é mesmo? 

Muitas vezes os motoristas de primeira viagem acabam decidindo por uma compra no impulso. Ou então são influenciados por questões mais estéticas do que funcionais. Logo, as chances de errar na escolha do primeiro automóvel são muito comuns. 

Mas nós não queremos que isso aconteça com você. Fizemos uma lista com algumas dicas e cuidados que você precisa ter para acertar na hora de comprar o seu primeiro carro. Confira! 

Dicas para acertar na escolha do seu primeiro carro

Está pensando em comprar um carro em breve? Então antes de iniciar suas pesquisas pelo modelo ideal, confira algumas dicas que preparamos que vão ajudá-lo (a) nessa escolha: 

  • Defina a melhor forma de pagamento
  • Faça um planejamento financeiro
  • Entenda qual é a sua necessidade de uso 
  • Tenha definido qual é o seu estilo de condução 
  • Faça alguns testes drive

Vamos explicar com mais detalhes sobre cada uma dessas avaliações a serem feitas a seguir.

Planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para acertar na escolha do seu primeiro carro. 

Logo, sua primeira missão será avaliar o quanto você tem disponível para dar de entrada no veículo. Assim como o quanto você está disposto a pagar nas parcelas mensais de financiamento. 

Neste momento você deverá avaliar a sua realidade financeira e então começar buscar por carros que se encaixam neste cenário. Ou então começar um plano de economizar para realizar a compra do seu primeiro carro quando você estiver em um momento financeiro mais oportuno. 

Forma de pagamento 

Qual a forma de pagamento melhor se encaixa na sua realidade financeira? Investir em um carro é um custo muito alto, por isso, essa decisão vai pesar de forma significativa na sua vida financeira. 

A forma mais comum de compra de carro atualmente é através do financiamento. Porém, é possível também realizar essa compra à vista, ou então fazer um consórcio de veículos.

A opção de consórcio é uma opção mais indicada para quem não tem muita urgência em adquirir o carro logo, e também não possui uma grande quantia para investir de imediato. 

Clique aqui e entenda melhor como funciona um consórcio de carros. 

Qual é a sua necessidade de uso? 

Entender qual é sua necessidade de uso é essencial para acertar na escolha do seu primeiro carro. É importante avaliar o que o veículo precisa ter para atender às suas expectativas. 

Elencamos algumas questões que precisam ser analisadas para ajudá-lo (a) nessa decisão: 

  • Quantas pessoas serão transportadas no carro?
  • Qual tipo de rua você mais frequenta? Mais estrada, cidade ou estrada de chão? 
  • Você fará uso do carro para o trabalho? 
  • Há algum item que você não abre mão em um carro? Exemplo: conforto, tecnologia de ponto, potência, segurança, etc. 
  • O tamanho do porta-malas pode influenciar nessa escolha? 

São alguns pontos que, quando respondidos podem ajudá-lo a deixar a busca pelo primeiro carro perfeito mais clara.

Não se esqueça do test drive

Talvez a dica mais importante e mais relevante para que você chegue à melhor decisão do seu primeiro carro é: faça vários testes drive. 

Afinal, você como motorista de primeira viagem ainda não teve muito contato com vários modelos, logo, você ainda não tem muito como avaliar seu estilo de condução. E a melhor forma de compreender isso é fazendo o teste drive. 

Dessa forma, será possível avaliar se você se sente confortável na direção. Além disso, você vai poder conhecer todas as peculiaridades do modelo de perto. 

Portanto, faça test drive nos modelos que mais lhe agradaram e tire a prova final com a experiência de condução.

Clique aqui e confira algumas dicas importantes de como você pode aproveitar melhor o test drive. 

Cuidados na compra do seu primeiro carro

Mesmo depois de definir sobre o modelo escolhido para ser o seu primeiro carro, existem outras questões que não podem ser deixadas de lado. 

Uma delas, por exemplo, são os custos que você terá com o veículo mesmo depois de quitá-lo. Dentre os principais gastos estão: pagamento anual do IPVA, Licenciamento do veículo, gastos com manutenções no veículo, combustível, etc. 

Não se esqueça também do seguro do veículo. A contratação do serviço se torna ainda mais importante quando é seu primeiro carro. 

Afinal, descuidos podem acontecer com quem ainda é inexperiente no volante. Portanto, você precisa estar prevenido para caso isso aconteça. 

E nossa última dica é: atenção aos prazos das revisões periódicas do veículo. Cada equipamento e peça do carro vai precisar de uma periodicidade específica para ser revisada. 

Portanto, fique atento ao Manual do Motorista, documento que consta em todos os modelos, e que indica as principais informações que você precisa sobre o funcionamento e manutenção do seu carro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *