Troca de óleo do motor do carro: quando fazer e por que trocar o filtro junto?

A troca de óleo está entre os itens mais importantes a serem realizados na revisão do carro. Afinal, negligenciar essa demanda pode trazer sérios problemas para o motor, o que representaria um elevado custo de reparo. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar quando deve ser feita a troca de óleo e filtro, além disso, apontamos os motivos que indicam que fazer a troca de ambos juntas é a melhor opção. Continue lendo e fique por dentro!

Função do óleo do motor e filtro de óleo 

O óleo do motor é responsável por lubrificar as peças, ou seja, ele faz com que a movimentação das mesmas aconteçam da forma correta, impedindo danos ao motor.

Um mau funcionamento da lubrificação do veículo pode causar o rompimento de determinadas peças e também de superaquecimento do sistema. 

a função do filtro de óleo é reter impurezas que podem prejudicar o funcionamento do lubrificante de reduzir o atrito entre as peças do motor.

Função do óleo do motor e filtro de óleo 

Qual é o nível correto do óleo do motor? 

O óleo do motor é um dos itens mais importantes a ser examinado, já que a falta ou excesso deste item podem causar sérios danos ao motor. Para verificar o nível deve-se utilizar a vareta, que deve estar entre o mínimo e o máximo.

Quando deve ser feita a troca de óleo do motor e do filtro de óleo? 

A troca de óleo do carro deve ser realizada a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo ou a cada seis meses, para os veículos que não atingirem essa marca.

O período manutenção do filtro de óleo é a cada 10 mil quilômetros, podendo variar em alguns modelos de veículo chegando a 15 mil quilômetros.

Por que trocar o óleo do motor e o filtro juntos? 

Pensando em economizar, muitos motoristas optam por não trocar o filtro a cada troca de óleo. No entanto, a economia não vale a pena, já que é o filtro que impede a circulação de impurezas no motor. Desde modo, quem troca o óleo do motor do carro e não troca também o filtro está prejudicando o “trabalho” do óleo limpo que acabou de ser trocado. É como tomar banho e não trocar de roupa.

O descaso com o filtro prejudica peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor, nos casos mais extremos. Em resumo, os danos ocorridos nessas peças podem fazer o motorista gastar mais do que a economia gerada por não trocar o filtro.

Apesar de cada veículo ter sua própria especificação, a recomendação geral é que a substituição de óleo e filtro seja feita ao mesmo tempo, já que todo óleo que lubrifica o motor passa pelo filtro, que retém impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor e partículas derivadas da combustão.

– Leia também: Calço hidráulico: entenda o que é e quais são as principais causas

Dica: verifique o manual do motorista

É importante ressaltar que a quilometragem do veículo não é o único fator que influência na necessidade de troca do óleo e do filtro. O óleo também tem prazo de validade.

Portanto, lembre-se de confirmar o prazo máximo para a troca no manual. Seguindo as dicas de manutenção preventiva da maneira correta, os gastos serão bem reduzidos e a possibilidade de seu carro te deixar na rua também diminui.

Além disso, neste documento, é possível encontrar também qual é o tipo de óleo de motor mais adequado para o seu modelo, assim como determinação da periodicidade de troca recomendada.

É importante seguir essas recomendações, pois são realizados diversos estudos e testes de fábrica para descobrir aquele que melhor atende às necessidades do seu veículo, para assim garantir uma melhor performance para o mesmo.

Troca de óleo na revisão de carros da Delta Fiat

Na Delta Fiat, concessionária Fiat autorizada, todos os equipamentos, ferramentas e peças são originais e fornecidos pela Fiat, o que garante a melhor performance e durabilidade do veículo.

Nossos mecânicos são experientes, treinados na fábrica da Fiat com o mais alto nível de especialização e são frequentemente atualizados nas mais modernas plataformas e sistemas desenvolvidos pela marca.

É possível realizar o agendamento online?

A Delta Fiat faz as revisões mediante agendamento, para que o ato de trazer o veículo para a concessionária seja planejado e mais confortável ao cliente. Além disso, no momento do atendimento, o cliente tem uma previsão do tempo necessário para o serviço e pode programar melhor sua rotina.

Acesse nossa página de contato e traga seu veículo pra gente. Estamos à disposição!

– Leia também: Cuidados com o carro que você deve ter regularmente

Banner para agendar revisão na Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *