Como regular o retrovisor do veículo? Veja dicas e evite pontos cegos

Saber como regular o retrovisor corretamente é crucial para garantir a segurança no trânsito. Você sabia que ajustá-lo incorretamente pode prejudicar seu campo de visão em até 40%? Por isso, é importante que você saiba como regular este item de modo a evitar os pontos cegos.

Preparamos um artigo com várias dicas de como fazer esses ajustes. Continue a leitura e fique por dentro! 

Como regular o retrovisor?

A principal regra para ajustar o retrovisor do carro é a de que ele precisa cobrir o máximo possível do campo visual do motorista. 

O retrovisor interno, ou seja, aquele que fica na mesma altura da visão do motorista, deve ser ajustado de forma que cubra o máximo do vidro traseiro. Já os externos, precisam direcionar o foco para a pista, evitando pegar partes da lateral do veículo. 

Não deixe os retrovisores laterais tão perto do seu Fiat

Se você afastar o seus retrovisores do seu veículo você não perderá nenhuma informação relacionada ao que acontece atrás do seu Fiat. Na verdade você ganha uma visão valiosa do que está dos lados. 

Se você olhar nos retrovisores laterais e não ver a lateral do seu carro, significa que não está utilizando toda a capacidade dos espelhos.

regular retrovisor externo

Acabe com os pontos cegos

Aquele susto de ver um motoqueiro surgir de repente ao seu lado pode ser evitado com uma simples regulagem. 

Quando for regular o seus retrovisores, coloque duas referências (algum objeto), uma de cada lado do carro, e utilize-as como base. Assim, ao mover esses objetos você vai descobrir como cobrir a maior área ao redor do veículo.

Leia também: Ponto cego do carro: como identificar e dicas para dirigir com segurança

Tipos de espelhos dos retrovisores 

Geralmente, são instalados espelhos distintos em ambos retrovisores externos de um veículo. 

Do lado do motorista, em geral, são instalados espelhos de lente plana, ou seja, eles refletem a visão real dos objetos. Enquanto isso, o retrovisor do lado direito costuma ser fabricado com lentes convexas ou biconvexas. Isso faz com que o campo de visão do motorista seja ligeiramente ampliado. 

Passo a passo de como regular o retrovisor externo

  1. Sente normalmente no banco do motorista, na posição que costuma dirigir; 
  2. Posicione ambos retrovisores abertos todo para fora; 
  3. Em seguida, mova-os lentamente para dentro e deixe-os de forma que apareça uma parte pequena da traseira do veículo. O ideal é que apareça apenas uma parte da maçaneta da porta traseira. 

Ajustes no retrovisor interno 

retrovisor interno carro

Como já indicado acima, o retrovisor que fica localizado no interior do veículo deve ser posicionado de forma que reflita ao máximo a visão de todo o vidro traseiro

Além disso, é importante ressaltar que esse equipamento tem como finalidade melhorar a visão do motorista do trânsito. Portanto, não é indicado utilizá-lo como recurso para ficar de olho nas crianças que estão no banco de trás, por exemplo. Neste caso, recomenda-se a utilização de mini-espelhos para mantê-los sob sua vigilância. 

Outro dica interessante para melhorar o campo de visão com o retrovisor interno é abaixar os apoios de cabeça do banco traseiro quando não houver passageiros adultos no veículo. 

Leia também: Checklist de segurança do carro: dicas importantes!

Importância de regular os retrovisores

Assim como a importância em olhar para os dois lados antes de atravessar a rua é uma das primeiras coisas que aprendemos como pedestre, olhar para os retrovisores laterais também é uma das primeiras coisas que aprendemos ao pegar no volante. Exatamente por isso é muito importante regular os seus retrovisores da maneira correta.

Os retrovisores são equipamentos importantes para a garantia da segurança no trânsito. Isso porque eles funcionam como olhos para o motorista monitorar a movimentação de outros veículos e pedestres ao seu redor. 

Segundo especialistas, o ajuste correto do retrovisor pode melhorar em ate 40% o campo de visão do motorista. Essa medida, portanto, pode ser crucial para evitar acidentes.

Para ler mais notícias, clique em blog.deltafiat.com.br. Informações sobre a Delta Fiat visite nosso site. Siga-nos no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.