Cruise Control: o que é e como funciona essa tecnologia
Você já ouviu falar em cruise control? Essa tecnologia ajuda a tornar os dias no trânsito ainda mais confortáveis e seguros, sendo especialmente útil em longas viagens.
Neste artigo, vamos explorar o que é, como funciona e por que vale a pena considerar essa funcionalidade no seu próximo carro.
O que é o Cruise Control?
O Cruise Control é um sistema que ajuda o motorista a manter uma velocidade constante sem a necessidade de pressionar o pedal do acelerador.
A tecnologia foi desenvolvida para aumentar o conforto em estradas, mas hoje ela ajuda também na economia de combustível e redução do cansaço em viagens onde é necessário manter uma velocidade contínua por longos períodos.
Como funciona a tecnologia?
A tecnologia de Cruise Control funciona a partir de uma combinação de sensores e controle eletrônico do motor. Entenda o passo a passo a seguir:
- Ativação: O motorista aciona o sistema por meio de um botão ou alavanca no volante;
- Configuração da velocidade: Após atingir a velocidade desejada, basta ajustá-la no sistema para que o carro a mantenha automaticamente;
- Manutenção automática: Sensores monitoram a velocidade e ajustam o fluxo de combustível para mantê-la constante, mesmo em subidas ou descidas leves;
- Desativação: O sistema pode ser desativado pressionando o pedal do freio ou acelerador, ou manualmente pelo motorista.
Leia também: Piloto Automático: para que serve e como usar?
Tipos de controle de cruzeiro
Existem diferentes versões desse sistema, cada uma com funcionalidades específicas. Confira:
Cruise Control tradicional
O Cruise Control em sua forma convencional vai manter a velocidade definida pelo motorista, porém, ele não possui sensores para ajustar o comportamento do veículo com base no tráfego.
Cruise Control Adaptativo (ACC)
O Controle de Cruzeiro Adaptativo já é uma versão mais avançada que o tradicional. Além de manter a velocidade, ele ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente. Para que isso seja possível, ele utiliza sensores de radar e câmeras para monitorar o tráfego. O resultado é uma experiência de condução ainda mais tranquila e segura, uma vez que ajuda também na redução do risco de colisões traseiras.
Vantagens do Cruise Control
- Conforto em viagens longas: com o Cruise Control, o motorista pode descansar o pé direito enquanto o sistema mantém a velocidade. Com isso, reduz a fadiga, especialmente em percursos extensos;
- Economia de combustível: ao evitar acelerações e frenagens bruscas, o sistema ajuda a otimizar o consumo de combustível, contribuindo para uma condução mais eficiente;
- Maior segurança: ao evitar oscilações na velocidade, o Cruise Control diminui o risco de multas por excesso de velocidade, além de ajudar a manter uma distância segura entre os veículos.
Quando usar a tecnologia?
Embora seja uma tecnologia útil, como mencionado anteriormente, o controle de cruzeiro não deve ser usado a todo momento. Veja a seguir quais as melhores situações para utilizar a tecnologia e quando evitá-la:
Situações ideais para uso:
- Em rodovias com tráfego leve;
- Em estradas longas e retas;
- Durante viagens em que manter uma velocidade constante é necessário.
Quando evitar o uso:
- Em áreas urbanas com trânsito intenso;
- Em condições climáticas adversas, como chuva forte ou neblina;
- Em vias sinuosas ou com inclinações muito acentuadas.
Leia também: Start Stop dos carros: tudo o que você precisa saber sobre o sistema
Cruise Control nos veículos Fiat
Os modelos Fiat mais recentes, como o Fiat Pulse, Fiat Fastback e o Fiat Toro, já incluem versões do Cruise Control, adaptadas para oferecer ainda mais conforto e segurança.
Nos modelos da Fiat, a tecnologia funciona em harmonia com outros recursos, como o sistema de frenagem autônoma, por exemplo.
Clique na imagem abaixo para entrar em contato com nossos consultores e confira nossas condições exclusivas de compra de modelos Fiat com Cruise Control.