Gasolina tem validade? Saiba mais sobre prazos de validade dos combustíveis

Afinal, gasolina tem validade? Essa é uma dúvida muito comum entre os motoristas. E a resposta é sim, a gasolina tem prazo de validade, assim como os demais combustíveis (diesel e etanol).

Portanto, conhecer qual é o limite de uso é fundamental para evitar comprometimento da eficiência do veículo.

Prazos de validade dos combustíveis

Primeiramente é preciso deixar claro que não existe um consenso entre os distribuidores quanto aos prazos de validade dos combustíveis. Porém, há recomendações de segurança gerais que podem ser utilizadas como referência, mesmo que seja importante analisar caso por caso.

Essa indefinição se dá em decorrência das variáveis de degradação que o combustível pode vir a sofrer. Como por exemplo, umidade, temperaturas elevadas, contato com metais etc. Logo, os prazos de troca entre um veículo e outro podem sofrer variações.

Porém, como dissemos anteriormente, é possível seguir uma média de periodicidade para entender qual a validade da gasolina, diesel e etanol. Veja só:

Gasolina tem validade? Qual o prazo? 

Segundo a Shell, uma das principais responsáveis pela distribuição de gasolina no Brasil, o prazo de validade do combustível no tanque varia entre 2 a 3 meses. 

Um dos fatores que influencia na degradação é o nível de combustível no tanque. Isso porque, quanto menos gasolina tiver no tanque, mais ela terá contato com oxigênio, logo, sua oxidação e/ou envelhecimento serão mais rápidos.

Enquanto isso, o prazo de validade da gasolina do tipo Premium pode chegar a até 6 meses. Isso acontece pois este combustível possui características químicas que garantem uma maior estabilidade quanto a degradação dentro do tanque.

– Leia também: Gasolina aditivada ou comum? Diferenças e melhor opção para seu veículo

Qual a validade do etanol? 

O etanol é o combustível que possui a maior vida útil. Especialistas indicam que, quanto armazenado de maneira correta, o álcool pode tem validade de até um ano dentro do tanque.

Entretanto, o etanol sofre com uma alta absorção de água por ser higroscópico. Logo, quando entra em contato com ambientes com maior umidade, o combustível pode perder sua eficiência.

Validade do Diesel 

O combustível que sofre deterioração mais rapidamente é o diesel, uma vez que este sofre mais com os impactos da umidade do ar. Especialistas estimam que o prazo de uso do combustível seja de no máximo dois meses. 

Riscos do uso da gasolina fora da validade

Já apresentamos que a gasolina tem validade, agora fica a dúvida: quais são os riscos de rodar com o combustível fora do prazo de validade?

O principal e maior risco de todos, é o dano iminente no funcionamento do motor, e demais componentes do veículo. 

Existem alguns sinais que vão indicar que a gasolina está vencida, são eles:

  • Quando a gasolina oxida ela fica mais densa;
  • São formados depósitos de goma no tanque, nas tubulações, injetores e carburadores;
  • Pode apresentar dificuldade para dar partida no motor;
  • Pode sofrer com “engasgos” na condução, o que por sua vez pode ocasionar no aumento de consumo de combustível. 

Pode deixar combustível no tanque? 

Essa é uma dúvida comum. Afinal, posso ou não deixar gasolina no tanque?

Se a gasolina ficar velha e seca no tanque, pode desencadear em uma série de danos ao veículo. Como por exemplo, o entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, etc.

Entretanto, esse risco passa a ser maior quando o combustível passa da validade que descrevemos acima.

Mas se sem combustível há dano e com combustível também há risco, qual a melhor solução?

O mais indicado nesse caso é manter o veículo com o tanque pela metade, e nunca deixar o combustível chegar no prazo de validade. Portanto, mesmo que você não esteja saindo de casa procure rodar um pouco com o carro para manter todos os sistemas lubrificados, garantindo sua eficiência.

– Leia também: Veículo parado muito tempo: um guia para evitar problemas

Dica: consulte o Manual do Veículo 

É importante ressaltar que cada veículo tem suas particularidades e poderá sofrer de forma diferente com desgaste de combustível. Por isso, o mais recomendado é que você consulte o Manual de Uso e Manutenção do seu veículo para se informar sobre as orientações da montadora. 

Nele você encontrará os prazos exatos de quando deverá ocorrer a troca, e sobre as recomendações de uso para garantir a melhor eficiência e maior vida útil para seu veículo.

– Leia também: Cuidados com o carro que você deve ter regularmente

Banner para agendamento de revisão na Delta Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *