IPVA 2019: conheça os valores como e quando pagar

Uma das principais responsabilidades dos motoristas é com o pagamento do IPVA do veículo todo início de ano. O pagamento do IPVA 2019 já teve sua primeira parcela, mas você sabe qual o calendário com os próximos vencimentos?

A seguir vamos explicar como funciona a cobrança do Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA). Você vai entender como é feito o cálculo para cada veículo e como você mesmo pode calcular o valor que deverá pagar no IPVA 2019. Continue a leitura e descubra!

Como é feito o cálculo para definir o valor do IPVA?

O valor cobrado pelo IPVA de cada veículo irá variar dependendo do estado, com variações de 0,5% a 4% nas taxas sobre o valor venal do veículo.

Existem dois fatores que irão influenciar no valor cobrado pelo IPVA.  São eles: o valor venal do veículo e a porcentagem de imposto que cada estado vai determinar.

Para verificar qual o valor venal do seu veículo você deve consultar a tabela FIPE. Essa taxa irá variar de acordo com o tipo do seu veículo e o combustível. Consulte o valor venal do seu veículo clicando aqui.

Vamos supor que você possua um carro de passeio com motor flex. Aqui no estado de Minas Gerais, é cobrado por esse tipo de veículo, uma taxa de 4%. Porém, em casos de veículos de pessoa jurídica esse valor cai para 1%.

Digamos que o seu veículo tenha valor venal de R$34.990. Para descobrir qual será o valor que você deve pagar de IPVA estando em Minas Gerais, você deve fazer a seguinte conta:

34.990 x 0,04 = R$1.399,60

Calendário de vencimentos IPVA 2019

Datas de pagamento do IPVA são definidas de acordo com o final da placa de cada veículo. Também sofrerá variação de acordo com o estado. O calendário de vencimento para o estado de Minas Gerais é o seguinte:

IPVA 2019 calendário
Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda (MG)

Como efetuar o pagamento?

O pagamento do IPVA 2019 pode ser feito em qualquer um dos bancos credenciados: Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, dentre outros. Você só precisa informar o número do RENAVAM ou apresentar a guia de arrecadação

 Para emissão da guia de pagamento do IPVA utilize o link abaixo ou procure uma das unidades de atendimento da SEF/MG. O contribuinte cujo RENAVAM não se encontre na base de dados dos bancos poderá utilizar a guia para pagamento do IPVA: Guia de Arrecadação

Casos de inadimplência

Em casos de vencimento do IPVA, ou seja, o não pagamento dentro dos prazos estabelecidos pelo seu estado, será cobrado uma multa de 0,3% por dia, dentro do prazo de um mês.

Caso você não efetue o pagamento dentro desse período de 30 dias a multa passa a ser de 20% diários. Os juros são calculados pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e incidem sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa.

Fonte: Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais

– Saiba mais: Multa por IPVA atrasado: qual o valor a ser pago e como regularizar a situação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *